III Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação

III Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação

presencial FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz (Brasília-DF) - Brasília - Distrito Federal - Brasil

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finalizado

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Tema: A educação em tempos de incertezas

Acesse aqui os ANAIS DA III JORNEDUC

A III Jorneduc pretende alcançar os seguintes objetivos:

 

- promover a reflexão sobre a pesquisa em políticas públicas educacionais e as experiências interdisciplinares na educação;

 

- oportunizar a troca de ideias com vistas à formação de uma rede de pesquisadores da área educacional e áreas afins numa perspectiva interdisciplinar e internacional;

 

- oferecer um espaço para a comunicação do conhecimento científico educacional construído numa perspectiva interdisciplinar;

 

- facilitar o intercâmbio de pessoas de diferentes instituições e países que promovem, constroem e se interessam por experiências educacionais (projetos, ações, políticas) interdisciplinares na educação.

Programação

04/09/2018

14h às 16h: Credenciamento

16h - Abertura oficial

16h30 – Palestra de Abertura: Educação em tempos de incertezas.

Palestrante: Profa. Dra. Ilma Passos Alencastro Veiga (UnB)

Medição: Prof. Dr. Adilson Cesar Araújo (IFB)

17h30 – debate

18h – Encerramento

05/09/2018

9h30: Apresentação cultural

10h:  Mesa redonda: Cidadania e reformas educacionais: implicações para a democracia

Profa. Dra. Marise Ramos (Fiocruz/RJ)

Prof. Dr. Cândido Gomes (UCB)

Mediação: Prof. Dr. Glauco Feijó (IFB)

11h30 Debate

12h: Encerramento

12h às 14h: Intervalo para almoço

14h às 17h: Sessões de comunicação oral


19h: Jantar de Confraternização Coco Bambu/Brasília Shopping (Por adesão)

06/09/2017

9h30: Apresentação cultural

10h: Mesa redonda: Ensinar e aprender na sociedade do conhecimento

Prof. Dr. Tel Amiel (Fe-UnB)

Profa. Dra. Fátima Cader-Nascimento (UDF)

Mediação: Profa. Dra. Veruska R. Machado (IFB)

11h30: Debate

12h: Encerramento

12h às 14h: Intervalo para almoço

14h às 17h: Sessões de comunicação oral

17h: Encerramento do evento/Anúncio do local da IV Jorneduc

Palestrantes

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Comitê Organizador

Comissão Técnico-Científica


Luciana Sepúlveda Köptcke (Fiocruz/Brasil

Cláudio Nei Nascimento da Silva (IFB)

Ana Silvia Pavani Lemos (Fiocruz/Brasil)

Francini Lube Guizardi (Fiocruz/Brasil)

Gabriela Lopez Rizzo (CETP-UTU/Uruguai)

Hellen Cristina Cavalcante Amorim (IFB/Brasil)

Joniana Soares de Araújo (UnB/Brasil)

José Antônio Moreiro González (UC3M/Espanha)

Maria do Rosário Cordeiro Rocha (IFB/Brasil)

Maria Regina Araújo de Vasconcelos Padrão (Fiocruz/Brasil)

Samuel Brauer Nascimento(Fiocruz/Brasil)

Veruska Ribeiro Machado (IFB/Brasil)

Erick Manuel Tardencilla Marenco (Unan/Nicarágua)

Fernanda Maria Melo Alves (UC3M/Espanha)


Comissão Organizadora


Ana Silvia Pavani Lemos (Fiocruz)

Anderson Peixoto (SEEDF)

André Luiz Ferreira de Oliveira (IFRN)

Andreia Lelis Pena (SEEDF)

Cláudia Luiza Marques (IFB)

Cláudio Nei Nascimento da Silva (IFB)
Eder Alonso Castro (IFB)

Êrika Barretto Fernandes Cruvinel (IFB)

Fernanda Maria Melo Alves (UFBA)

Francini Lube Guizardi (Fiocruz/Brasília)

Hellen Cristina Cavalcante Amorin (IFB)

Joniana Soares Araújo (UnB/FUP Faculdade JK)

Klever Corrente da Silva (SEEDF)

Luciano Dartora (Grupo Nova Paideia)
Luciano Pereira da Silva (IFB)

Mara Lúcia Castilho (IFB)

Maria do Rosário Cordeiro Rocha (IFB)

Maria Regina Araújo de Vasconcelos Padrão (Fiocruz/Brasília)

Mateus Gianni Fonseca (IFB)

Samuel Brauer Nascimento (Fiocruz/Brasília)

Simone Braz Ferreira Gontijo (IFB)

Sylvana Karla da Silva de L. Santos (IFB)

Vanessa Elias Costa (Fiocruz/Brasília)

Veruska Ribeiro Machado (IFB)

Yvonete Bazbuz da Silva Santos (IFB)



Comissão de Avaliação dos Trabalhos

 

