As infâncias e as crianças que se espraiam nos espaços crianceiros da região amazônida paraense como de outras regiões do país, carecem de visibilidade no âmbito das políticas públicas e das práticas educativas vivenciadas por educadoras e educadores. Neste sentido, este Seminário é um espaço por excelência de cunho formativo, por tratar de questões inerentes as práticas educativas viabilizadas pelas pesquisas acadêmicas, cujo teor, advêm do trabalho educativo e investigativo no âmbito dos espaços/tempos e de convívio das crianças de territórios rurais-amazônicos bem como as diversas interlocuções com sujeitos do campo, situados em territórios/comunidades rurais, praianas, assentados, ribeirinhos, quilombolas. O evento será um espaço de articulação de pesquisadores, discentes de graduação e pós-graduação, educadores e gestores de instituições públicas e privadas de ensino, e representantes de organizações sociais governamentais e não governamentais com coletivos e movimentos sociais e sindicais dos povos tradicionais e camponeses da Amazônia e surge a partir do Projeto de Pesquisa “As Gramáticas sociais de crianças e suas infâncias em territórios de águas de regiões da Amazônia paraense”, que configuram a realidade e diversidade sócio-cultural-produtiva-educacional e territorial das regiões Caeté, Baixo Tocantins e Xingu.
Com o Seminário pretendemos construir uma Rede de Pesquisadores comprometida com a Educação das Crianças e das Infâncias da Amazônia Paraense, considerando sua sócio diversidade: indígenas, quilombolas, ribeirinhos/pescadores, extrativistas e assentados/acampados, para produzir conhecimentos e tecnologias que atendam suas demandas em termos sociais, produtivos, territoriais, culturais e educacionais, possibilitando a ampliação das articulações interinstitucionais e construindo agenda comum de pesquisa e intervenção neste campo temático.