O IV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas: Democracia e formação docente: rumos e experiências em educação é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE) do Centro de Ciências de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão (CCIm/UFMA). Este Colóquio, que já se encontra em sua quarta edição, vem sendo planejado e executado pelos/as docentes e discentes do citado programa, que é o único desse nível na área de Educação na região Tocantina do Maranhão.
O PPGEPE é um programa de pós-graduação, em nível de Mestrado Profissional, voltado para o desenvolvimento da educação em instituições escolares e não escolares da região Tocantina do Maranhão. Mas, desde sua primeira turma, conta com alunos de outras regiões do estado do Maranhão – inclusive da capital – e dos estados do Piauí, do Pará e do Tocantins.
Ao longo de seus cinco anos o programa vem desenvolvendo pesquisas na área de educação e discutindo metodologias de ensino, saberes docentes e práticas interculturais e interdisciplinares, tendo como foco as escolas públicas e os espaços alternativos de educação e formação humana, como ONGs, comunidades indígenas, quilombolas, sem terra, quebradeiras de coco babaçu, dentre outros, oportunizando mais de 50 profissionais atuarem nos espaços educacionais de forma mais qualificada através do que aprenderam e desenvolveram no âmbito do PPGEPE.
Neste sentido, o legado deixado pelos projetos desenvolvidos pelos/as discentes, com seus produtos educativos, configura-se em um diálogo constante entre a universidade e as instituições de ensino – formais e informais – transformando-as em laboratórios permanentes de articulação entre teoria e prática, cuja base objetiva do trabalho realizado são as realidades escolar e educacional em suas diferentes dimensões.
O Programa em tela tem se preocupado com os mais variados problemas enfrentados pelos/as docentes e discentes no concernente às suas práticas pedagógicas e atuação profissional. Cabe aqui, então, ressaltar a relevância do CCIm como importante espaço de formação de professores de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Educacional, desde 1980 até os dias atuais, mostrando sua força militante em defesa de uma educação humanizadora e comprometida com a melhoria da realidade social.
O IV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas: Democracia e formação docente: rumos e experiências em educação mantém sua relevância no que consiste ao desenvolvimento da produção acadêmico-científica, bem como, para o crescimento formativo dos mestrandos e mestrandas no universo do ensino, da pesquisa e da extensão do trabalho universitário, uma vez que o Mestrado Profissional em Educação do PPGEPE convoca seus integrantes para práticas educativas no universo práxico dos/as discentes e docentes envolvidos/as no processo formativo. Além disso, o evento aqui proposto contempla outros espaços e níveis de formação universitária, dando visibilidade e importância ao Programa de Pós-Graduação – PPGEPE – e à Universidade Federal do Maranhão.
O contexto de formação dos sujeitos envolvidos na graduação e na pós-graduação revela a urgência de realizarmos discussões teórico-práticas que auxiliem os sujeitos em formação e atuação na sua prática profissional. É preciso pensar nos processos formativos que permeiam modelos de ensino e aprendizagem cada vez mais desafiados pelas mudanças sociais, políticas, ambientais e educacionais da atualidade. Neste sentido, justifica-se a escolha do tema deste evento, uma vez que propomos possibilitar a criação de um espaço de discussões e vivências que coloque todos os envolvidos em contato com o universo da formação docente e dos desafios que enfrentamos no mundo contemporâneo. Desafios estes, que se impõem nos contextos dos diversos processos educacionais os quais requerem uma constante reflexão sobre uma educação contextualizada e apta a lidar com os desafios das novas tecnologias digitais como ferramentas de aprendizagem, com os currículos cada vez mais fragmentados pelas políticas neoliberais, com os desafios de uma educação que se pretende inovadora, com as políticas públicas educacionais de equidade, com as novas abordagens epistemológicas a partir da desconstrução do pensamento eurocêntrico, assim como, com todas as discussões empreitadas por nomes que hoje são referências na formação docente, entre os quais destacam-se Paulo Freire, Dermeval Saviani, Moacir Gadotti, Selma Garrido Pimenta, entre tantos outros/as que seguem na esteira de uma educação emancipadora.