Alexsandra Carvalho de Sousa

André Luiz Ferreira de Oliveira

Artur Albuquerque

Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Eder Alonso Castro

Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito

Erika Barretto Fernandes Cruvinel

Fábio Alexandre Araújo dos Santos

Felipe Cabral de Araújo Fagundes

Fernanda Maria Melo Alves

Gabriel S. Nascimento

Gislene Araújo

Heloísa Helena Pacheco de Sousa

Joniana Soares De Araújo

Julliane Messias Cordeiro Sampaio

Kaline Girão Jamison

Loreta Melo Bezerra Cavalcanti

Luciano Pereira Da Silva

Mara Lúcia Castilho

María del Pilar Tobar Acosta

Maria do Rosário Cordeiro Rocha

Maria Luiza Azevedo de Carvalho

Marta Rosa Farias de Almeida Miranda Silva

Mateus Gianni Fonseca

Ozias de Jesus Soares

Rebeka Caroça Seixas

Rosa Amelia Pereira da Silva

Rui Seimetz

Rummenigge Medeiros de Araújo

Simone Braz Ferreira Gontijo

Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos

Equipe de Publicações do Evento

Coordenador de Publicações do Evento: Prof. Dr. André Luiz Ferreira de Oliveira (IFRN)


Eixo temático: Políticas públicas educacionais

Prof. Dr. Erick Manuel Tardencilla Marenco (UNAN/Nicarágua)

Profa. Dra. Maria Regina Araújo de Vasconcelos Padrão (Fiocruz/Brasil)

Profa. Dra. Veruska Ribeiro Machado (IFB/Brasil)


 

Eixo temático: Educação e trabalho

Profa. Dra. Ana Silvia Pavani Lemos (Fiocruz/Brasil)

Profa. Dra. Maria do Rosário Cordeiro Rocha (IFB/Brasil)


Eixo temático: Educação e diversidade

Profa. Gabriela Lopez Rizzo (CETP-UTU/Uruguai)

Profa. Dra. Joniana Soares de Araújo (UnB/Brasil)

Prof. Dr. Samuel Brauer Nascimento(Fiocruz/Brasil)



Eixo temático: Educação, uso de tecnologias e sociedade do conhecimento

Profa. Dra. Hellen Cristina Cavalcante Amorim (IFB/Brasil)

Profa. Dra. Francini Lube Guizardi (Fiocruz/Brasil)

Local do Evento

Ementas dos Eixos Temáticos

Políticas públicas educacionais

Este eixo é composto por estudos e pesquisas em políticas públicas e sua relação com a educação de âmbito nacional e internacional. Abrange estudos e pesquisas a partir da análise das relações entre educação, estado e sociedade, as perspectivas e tendências das políticas públicas e gestão da educação expressas nas reformas educacionais, leis do ensino, projetos e programas, destacando: o público e o privado, a democratização da educação e a qualidade do ensino. É composto pelas seguintes temáticas:  Formulação, implementação e avaliação de políticas públicas na educação básica, superior e nas modalidades de ensino. Gestão pública do sistema educacional brasileiro e pesquisas comparadas. Mudanças Institucionais e mudanças sociais no campo educacional. Políticas públicas e a garantia dos direitos de cidadania a todos.

Educação e trabalho

Integram-se a este eixo estudos e experiências acerca da articulação entre educação e trabalho em contextos nacionais e internacionais. Compreende as seguintes temáticas: Trabalho e formação profissional; Educação Profissional técnica e tecnológica; Educação permanente nos diferentes ambientes profissionais; Educação ao longo da vida; Andragogia; Competências profissionais; Práxis educativa; trabalho docente; sistematização de experiências e saberes do trabalho; Programas de mestrado e doutorado profissional; Formação profissional e os programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde e educação; integração ensino-serviço-comunidade; Educação Interprofissional; O ensino médio e a formação para o trabalho.

Educação e diversidade

Compõem o presente eixo temático questões que abordam educação e diversidade em suas múltiplas faces, discutindo contextos escolares, culturais, econômicos, sociais, legislativos, no âmbito nacional e internacional. Buscando apontamentos que favoreçam a uma sociedade que aspire por cidadania, equidade e justiça social. Este eixo compreende as seguintes temáticas: Ações e políticas públicas de inclusão digital; Políticas e ações afirmativas; questões de gênero e identidade; a surdez e diversidade linguística; acessibilidade; intolerância religiosa; racismo institucional.

Educação, uso de tecnologias e sociedade do conhecimento

Neste eixo propõe-se discutir o papel das tecnologias no fazer educacional, atreladas às transformações contemporâneas que caracterizam a sociedade do conhecimento em manifestações em âmbitos local e global. O eixo abarca reflexões sobre os horizontes e questões ensejados no campo educacional pelo crescente acesso à informação e compartilhamento de recursos e conhecimentos, e pela intensificação da interação em ambientes virtuais e redes sociais. São pertinentes pesquisas e experiências sobre o desenvolvimento e aplicação de novas metodologias educacionais, e as mediações pedagógicas que tais tecnologias oportunizam ao ensino-aprendizado. Neste sentido, o eixo compreende as seguintes temáticas: tecnologias educacionais; tecnologias da informação e comunicação; educação à distância; educação online; redes sociais; sociedade da informação; sociedade do conhecimento.

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