III ENCONTRO NACIONAL DE ETNOCENOLOGIA: Espetacularidades, Corpos, Afetos e Perceptos

III ENCONTRO NACIONAL DE ETNOCENOLOGIA: Espetacularidades, Corpos, Afetos e Perceptos

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O III ENCONTRO NACIONAL DE ETNOCENOLOGIA acontecerá entre 24, 25 e 26 de novembro de 2021 e celebra os 24 anos de pesquisa etnocenológica no Brasil com o tema Espetacularidades, Corpos, Afetos e Perceptos. Organizado pelo PPGCEN-UnB, o PPGAC-UFBA e o PPGArtes-UFPA, em parceria com os Grupos de Pesquisa AFETO (UNB); TAMBOR (UFPA), NETPOP (UFBA), UMBIGADA (UFBA) e GIPE-CIT (UFBA) e com o apoio do GT de Etnocenologia da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE).

A realização do III Encontro Nacional de Etnocenologia, celebra os 24 anos de pesquisa etnocenológica no Brasil e vem adensar e remarcar a produção do conhecimento etnocenológico ao longo dos anos, além de propor reflexões sobre as trajetórias, transformações, propostas e possibilidades desse campo de pesquisa, de forma especial no Distrito Federal, nas regiões Nordeste e Amazônica. Este panorama revela-se significativo ao considerarmos sua produção e articulação com outras instituições, grupos e núcleos de pesquisa nas artes cênicas na região, no país e seus desdobramentos: Universidade de Brasília (UNB); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal da BAHIA (UFBA); Universidade do estado da Bahia (UNEB); Grupo de Pesquisa em Etnocenologia (AFETO) da Universidade de Brasília (UNB); Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (GIPE-CIT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Grupo de Pesquisa em Dança, Cultura e Contemporaneidade-GPDACCO (UMBIGADA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Grupo de Pesquisa em Carnaval e Etnocenologia (TAMBOR) do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Áreas Temáticas

1. Artes do Espetáculo – DIA 24/11/2021, das 14h às 18h - Mediador:

 

Na Etnocenologia, as Artes do Espetáculo são compreendidas como substantivamente espetaculares. São elas o teatro, a dança, o circo, a performance, a música cênica, intervenções e demais apresentações artísticas voltadas à fruição estética, nas quais se constrói um eixo-relacional entre quem desempenha determinada ação e as pessoas que assistem. Da perspectiva etnocenológica, leva-se em consideração as estratégias espetaculares dos/as artistas e seu público, bem como o contexto cultural no qual essas manifestações ocorrem.

 

2. Manifestações Culturais e seus diálogos identitários – DIA 25/11/2021, das 8h às 12h

 

Ao longo de mais de 10 anos de existência, o GT de Etnocenologia tem abraçado diversas pesquisas relacionadas às manifestações culturais em seus mais diversos âmbitos. Um deles, é a relação entre manifestações culturais, suas técnicas, saberes, fazeres e a construção de discursos e práticas sobre a identidade. De que modo as manifestações culturais se relacionam com seu contexto sócio-político e com demandas e tensionamentos sobre as identidades? Quais diálogos identitários são percebidos no contexto local e global?

 

3. Corpo Espetacular – DIA 25/11/2021, das 14h às 18h

 

A percepção sinestésica do corpo no contexto da cultura e da diversidade é cara à Etnocenologia. O corpo, skènes, enquanto lugar de atravessamento dos sentidos, produz inúmeras possibilidades espetaculares ao se relacionar com o mundo.  Meio e caminho de descoberta de ancestralidades, o corpo é disparador de diálogos entre o passado e o presente; em situação espetacular, com implicações culturais, cognitivas e psíquicas, revela saberes e fazeres das construções simbólicas individuais e coletivas.

 

4. Festa e Celebração – DIA 26/11/2021, das 8h às 12h

 

Os ritos espetaculares – ou fenômenos adjetivamente espetaculares – têm sido cerne de muitas pesquisas etnocenológicas ao longo dos 24 anos dessa perspectiva transdisciplinar no Brasil. Nesse sentido, a Etnocenologia aprecia os modos como as espetacularidades se revelam em momentos nos quais as artes do espetáculo não são uma finalidade, mas um meio para que diversas manifestações ocorram. Os ritos, geralmente ocorridos em momentos cívicos e/ou religiosos, descortinam o amálgama existente entre as artes – em especial, as artes da cena, como cenário, figurinos, adereços, danças e cantos – e o modo como os seres humanos se relacionam com a sociedade, em dimensões espirituais e/ou institucionais.

 

5. Epistemologias, Afetos e Perceptos – DIA 26/11/2021, das 14 às 18h

 

Enquanto um campo do saber em constante desenvolvimento, a Etnocenologia segue borrando seus contornos e ampliando suas fronteiras através dos diálogos costurados com distintos campos do saber, dentro e fora das Artes Cênicas, cujas preocupações com as implicações étnicas e culturais se fazem presentes. Concomitantemente às discussões pautadas na orientação antietnocêntrica no contexto da diversidade, encontra-se a articulação entre teoria e prática, criação artística e reflexão crítica, arte e vida, afetos e perceptos: a implicação do/a pesquisador/a em seu contexto de pesquisa, trespassada pelo afeto, que possibilita a construção de novas epistemologias, saberes e fazeres.

Submissões

SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ DIA 31/10/2021!!!!!!!! As Rodas de Conversa acontecerão durante três dias (24 a 26 de novembro de 2021). Terão duração de 4 horas, com um intervalo de 20 minutos, transmitidas pelo YouTube e ficarão disponíveis no canal após a realização do evento. O primeiro momento será destinado às comunicações. No segundo, haverá o diálogo entre as pesquisas, articulado e fomentado pelo mediador/a responsável. O formato da comunicação é livre, podendo ser teórica, prática, teórico-prática ou, ainda, na modalidade de intervenção artística relacionada à proposta submetida (a comunicação pode ser em formato de dança, música, fotos, vídeos, performance). O tempo de comunicação será divulgado no término das inscrições e subsequente organização das Rodas de Conversas.

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Mediadores

{{item.nome}}

{{item.nome}}



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}