Daí a necessidade de debatermos e refletirmos sobre a qualidade das formações inicial, continuada e da pós-graduação de professores/as, uma vez que o professor e a professora como profissionais do ensino e da educação necessitam de um movimento cíclico de construção de conhecimentos para promover e/ou aprimorar sua formação docente.
Isto posto, o IV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas: Democracia e formação docente: rumos e experiências em educação se propõe estar em plena sintonia com as metas e temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas/Brasil (ONU/Brasil, 2024), bem como ao Plano Maranhão 2050 (Maranhão, 2022), uma vez que buscamos fomentar a qualidade educacional em seus amplos aspectos, sobretudo aqueles relacionados às lutas pela garantia de uma educação que promova a autonomia e o pensamento crítico dos nossos estudantes, que valorize os elementos artísticos e culturais de nossa região, e que prepare os indivíduos para uma vida social, acadêmica e profissional embasada na responsabilidade e na ética universal. Além disso, evocamos aqui nosso compromisso com a acessibilidade, a inclusão e o acolhimento de todos os movimentos e representações sociais, visando assegurar igualdade e oportunidades de participação e engajamento nas discussões políticas e culturais, nos processos educacionais e nos debates pela promoção e efetiva aplicação dos direitos humanos. Buscamos, com isso, uma educação capaz de fazer transformações significativas nas comunidades, mediante a disseminação de histórias e tradições, a realização de uma formação humanizada, a promoção do respeito à diversidade e a valorização das identidades e subjetividades, com o fim último de construir uma sociedade mais equitativa, saudável, segura, justa e democrática.
A realização deste Colóquio justifica-se pela importância e pela necessidade de promover discussões acerca da formação docente no âmbito dos cursos de mestrado profissional. Entendemos que um dos modos mais eficazes de discutir esse tema é de forma coletiva e sob várias perspectivas. Portanto, o Colóquio aqui proposto, assim como os anteriores, configura-se como uma oportunidade de lançar luz sobre as práticas universitárias – especialmente as de ensino e aprendizagem – indissociadas das contradições entre a realidade concreta das instituições de ensino e as demandas oriundas dos campos políticos e econômicos em tempos neoliberais.
COORDENAÇÃO DO COMITÊ CIENTÍFICO
Prof. Dr. Jónata Ferreira de Moura (PPGEPE/UFMA)
MEMBROS DO COMITÊ CIENTÍFICO
Prof. Dr. Carlos André Sousa Dublante (PPGEPE/UFMA)
Prof. Dr. Christiano Roberto
Lima de Aguiar (UEMASUL)
Prof. Dr. Edson Ferreira da
Costa (PPGEPE/UFMA)
Profª. Drª. Eloiza Marinho dos Santos (UFMA)
Prof. Dr. Everaldo Gomes
Leandro (IFSP-Campus Campos do Jordão)
Prof.ª Dr.ª Francisca Melo
Agapito (PPGEPE/UFMA)
Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho de Almada
(PPGEPE/UFMA)
Prof.ª Dr.ª Gilvânia Queiroz
Madeira de Aguiar (UEMASUL/FEST)
Prof.ª Dr.ª Herli de Sousa
Carvalho (PPGEPE/UFMA)
Profª. Drª. Heridan de Jesus
Guterres Pavão Ferreira (PPGEPE/UFMA)
Prof.ª Dr.ª Ilma Maria de
Oliveira Silva (PPGEPE/UFMA - UEMASUL)
Prof. Dr. Joelson de Sousa
Morais (PPGEPE/UFMA)
Prof.ª Dr.ª Kelly Almeida de
Oliveira (PPGE/UFMA)
Prof.ª Dr.ª Kelly Lislie Julio
(PPGEPE/UFMA - UFSJ)
Prof. Dr. Leandro Teofilo de Brito (UFRJ)
Prof. Dr. Luciano Rocha da Penha (PPGEPE/UFMA)
Prof. Dr. Nertan Dias Maia
(PPGEPE/UFMA)
Prof. Dr. Raimundo Nonato de
Pádua Câncio (PPGEPE/UFMA - UFNT)
Prof. Doutorando John Jamerson
da Silva Brito (UFJF)
Submissão de trabalhos
O
evento aceitará trabalhos na forma de Resumo Simples (estudantes da graduação),
Resumo Expandido (estudantes da graduação, da pós-graduação e profissionais da educação básica e superior), Artigo Científico e Relatos de Experiência (estudantes de
pós-graduação e profissionais da educação básica e superior), todos escritos em
fonte Times New Roman.
