III Seminário de História da Saúde e das Doenças no Nordeste do Brasil

III Seminário de História da Saúde e das Doenças no Nordeste do Brasil

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

III Seminário de História da Saúde e das Doenças no Nordeste do Brasil

Esse evento tem por objetivo refletir sobre a história da saúde e a doença, com ênfase nos seus impactos sociais, relacionando aspectos históricos e contemporâneos. A historiografia francesa já demonstrou que as doenças podem ser analisadas para além da dimensão biológica, porque são elementos de estruturação e desestruturação social. É importante compreender as experiências relativas ao adoecimento e à morte, em perspectiva histórica, com o intuito de orientar os indivíduos no enfrentamento dos desafios da atualidade. A história da saúde e das doenças é um campo em expansão, que ganhou destaque especialmente a partir da pandemia de covid-19, no início do ano de 2020. Pesquisadores dessa área foram requisitados pela sociedade em geral, pelos meios de comunicação e pela própria academia para refletir sobre experiências de adoecimento na trajetória da humanidade. Destaca-se, no entanto, que este tema possui grande visibilidade em estados do Sul e do Sudeste do país, mesmo que o Nordeste agregue grande produção científica com teses, dissertações, livros e artigos sobre a história da saúde e das doenças. Dessa forma, busca-se, por meio desse evento, visibilizar a produção intelectual dos pesquisadores na temática, relativa a essa região do país, fortalecendo a identidade do campo no Nordeste brasileiro. Visamos incentivar o interesse pela temática entre os estudantes de graduação e de pós-graduação em instituições de ensino superior públicas e na sociedade em geral. O evento contribui ainda para a inserção do debate da saúde e da doença no ensino de História e de áreas correlatas, de forma a contribuir com a percepção das alterações dos roteiros históricos e sociais provocados pelas enfermidades.


Conferências e Mesas de diálogo

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS


ST1 – História das Doenças

Na contemporaneidade as pesquisas nessa área historiográfica têm ampliado seus estudos e possibilitado novos entendimentos sobre as enfermidades que marcaram as relações sociais, políticas, econômicas e culturais das diversas populações presentes no Brasil. E dessa maneira pretende-se debater nesse simpósio temático a história das doenças e suas inferências no cotidiano do Nordeste do Brasil do período colonial aos tempos atuais.


ST2 – História das Práticas e dos Práticos de Cura

A historiografia da saúde e das doenças possibilitou o interesse na compreensão das artes de curar predominantes no decorrer da invasão, colonização e do império português no Brasil. Desse modo, este simpósio temático pretende dialogar e discutir sobre o conhecimento das diversas tradições dos saberes e das práticas de curar nos corpos adoecidos fisicamente e espiritualmente dos povos americanos, africanos e europeus.

ST3 – História da Educação Sanitária

A educação para a saúde foi uma das bases do pensamento sanitarista, no começo do século XX, no Brasil. Médicos e intelectuais defendiam ações preventivas, sobretudo, nas escolas, para o combate as doenças vigentes. Para isso, o governo brasileiro implementou políticas públicas sanitárias com o objetivo central de educar e disciplinar os corpos sociais para a saúde da população brasileira, principalmente, das regiões e estados mais vulneráveis. Assim, esse simpósio pretende debater sobre essa temática que envolve a relação da saúde e da educação.


ST4 História das Instituições Médico-sanitárias e dos Profissionais da Saúde

A historiografia brasileira da saúde e das doenças traz como um dos campos de estudo a institucionalização, associações e profissionalização da saúde. A compreensão de como esses espaços e profissões foram se constituindo e possibilitando a disseminação dos discursos das práticas médicos – sanitárias, dos diagnósticos e tratamento das doenças. Desse modo, esse simpósio temático se propõe a debater amplamente as questões que envolvem essas formações e ocupações no Brasil no decorrer do século XIX aos tempos atuais.


ST5 – Histórias dos corpos adoecidos

O corpo tornou-se alvo de investimento dos pesquisadores do campo da história da saúde e das doenças, sobretudo, devido ao alargamento das fontes e dos temas nos diversos domínios da História. O corpo adoecido na perspectiva do gênero, da história das mulheres, das masculinidades, dos investimentos biopolíticos e necropolíticos sobre o corpo, do corpo morto e os tratamentos dados aos mortos. Dessa forma, esse simpósio busca reunir pesquisadores interessados na temática do corpo adoecido nas suas mais diversas possibilidades.


Cronograma de apresentações:

https://drive.google.com/file/d/1RfxbOfVgfkElsNNPp-nhxnQP91eADoAS/view?usp=sharing


INSCRIÇÕES E NORMAS DE SUBMISSÃO


Inscrições para ouvintes através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGilKtjumVPwH4lHQLUN3Pyt9hWyMwAJaAHcJwMfP4Z54dvg/viewform?usp=sf_link

Regras para submissão de comunicações orais (até o dia 20/05/2023):

1. Os resumos para apresentação de comunicação oral podem ser submetidos a um dos cinco eixos temáticos, que deverá ser identificado no formulário de inscrição.

2. Os resumos devem ser enviados por meio do formulário digital disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4U0dHOEHAdi6mnU9RUQlcb73ehBIiMC6exMpG6ZvAogtXPg/viewform?usp=sf_link .Sendo necessário o preenchimento de todos os campos solicitados.

3. Cada participante só poderá se inscrever para uma comunicação oral.

4. O arquivo com o resumo deve estar em fonte times new roman, tamanho 12. O título da apresentação deve figurar na primeira linha, centralizado e em negrito. Dois espaços abaixo e alinhado à direita deve constar o nome do/a apresentador/a e na linha seguinte a sua filiação institucional. Dois espaços abaixo devem constar o resumo com, no máximo, 12 linhas, e três palavras chaves.


 Regras para envio de textos completos:

O envio dos textos completos para publicações nos anais deve ser feito após a realização do evento, o prazo máximo de envio é 02/07/2023.

1.  O texto deve ter no mínimo 08 páginas e, no máximo 10.

2.  O arquivo com o resumo deve estar em fonte times new roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm e margens 2,5 cm. O título da apresentação deve figurar na primeira linha, centralizado e em negrito. Dois espaços abaixo e alinhado à direita deve constar o nome do/a apresentador/a e na linha seguinte a sua filiação institucional. Dois espaços abaixo devem constar o texto, com parágrafo de 1,25 cm. Citações até três linhas devem vir entre aspas e com mais de três linhas recuadas 4 cm, fonte 10, espaçamento simples. O sistema de citação é autor-data, e as notas de rodapé devem ser utilizadas em casos extremamente necessários apenas para esclarecimento de questões, sem referências a autores.


Os textos completos deverão ser submetidos OBRIGATORIAMENTE em formato WORD, conforme as normas acima e exclusivamente através do formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfynJkPaoXcUPUot1jEAKXgIlnGpJdw4nPlS0fU_5yYFsTgPg/viewform?usp=sf_link


 




Confira nosso perfil no Instagram! @historiasaudenordeste

Siga nossa página, aproveite e retire suas dúvidas e acompanhe as últimas atualizações e novidades do vento!

Acesse e se inscreva no Canal do YouTube Observatório das Heterotopias para acompanhar todas as transmissões, acesse o link:  https://www.youtube.com/@observatoriodasheterotopias

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}