Tema:
A integração como norteadora da educação profissional e tecnológica
Objetivo geral
Refletir sobre a categoria “integração” na educação profissional e tecnológica como uma necessidade social e histórica para superação da dualidade estrutural da educação no Brasil.
Objetivos específicos
- Promover a integração, institucionalmente, no seu sentido mais amplo.
- Contribuir para a formação dos servidores no que se refere à compreensão e ao desenvolvimento da formação integral.
- Favorecer a compreensão da integração entre formação básica e formação profissional.
- Fomentar a relação entre trabalho e formação humana.
- Fortalecer estratégias de formação integral nos cursos de ensino médio, na educação de jovens e adultos, formação docente e em outros percursos formativos.
Histórico do evento
A primeira edição do Seminário de Educação Profissional e Tecnológica aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro de 2022, no Campus Brasília do IFB, no âmbito do ConectaIF/2022 e teve como objetivo principal “compreender o modo como as dinâmicas de ensino desenvolvidas no contexto emergencial de pandemia impactaram as práticas docentes, as aprendizagens e a organização do trabalho pedagógico na perspectiva de formação humana integral”. Realizado no formato presencial, o evento contou com mesas-redondas e salas temáticas. As mesas-redondas aglutinaram pesquisadores e pesquisadoras da Educação Profissional e Tecnológica, que buscaram debater questões sensíveis a esta modalidade de educação e seus eventuais desdobramentos no cotidiano das instituições. Nas salas temáticas, foram apresentados e discutidos os trabalhos previamente inscritos e aprovados pela comissão científica do evento e avaliadores. As salas estiveram organizadas por temáticas gerais e contaram com o auxílio de coordenadores na execução dos trabalhos e desenvolvimento do debate. A intenção do evento foi contribuir com o debate que buscava fortalecer a EPT no âmbito da rede federal e nas demais instituições que ofertam tal modalidade de educação, sem se perder de vista os princípios norteadores e as diretrizes gerais de formação omnilateral.
O evento também contou com uma mostra de Produtos Educacionais, na qual autores puderam expor os resultados de suas experiências com o desenvolvimento de tecnologias educacionais e debatê-las com o público participante.
Foram 545 inscritos, 20 submissões de resumos expandidos realizadas, 19 aprovadas e todas publicadas nos anais do evento, disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/editoraifb/issue/view/170.
A Mostra de Produtos Educacionais, por sua vez, foi um momento de compartilhamento, visibilidade e reflexão sobre os produtos educacionais realizados no âmbito do Mestrado Profissional em Educação, Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Ao compreendê-los como elos fundamentais do caráter transformador e aplicado do programa, a mostra criou um espaço interativo de exposição dos produtos educacionais, contemplando diferentes linguagens. Tivemos um espaço de exibição dos produtos audiovisuais, QR Codes para produtos em áudio, computadores para produtos textuais e espaços destinados aos produtos tridimensionais. Além da exposição, foram realizadas duas rodas de conversa sobre os produtos educacionais. No início das atividades, foi tratado do processo de validação/avaliação dos produtos. E, ao final, houve uma mesa com alguns alunos egressos, destinada ao debate sobre os impactos e reverberações dos produtos após a conclusão do curso.
Formato do evento
O evento será desenvolvido em formato presencial, durante dois dias, nos quais serão promovidas mesas-redondas e salas temáticas. As mesas-redondas reunirão pesquisadores e pesquisadoras da Educação Profissional e Tecnológica com o objetivo de debater questões sensíveis a esta modalidade de educação e seus eventuais desdobramentos no cotidiano das instituições. Nas salas temáticas serão apresentados e discutidos os trabalhos previamente inscritos e aprovados pela comissão científica do evento e avaliadores. As salas estarão organizadas por temáticas gerais e contarão com o auxílio de coordenadores na execução dos trabalhos e desenvolvimento do debate.
A partir dessas atividades espera-se contribuir com o fortalecimento da EPT no âmbito da Rede Federal e nas demais instituições que ofertam tal modalidade de educação, considerando os princípios norteadores e as diretrizes gerais de formação omnilateral.