EDITAL III JORNADA CIENTÍFICA FAVELADES UNIVERSITÁRIES
A III Jornada Científica Favelades Universitáries é uma iniciativa que busca promover a divulgação sócio-técnico-científica-cultural de projetos e iniciativas produtoras de conhecimento, conduzidas por moradores e ex-moradores, estudantes universitários e lideranças sociais das favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro.
Este evento é uma realização do Fórum Favela Universidade, em parceria com instituições educativas e culturais como: Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, Conselho Comunitário de Manguinhos, Museu da Maré e RedeCCAP – Casa Viva, Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.
A primeira edição aconteceu em 2021, em formato totalmente digital, entre os dias 16 a 20 de Novembro e com o tema “Quais caminhos levam os favelades à Universidade e a Universidade à Favela?”. Além das apresentações de trabalhos em diferentes áreas do conhecimento, a programação contou com mesas de debate sobre temas relevantes e atuais, com a participação de convidados como o professor Fernando Haddad e o ex-deputado federal Jean Wyllys.
Em 2022, a segunda edição da Jornada Científica aconteceu de 13 a 17 de setembro seguiu com o tema “Independências, Descolonização e Territórios”, o qual buscou debater sobre a descolonização e independências em territórios de favela e periféricos. Por ser um ano de eleições presidenciais, o evento debateu também os processos de independência pelos quais o Brasil passou e passa até os dias de hoje.
A edição de 2024 terá como tema "Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis: Cooperação Social, Educação Popular e Construção Compartilhada de Conhecimentos nas Favelas e Periferias". O evento ocorrerá entre os dias 28 e 30 de novembro em três locais do estado do Rio de Janeiro: Baixada Fluminense, Realengo e Fundação Oswaldo Cruz. A ideia de "promoção de territórios saudáveis e sustentáveis" integra diferentes linhas conceituais e tradições epistemológicas, como a Promoção de Saúde de forma emancipatória e os debates sobre Cidades Saudáveis, além do conceito de território de Milton Santos. Baseia-se também em estudos de Desenvolvimento Local e Territorial, com foco na equidade e participação social. A Cooperação social, educação popular e construção compartilhada de conhecimentos buscam valorizar o diálogo entre diversas produções de conhecimento e movimentos sociais de base, enfrentando apagamentos, epistemicídio, racismo e patriarcado.
A Jornada baseia-se nos seguintes princípios:
Valores democráticos;
Reconhecimento dos saberes populares;
Ciência Cidadã;
Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade;
Reconhecimento da potência dos moradores das favelas e periferias enquanto produtoras de conhecimento;
Ação inter e multidisciplinar;
Postura anti-Racista e Anti-sexista e Anti-LGBTQIAP+fóbica e Ambientalmente responsável.
A programação engloba simpósios temáticos, mesas redondas, conferências e atividades artistícas e culturais, todos gratuitos e abertos ao público interessado nesta temática.
Participe conosco!
Acompanhe as nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/forumfavelauniversidade/
Facebook: https://www.facebook.com/F%C3%B3rum-Favela-Universidade-100117545700785
Contato: jornadacientificaffu@gmail.com