II Seminário Nacional de Filosofia, Educação  & Pragmatismo

II Seminário Nacional de Filosofia, Educação & Pragmatismo

presencial Centro de Ciências da Educação Professor Mariano da Silva Neto - CCE/UFPI - Teresina - Piauí - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Filosofia da Educação e Pragmatismo da Universidade Federal do Piauí (NEFEP), O Núcleo de Estudos em Ensino de Filosofia (NEFI), o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL/UFPI), o Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE/CCE/UFPI) e o Mestrado Profissional em Filosofia/ PROFFILO convidam a comunidade científica para participar do II Seminário de Filosofia, Educação e Pragmatismo, a realizar-se em Teresina (PI), Brasil, no período de 04 e 06 de dezembro de 2019. 



Local do II SIFFEP: 

Universidade do Federal do Piauí

Centro de Ciências Humanas e Letras e Centro de Ciências da Educação, 

Campus Ministro Petrônio Portela, Ininga, 

Teresina – Piauí.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

PROGRAMAÇÃO - COMUNICAÇÃO ORAL


DIA 04/12

SALA 422/CCE -  14 as 16h

Francisco Antonio da Silva Filho: PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRASCISTA NA PSICOLOGIA SOCIAL

Raimundo Silva - LEITURAS SOBRE RICHARD RORTY E A EDUCAÇÃO

Maria Francisca Alaíne Pinheiro - A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: ENTRE A OPINIÃO E O CONHECIMENTO.

Francisca Júlia de Jesus e Edna Maria Magalhães do Nascimento - A FILOSOFIA DE CHARLES SANDERS PEIRCE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DO PENSAMENTO

Larissa Ferreira Gonzales, Edna Maria Magalhães Nascimento  - BEHAVIORISMO EPISTEMOLÓGICO EM  PIERCE E SKINNER



SALA 472/CCCE – engate  - 14 as 16 horas

Ana Catarina Souza Araujo  -  EU VI UM COELHO AZUL? REFLEXÃO A RESPEITO DO PROBLEMA DA REFERÊNCIA A TERMOS FICCIONAIS EM PERSPECTIVAS DA FILOSOFIA ANALÍTICA E EPISTEMOLOGIA.

Júlio Gonçalves e Sá - RORTY E A FILOSOFIA DA MENTE

Izildete de Sousa Torres - A FILOSOFIA E O ESPELHO DA NATUREZA: TESES CENTRAIS

Edivaldo Borges dos Santos Júnior - VAGUIDADE

Jamile De Castro Cavalcanti: REFLEXÕES SOBRE OS DIREITOS HUMANOS NA FILOSOFIA DE RICHARD RORTY

Leônidas da Silva Elva de Sá: A DIVERSIDADE HUMANA NA ESCOLA: RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E VALORIZAÇÃO DA SINGULARIDADE.


SALA DE VÍDEO DO CCE - 14 as 16 horas

Pablo Andrey da Silva Santana: REDESCRIÇÃO COMO MECANISMO DE ANÁLISE: A CONTRIBUIÇÃO DE RORTY

Ana Célia Carvalho Ferreira: PENSAMENTO E AÇÃO EM DEWEY

Allyson Jullyan dos S. Nascimento: A OBRA DE ARTE NA ÉPOCA DE REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA: UM OLHAR SOBRE A POLITIZAÇÃO DA ARTE EM WALTER BENJAMIN

Eduardo Felipe Sousa e Silva de Almeida: O PRAGMATISMO E A DEFESA DE UMA EPISTEMOLGIA NATURALISTA.

Gessyane Micaely Torres da Silva: ÉTICA E MORAL

Eduardo José Lima de Oliveira: PRAGMATISMO E EDUCAÇÃO: CONTRIUIÇÕES DE RORTY À FORMAÇÃO DO CIDADÃO


Dia 05/12

SALA 422/CCE -  14 as 16h

Marco Antonio Conceição - FILOSOFIA E CINEMA: O USO DE FILMES NAS AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Cláudio  Santana - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DO PRAGMATISMO DE DEWEY E PAULO FREIRE

Francisco Alves Barbosa Neto e Renildo Holanda do Carmo Junior: A MARGINALIZAÇÃO COMO OPOSITOR NA PRÁTICA DIDATICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA UNIDADE ESCOLAR CLÁUDIO FERREIRA NA CIDADE DE TERESINA PIAUÍ.

Conceição de Maria Sousa Araujo - DIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO MORAL FUNDADA NA RAZÃO A PARTIR DAS REFLEXÕES FILOSÓFICAS DE KANT E DEWEY

Maria Genilda Marques Cardoso e Walter Pinheiro Barbosa Júnior: COMPREENSÃO DE UMA EPISTEMOLOGIA ÉTICO-POLÍTICA EM DEWEY 

Martha Luiza Costa Vieira - CONTINUIDADE E SUCESSO ACADÊMICO: contribuição da política de assistência estudantil da UFPA para Povos Indígenas, Quilombolas e Populações Tradicionais.

