A Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER) é uma associação de pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras comprometidos com o desenvolvimento de seus respectivos territórios, entendendo-os como materialidades física e simbólica nas quais convivemos e criamos relações de pertencimento, de construção social e de conflitos. A Rede-Ter tem sede na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Campus Avançado de Pau dos Ferros-RN-Brasil.
A Rede-Ter tem como missão produzir ciência de forma integrada e interdisciplinar, bem como levar conhecimento e formação de recursos humanos qualificados para as áreas fora dos eixos que, historicamente, tiveram concentração de oportunidades. É, também, objetivo da Rede-Ter desenvolver e fomentar a pesquisa, o ensino e a extensão universitários, em cooperação e em parcerias, para o desenvolvimento desses territórios.
Assumindo a missão e os objetivos referidos, a Rede-TER, em parceria com o Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA), realizará, nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2022, o III Encontro de pesquisadores(as) da Rede-TER, em Maputo (Moçambique), com o objetivo de debater o desenvolvimento dos territórios em suas distintas áreas, dimensões e frentes.
Sob o tema Pesquisa em rede: Cooperação Internacional no eixo Sul-Sul, o III Encontro de pesquisadores(as) da Rede-TER constitui um espaço de encontro de pesquisadores membros da Rede-TER, com vistas à discussão sobre a internacionalização e ampliação das atividades da Rede.
A organização do III Encontro de pesquisadores(as) da Rede-TER estende a participação a pesquisadores, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação que se interessem pela temática central do evento e que contribuam para o fortalecimento das discussões acerca da internacionalização e do desenvolvimento de territórios.
A programação do III Encontro da Rede-TER está composta de conferências, mesas-redondas, apresentações orais e atividades culturais.
O evento será realizado na modalidade híbrida, com atividades presenciais, em Maputo (Moçambique), e remotas, por meio de plataformas digitais gratuitas.