A I JORNADA DE ECONOMIA DO AMAZONAS é um evento que congregará iniciativas acadêmicas paralelas (Palestras, Oficinas, etc.) realizadas pelos Cursos de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). No caso da UFAM, o evento congrega a 8ª Semana do Curso de Economia.
Esta I JORNADA objetiva o intercâmbio técnico-científico entre a comunidade acadêmica dos cursos de economia e afins, além de especialistas locais e nacionais convidados para as atividades que serão realizadas em três turnos (matutino, vespertino e noturno), no período de 7 a 10 de outubro de 2019, nas dependências das Universidades parceiras.
Estima-se a presença de 800 participantes divididos em atividades diversas, considerando que este é um tema de interesse que extrapola a comunidade acadêmica.
A Economia Comportamental é considerada uma disciplina relativamente nova no campo das teorias econômicas e abriga uma pluralidade de perspectivas (ÁVILA; BIANCHI, 2015). Segundo estas autoras, em contraposição à abordagem econômica tradicional na qual o ser humano toma decisão racional, a Economia Comportamental enxerga uma realidade formada por pessoas que decidem com base em hábitos, experiências pessoais, que aceitam soluções apenas satisfatórias, tomam decisões rapidamente, têm dificuldade de conciliar interesses de curto e longo prazo, e são fortemente influenciadas por fatores emocionais.
Decisões
financeiras, preferências sociais, consumo irracional, poupança, escolha intertemporal,
neuroeconomia, são tópicos explorados pela Economia Comportamental e que
possibilitam orientar o trabalho do economista nos dias atuais, nos níveis micro
e macroeconômico. Para Muramatsu (2014), a compreensão desta nova disciplina
possibilita que as políticas públicas usem insights
para proteger consumidores, atuem no endividamento elevado via regulação e
pressão para educação financeira, atentem aos juros de cartão e pagamento
mínimo, regulem mercado de financiamento de casas, entre outras ações. Esta
pluralidade de temas importantes para o cotidiano da sociedade justifica a
realização de um evento desta natureza.