SALA 472/CCCE – engate  - 14 as 16 horas

Maria de Jesus dos Santos - O ROMPIMENTO DO FIO DA TRADIÇÃO E A CRISE NA EDUCAÇÃO À LUZ DO PENAMENTO DE ARENDT

Leônidas da Silva Elva de Sá; EDUCAÇÃO E O MUNDO COMUM NA PERSPECTIVA ARENDTIANA: UMA REFLEXÃO DIANTE DA CRISE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Ruan Pedro Gonçalves Moraes: ANDREW FEENBERG E RICHARD RORTY: TECNOLOGIA E IMAGINAÇÃO

Rahra Carvalho de Araujo: SOLIDARIEDADE OU RECONHECIMENTO? - PERSPECTIVAS DE RICHARD RORTY E AXEL HONNETH

Glaucer Ferreira Silva: NOTAS SOBRE O CONCEITO DE VERDADE EM NIETZSCHE E RORTY: ATRAVESSAMENTOS

Conceição de Maria Sousa Araujo: DIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO MORAL FUNDADA NA RAZÃO A PARTIR DAS REFLEXÕES FILOSÓFICAS DE KANT E DEWEY

Dia 06/12

SALA 422 – DE 14 as 16 horas

Leônidas da Silva Elva de Sá  - A DIVERSIDADE HUMANA NA ESCOLA: RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E VALORIZAÇÃO DA SINGULARIDADE.

James Jefferson de Sá Silva: CONTRIBUIÇÃO DO PRAGMATISMO NO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE ANÍSIO TEIXEIRA

Roberto Freitas dos Santos: REVIRAVOLTA LINGUÍSTICA-PRAGMÁTICA NA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

Jaciara Ribeiro da Silva Cardoso: A LITERATURA E O CONCEITO DE CRUELDADE EM RORTY

Anna Kamilla de Araújo Sousa: A PRAGMÁTICA UNIVERSAL DE JÜRGEN HABERMAS E O NEO-PRAGMATISMO DE RICHARD RORTY: ASPECTOS SOBRE A JUSTIÇA

Júlio Gonçalves e Sá: RICHARD RORTY E A ESPERANÇA SOCIAL


SALA DE VÍDEO – DE 14 as 16 horas

Têmis Oliveira: PRAGMATISMO, FILOSOFIA E GÊNERO – EXPLICAÇÕES SOBRE O SILÊNCIO DAS VOZES FEMININAS

Maurozan Soares Teixeira: A IMPORTÂNCIA DO PRAGMATISMO COMO UMA TEORIA DA VERDADE PRÁTICA

Bruno Araújo Alencar: A FIXAÇÃO DA CRENÇA: UMA ANÁLISE DE CHARLES SANDERS PEIRCE

Joelma dias de Paulo - A SUPERAÇÃO DA METAFÍSICA PELA ANÁLISE LÓGICA DA LINGUAGEM

Francisco de Assis Silva Neto – ARGUMENTOS DE QUINE CONTRA A DIVISÃO ENTRE VERDADES AMALÍTICAS E SINTÉTICAS

Adriano Santos de Oliveira - A FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE D. DAVIDSON COMO PROPOSTA DE UMA NOVA ATUAÇÃO PRAGMÁTICA EM RICHARD RORTY 


LAÇAMENTO DE LIVRO

Quarta-feira – 04/12/19 – 18h

De “Mulher-Maravilha” a “Cidadão Persi”: professoras capulana do educar em direitos humanos

Autora: Maria do Socorro Borges da Silva


Breve História da Vida e Morte de Anísio Teixeira – desmontada a farsa da queda no fosso do elevador

Autor: João Augusto de Lima Rocha


Quinta-feira – 05/12/19 – 18h

Mosaicos

Autora:  Ana Lucia Pinto Gonçalves


Panorama dos estudos brasileiros sobre a violência 

Autor: Cássio Eduardo Soares Miranda


Sexta-feira – 06/12/19 – 18h

Filosofia  ensino e educação: uma abordagem interdisciplinar

Organizadoras: Edna Maria Magalhães do Nascimento e Conceição de Maria Sousa Araújo


Pragmatismo uma filosofia da ação: de Dewey a Paulo Freire

Autora: Edna Maria Magalhães do Nascimento


Filosofia e um monte de outras coisas
Organizadores José  elielton de Sousa, José Vanderlei Carneiro e Nayara Barros de Sousa

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Local do Evento

NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

RESUMO SIMPLES

Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento

(apresentação na forma de pôster)

1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.

2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal, em página A4.

3. Os resumos deverão conter os seguintes itens:

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.

Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.

Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.

Informações do autor principal: deve ser escrito abaixo do nome dos autores, na próxima linha, alinhado à direita, em fonte Arial, tamanho 10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor principal. As filiações institucionais dos demais autores (formação, curso que frequenta, vínculo institucional) devem ser inseridos como nota de rodapé.

Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor principal (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências. Os itens da estrutura do resumo devem estar destacados em negrito, sem entrada de parágrafo ou linhas em branco, contemplando:

a) Introdução

b) Objetivo

c) Metodologia ou Material e métodos

d) Resultados (parciais ou concluído)

e) Conclusões ou considerações finais

 

Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras-chave.

Fonte de Financiamento: Após as palavras-chave, pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.

MODELO DE RESUMO SIMPLES

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação do pôster deverá obedecer aos seguintes itens:

- tamanho de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).

- o pôster deve conter: título, autores, endereço do principal autor, uma breve introdução, objetivos, metodologia ou material e métodos, resultados (parciais ou concluídos), considerações finais e referências (se necessário).

- deve-se privilegiar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster.

- o tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se tamanho 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).

- no dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, deverão ficar disponíveis ao lado de seu pôster durante todo o período preestabelecido. A ausência ou afastamento do apresentador do pôster no horário determinado implicará no não recebimento do comprovante de apresentação.

- A confecção do pôster será de responsabilidade do autor, seguindo as normas estabelecidas. Os locais e horários de apresentação do pôster serão divulgados na semana do evento.

MODELO DE PÔSTER

LANÇAMENTO DE LIVROS

Você que deseja lançar o seu livro no nosso evento, envie uma foto da capa do seu livro, o nome dos autores/organizadores do livro para o nosso e-mail iisenfep@gmail.com.

Entraremos em contato com você para confirmação do lançamento.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}