Histórico
A primeira edição do Simpósio Nacional de Etnopsicologia ocorreu no ano de 2016 e foi sediada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Foi organizada pelo Laboratório de Etnopsicologia da USP, com a coordenação do Prof. Dr. José Francisco Miguel Henriques Bairrão. O objetivo do evento era demarcar o campo da Etnopsicologia no Brasil a partir da reunião dos diferentes pesquisadores e profissionais que contribuíram, ao longo do tempo, com o desenvolvimento dessa área. Esse encontro inicial foi um marco para a Etnopsicologia brasileira, com importantes ressonâncias para o modo como esse campo vem se desenvolvendo desde então.
Em 2018 a sua segunda edição foi realizada na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia sob a coordenação da Profa. Dra. Alice Costa Macedo, também pesquisadora do Laboratório de Etnopsicologia da USP. Se a primeira edição teve como objetivo reunir os principais pesquisadores da área e demarcar esse campo em nosso cenário, a segunda edição estabeleceu um diálogo mais aprofundado com a educação. Tentando responder a como a Etnopsicologia pode contribuir com o saber e o fazer em educação, o simpósio continuou a cumprir seu objetivo.
Com a pandemia da COVID-19, deflagrada no início de 2020, optamos por realizar a sua terceira edição no ano de 2021. A situação sanitária do nosso país ainda inviabiliza a realização de eventos de grande porte como os congressos científicos na modalidade presencial. Assim, a edição de 2021 será realizada na modalidade remota e será sediada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde. A terceira edição tem como tema a Etnopsicologia e a Saúde e será coordenada pelo Prof. Dr. Fabio Scorsolini-Comin, que é pesquisador do Laboratório de Etnopsicologia da USP e coordenador do ORÍ – Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade da USP.
Em um mundo ainda em trânsito pela pandemia, uma das questões levantadas por essa edição é: de que modo os conhecimentos da Etnopsicologia podem ser úteis para compreender e intervir nesse particular momento de instabilidade e de vulnerabilidade? Além dessa questão norteadora, o III Simpósio Nacional de Etnopsicologia tem por objetivo aprofundar os debates teóricos e metodológicos no campo da Etnopsicologia, incentivando a difusão dos conhecimentos etnopsicológicos entre graduandos, pós-graduandos e toda comunidade.
Mundialmente, a Etnopsicologia se faz presente em significativos centros de formação e pesquisa como: Centre Georges Devereux (Paris VIII), Department of Global Health & Social Medicine (Harvard), Duke University (EUA), University of California (Santa Cruz, EUA), University of Princeton (EUA), dentre outros. No Brasil, o Laboratório de Etnopsicologia da USP tem sido reconhecido como um centro de referência neste campo. Assim, propõe-se o III Simpósio Nacional de Etnopsicologia com forma de dar continuidade à reunião de especialistas brasileiros nesta perspectiva, mas também ampliar essa troca de conhecimentos em um âmbito internacional, criando vias de consolidação da Etnopsicologia no Brasil e do fortalecimento da produção teórica e metodológica na área.