Para as submissões dos Resumos Simples, o
texto deve conter 1 lauda com referências ao final. Para os Resumos Expandidos,
o texto deve conter entre 4 e 6 laudas incluindo referências ao final. Para os Artigos Científicos e Relatos
de Experiência, o texto completo deve conter de 10 a 15 laudas incluindo as referências ao
final, conforme normas da ABNT e do Template
elaborado pela Comissão Científica.
Todos
os trabalhos devem ser submetidos em 2 arquivos pelo/a autor/a principal após
criteriosa revisão linguística e de normas acadêmicas da ABNT, sendo o primeiro em PDF sem autoria e o segundo
em Word (arquivo docx) com nome do/a autor/a e até 3
coautores/as, incluindo entre estes o/a professor/a orientador/a do trabalho
(se houver), com indicação da titulação, instituição e e-mail em nota de rodapé de todos os/as autores/as. Todos/as devem estar inscritos/as no evento
com comprovante de pagamento e indicados/as no formulário de inscrição.
Os
trabalhos “aprovados com correções obrigatórias”, deverão ser corrigidos
conforme indicação dos/as pareceristas e reenviados até a data estipulada, para
que possam ser publicados no Caderno de Programação e Resumos (para os resumos
simples e resumos dos resumos expandidos) e nos Anais (para resumos expandidos, artigos científicos e relatos de experiência), os quais terão ISBN os Anais com
publicação pela EDUFMA.
Os trabalhos submetidos no IV
Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas:
Democracia e formação docente: rumos e experiências em educação devem ser
relacionados a um dos Eixos Temáticos a seguir, indicados no momento da submissão
on-line, e devem explicitar os
objetivos, perspectiva teórico-metodológica, conclusões e referências.
Eixos Temáticos:
1. Formação de professores para educação básica e superior
Este Eixo Temático visa promover o
debate sobre a formação (inicial ou continuada) de docentes para a educação
básica e superior, contemplando estudos sobre a história da formação, a
constituição da identidade docente, questões relativas aos currículos, cultura
e sociedade, o desenvolvimento profissional e a profissionalização docente.
2. Políticas públicas para formação docente
Este Eixo Temático tem como foco as
discussões sobre as políticas
de gestão e financiamento da educação básica e do ensino superior. Evidencia os
programas de formação como Pibid e o Residência Pedagógica ou Residência Médica
como políticas públicas que impactam tanto a escola básica como o ensino
superior e seus respectivos sujeitos.
3. Práticas educativas
interdisciplinares, pluriculturais e da diversidade
Este Eixo Temático objetiva
problematizar estudos e investigações voltados para a compreensão de práticas
educativas contemporâneas, com base na geração de saberes pluriculturais,
interculturais e práticas interdisciplinares em contextos formais e informais
de educação. O Eixo também abrange trabalhos que discutam as questões éticas e
estéticas no âmbito da formação de professores e das práticas educativas em
Arte/Educação, bem como, as problemáticas da diversidade, dos direitos humanos
e/ou da resistência ao sexismo, à LGBTfobia, ao racismo e a qualquer forma de
discriminação em espaços formais ou informais de educação.
4. Usos e apropriações das tecnologias
na educação básica e superior
Este Eixo Temático busca discutir a
cultura digital e suas implicações para a educação, envolvendo as novas
possibilidades de comunicação, interação e aprendizagem com usos de tecnologias
digitais na educação, incorporação e produção de significados dos usos das
tecnologias digitais na prática educativa no ensino superior e na educação
básica, além de problematizar enfoques teóricos e práticos da tecnologia
digital na educação.
5. Narrativas (auto)biográficas
educacionais para formação docente
Este Eixo Temático pretende criar um
espaço de socialização e debates sobre as estratégias metodológicas que
possibilitam discutir experiências educacionais que se apropriam de narrativas
individuais e/ou coletivas sobre trajetórias que atravessam a formação nos
contextos escolar e universitário.
