A terceira edição do Congresso Nacional de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino (CONESP) propõe a discussão sobre os desafios de uma formação universitária docente que seja, a um só tempo, de alto nível acadêmico e profissional, no que se refere às práticas formativas e aos saberes implicados.
As discussões a serem empreendidas durante o evento serão organizadas a partir de três eixos:
1. estratégias e dispositivos integradores que favoreçam a articulação prática-teoria-prática nos estágios supervisionados e promovam alternância integrativa no processo formativo, envolvendo escolas e as instituições de ensino superior;
2. O espaço da escrita nos estágios supervisionados, como apoio à reflexão, à análise das práticas docentes, à integração de diferentes saberes para ensinar e ao desenvolvimento profissional;
3. Os diferentes formadores que intervêm nos estágios supervisionados das licenciaturas, bem como as possibilidades de cooperação entre eles.
Em suas seções de comunicação e de pôsteres, os trabalhos poderão se vincular a um dos três temas a seguir:
- Tema 1 - O estágio supervisionado na
formação docente inicial, continuada e em serviço
- Tema 2 - O estágio supervisionado como inserção profissional docente
- Tema 3 - O exercício da profissão docente na prática de ensino do estágio supervisionado
O evento é voltado para pesquisadores da área, profissionais da escolas e estudantes das licenciaturas e será realizado em duas etapas. Na primeira, serão realizados simpósios online com a participação de pesquisadores e formadores convidados que discutirão propostas de estágio desenvolvidas em diferentes contextos nacionais e internacionais.
Na segunda etapa, presencial, pesquisadores, estudantes (de graduação e de pós graduação) e professores da educação básica apresentarão pesquisas em desenvolvimento (pôsteres) e finalizadas (comunicações orais) sobre o tema dos estágios supervisionados e as práticas de ensino.