FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz (Brasília-DF) - Brasília - Distrito Federal - Brasil
Acesse aqui os ANAIS DA III JORNEDUC
A III Jorneduc pretende alcançar os seguintes objetivos:
- promover a reflexão sobre a pesquisa em políticas públicas educacionais e as experiências interdisciplinares na educação;
- oportunizar a troca de ideias com vistas à formação de uma rede de pesquisadores da área educacional e áreas afins numa perspectiva interdisciplinar e internacional;
- oferecer um espaço para a comunicação do conhecimento científico educacional construído numa perspectiva interdisciplinar;
- facilitar o intercâmbio de pessoas de diferentes instituições e países que promovem, constroem e se interessam por experiências educacionais (projetos, ações, políticas) interdisciplinares na educação.
04/09/2018
14h às 16h: Credenciamento
16h - Abertura oficial
16h30 – Palestra de Abertura: Educação em tempos de incertezas.
Palestrante: Profa. Dra. Ilma Passos Alencastro Veiga (UnB)
Medição: Prof. Dr. Adilson Cesar Araújo (IFB)
17h30 – debate
18h – Encerramento
05/09/2018
9h30: Apresentação cultural
10h: Mesa redonda: Cidadania e reformas educacionais: implicações para a democracia
Profa. Dra. Marise Ramos (Fiocruz/RJ)
Prof. Dr. Cândido Gomes (UCB)
Mediação: Prof. Dr. Glauco Feijó (IFB)
11h30 Debate
12h: Encerramento
12h às 14h: Intervalo para almoço
14h às 17h: Sessões de comunicação oral
19h: Jantar de Confraternização Coco Bambu/Brasília Shopping (Por adesão)
06/09/2017
9h30: Apresentação cultural
10h: Mesa redonda: Ensinar e aprender na sociedade do conhecimento
Prof. Dr. Tel Amiel (Fe-UnB)
Profa. Dra. Fátima Cader-Nascimento (UDF)
Mediação: Profa. Dra. Veruska R. Machado (IFB)
11h30: Debate
12h: Encerramento
12h às 14h: Intervalo para almoço
14h às 17h: Sessões de comunicação oral
17h: Encerramento do evento/Anúncio do local da IV Jorneduc
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Comissão Técnico-Científica
Luciana Sepúlveda Köptcke (Fiocruz/Brasil
Cláudio Nei Nascimento da Silva (IFB)
Ana Silvia Pavani Lemos (Fiocruz/Brasil)
Francini Lube Guizardi (Fiocruz/Brasil)
Gabriela Lopez Rizzo (CETP-UTU/Uruguai)
Hellen Cristina Cavalcante Amorim (IFB/Brasil)
Joniana Soares de Araújo (UnB/Brasil)
José Antônio Moreiro González (UC3M/Espanha)
Maria do Rosário Cordeiro Rocha (IFB/Brasil)
Maria Regina Araújo de Vasconcelos Padrão
(Fiocruz/Brasil)
Samuel Brauer Nascimento(Fiocruz/Brasil)
Veruska Ribeiro Machado (IFB/Brasil)
Erick Manuel Tardencilla Marenco (Unan/Nicarágua)
Fernanda Maria Melo Alves (UC3M/Espanha)
Comissão Organizadora
Ana Silvia Pavani Lemos
(Fiocruz)
Anderson Peixoto (SEEDF)
André Luiz Ferreira de
Oliveira (IFRN)
Andreia Lelis Pena (SEEDF)
Cláudia Luiza Marques (IFB)
Cláudio Nei Nascimento da
Silva (IFB)
Eder Alonso Castro (IFB)
Êrika Barretto Fernandes
Cruvinel (IFB)
Fernanda Maria Melo Alves (UFBA)
Francini Lube Guizardi
(Fiocruz/Brasília)
Hellen
Cristina Cavalcante Amorin (IFB)
Joniana Soares Araújo (UnB/FUP Faculdade JK)
Klever Corrente da Silva
(SEEDF)
Luciano Dartora (Grupo Nova
Paideia)
Luciano Pereira da Silva (IFB)
Mara Lúcia Castilho (IFB)
Maria do Rosário Cordeiro
Rocha (IFB)
Maria Regina Araújo de
Vasconcelos Padrão (Fiocruz/Brasília)
Mateus Gianni Fonseca (IFB)
Samuel Brauer Nascimento
(Fiocruz/Brasília)
Simone Braz Ferreira Gontijo
(IFB)
Sylvana Karla da Silva de L.
Santos (IFB)
Vanessa Elias Costa
(Fiocruz/Brasília)
Veruska Ribeiro Machado (IFB)
Yvonete Bazbuz da Silva
Santos (IFB)
Comissão de Avaliação dos Trabalhos
Alexsandra Carvalho de Sousa
André Luiz Ferreira de Oliveira
Artur Albuquerque
Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
Eder Alonso Castro
Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito
Erika Barretto Fernandes Cruvinel
Fábio Alexandre Araújo dos Santos
Felipe Cabral de Araújo Fagundes
Fernanda Maria Melo Alves
Gabriel S. Nascimento
Gislene Araújo
Heloísa Helena Pacheco de Sousa
Joniana Soares De Araújo
Julliane Messias Cordeiro Sampaio
Kaline Girão Jamison
Loreta Melo Bezerra Cavalcanti
Luciano Pereira Da Silva
Mara Lúcia Castilho
María del Pilar Tobar Acosta
Maria do Rosário Cordeiro Rocha
Maria Luiza Azevedo de Carvalho
Marta Rosa Farias de Almeida Miranda Silva
Mateus Gianni Fonseca
Ozias de Jesus Soares
Rebeka Caroça Seixas
Rosa Amelia Pereira da Silva
Rui Seimetz
Rummenigge Medeiros de Araújo
Simone Braz Ferreira Gontijo
Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos
Coordenador de Publicações do Evento: Prof.
Dr. André Luiz Ferreira de Oliveira (IFRN)
Eixo temático: Políticas públicas educacionais
Prof. Dr. Erick Manuel Tardencilla Marenco (UNAN/Nicarágua)
Profa. Dra. Maria Regina Araújo de Vasconcelos Padrão (Fiocruz/Brasil)
Profa. Dra.
Veruska Ribeiro Machado (IFB/Brasil)
Eixo temático: Educação e trabalho
Profa. Dra. Ana Silvia Pavani Lemos (Fiocruz/Brasil)
Profa. Dra. Maria do Rosário Cordeiro Rocha (IFB/Brasil)
Eixo temático: Educação e diversidade
Profa. Gabriela Lopez Rizzo (CETP-UTU/Uruguai)
Profa. Dra. Joniana Soares de Araújo (UnB/Brasil)
Prof. Dr. Samuel Brauer Nascimento(Fiocruz/Brasil)
Eixo temático: Educação, uso de tecnologias e
sociedade do conhecimento
Profa. Dra. Hellen Cristina Cavalcante Amorim
(IFB/Brasil)
Profa. Dra. Francini Lube Guizardi (Fiocruz/Brasil)
Políticas públicas educacionais
Educação e trabalho
Integram-se a este eixo estudos e experiências acerca da articulação entre educação e trabalho em contextos nacionais e internacionais. Compreende as seguintes temáticas: Trabalho e formação profissional; Educação Profissional técnica e tecnológica; Educação permanente nos diferentes ambientes profissionais; Educação ao longo da vida; Andragogia; Competências profissionais; Práxis educativa; trabalho docente; sistematização de experiências e saberes do trabalho; Programas de mestrado e doutorado profissional; Formação profissional e os programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde e educação; integração ensino-serviço-comunidade; Educação Interprofissional; O ensino médio e a formação para o trabalho.
Educação e diversidade
Compõem o presente eixo temático questões que abordam educação e
diversidade em suas múltiplas faces, discutindo contextos escolares, culturais,
econômicos, sociais, legislativos, no âmbito nacional e internacional. Buscando
apontamentos que favoreçam a uma sociedade que aspire por cidadania, equidade e
justiça social. Este eixo compreende as seguintes temáticas: Ações e políticas públicas
de inclusão digital; Políticas e ações afirmativas; questões de gênero e
identidade; a surdez e diversidade linguística; acessibilidade; intolerância
religiosa; racismo institucional.
Educação, uso de tecnologias e sociedade do conhecimento
Neste eixo propõe-se discutir o papel das tecnologias no fazer educacional, atreladas às transformações contemporâneas que caracterizam a sociedade do conhecimento em manifestações em âmbitos local e global. O eixo abarca reflexões sobre os horizontes e questões ensejados no campo educacional pelo crescente acesso à informação e compartilhamento de recursos e conhecimentos, e pela intensificação da interação em ambientes virtuais e redes sociais. São pertinentes pesquisas e experiências sobre o desenvolvimento e aplicação de novas metodologias educacionais, e as mediações pedagógicas que tais tecnologias oportunizam ao ensino-aprendizado. Neste sentido, o eixo compreende as seguintes temáticas: tecnologias educacionais; tecnologias da informação e comunicação; educação à distância; educação online; redes sociais; sociedade da informação; sociedade do conhecimento.