Normas para o Resumo Simples:
Título e subtítulo em negrito e não deve possuir mais que 12 palavras,
centralizado, com letras maiúsculas, fonte Times
New Roman, tamanho 14 e espaçamento entre linhas simples. Logo abaixo do
título, a dois toques, justificado à direita, o nome do/a autor/a e de até 3
co-autores/as (se houver), com a indicação da maior titulação, filiação
institucional e e-mail em notas de
rodapé. No caso de estudante, indicação do curso ou programa de pós-graduação
ao qual se vincula, devendo indicar o nome do/a orientador/a como um/a dos/as
co-autores/as.
O corpo do texto deve ser escrito em
fonte Times New Roman, tamanho 12 e
espaçamento entrelinhas simples, margens superior, inferior, direita e esquerda
a 2,5cm, com 1 página, seguidos de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto.
O texto deve ser submetido em 2
vias, sendo uma em PDF sem indicação de autoria e outra em Word (arquivo docx), com autoria e com a indicação da maior titulação, filiação institucional e e-mail em notas de rodapé.
As referências devem ser organizadas
conforme a norma da ABNT NBR 6023, caso tenha. Deverá ser apresentado em poster.
Normas para Resumo Expandido:
O título com subtítulo em negrito e não deve
possuir mais que 12 palavras, centralizado, com letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 14 e espaçamento entre linhas simples. Logo abaixo do título, a dois toques, justificado à direita, o nome do/a autor/a e de até 3 co-autores/as (se houver), com a indicação da maior titulação, filiação institucional e e-mail em notas de rodapé. No caso de estudante, indicação do programa de pós-graduação ao qual se vincula, devendo indicar o nome do/a orientador/a como um/a dos/as co-autores/as; em seguida deve-se inserir um resumo simples tamanho 11 e espaçamento entrelinhas simples,
com 150 a 250 palavras, seguido de 3 a 5 Palavras-chave separadas por ponto.
O Resumo Expandido deve possuir
entre 4 e 6 laudas (incluindo resumo e referências) e ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm, justificado, recuo da primeira linha do parágrafo de 1,5 cm e margens
da folha superior, inferior, direita e esquerda a 2,5 cm. O texto do Resumo
Expandido deve ser dividido em: Introdução, Metodologia; Resultados e Discussão,
Considerações Finais e Referências. Deve também apresentar, no mínimo, quatro
referências completas conforme as normas da ABNT NBR 6023, caso tenha. O texto completo deve ser
submetido em 2 vias, sendo uma em PDF sem indicação de autoria e outra em Word (arquivo docx), com autoria e com a indicação da maior titulação, filiação institucional e e-mail em notas de rodapé. Deverá ser
apresentado em poster.
Normas
para Artigo Científico e Relato de Experiência:
Título e subtítulo em negrito e não deve possuir mais que 12 palavras, com
letras maiúsculas, centralizado, fonte Times
New Roman, tamanho 14 e espaçamento entre linhas simples. Logo abaixo do
título, a dois toques, justificado à direita, o nome do/a autor/a e até 3
co-autores (se houver), com a indicação da maior titulação, filiação
institucional e e-mail em notas de
rodapé. No caso de estudante, indicação do curso ou programa de pós-graduação
ao qual se vincula, devendo indicar o nome do/a orientador/a como um/a dos/as
co-autores/as. Margens superior, inferior, direita e esquerda a 2,5 cm.
Resumo: escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11 e
espaçamento entrelinhas simples, com 150 a 250 palavras, seguido de 3 a 5
palavras-chave separadas por ponto;
Sequência do texto: com fonte Times New Roman, tamanho 12 e
espaçamento entrelinhas 1,5 cm;
Se houver Quadros, Gráficos,
Figuras, dentre outras ilustrações, devem ser inseridos no corpo do texto, com
título escrito em tamanho 12 acima e fonte em tamanho 10, logo abaixo como
legenda da ilustração;
Referências organizadas conforme a
norma da ABNT NBR 6023;
O texto deve ser submetido após
revisão de língua portuguesa e normalizado de acordo com as normas acadêmicas
da ABNT;
O texto completo deve ser submetido
em 2 vias, sendo uma em PDF sem indicação de autoria e outra em Word (arquivo docx), com autoria e com a indicação da maior titulação, filiação institucional e e-mail em notas de rodapé. A apresentação será em forma de comunicação oral.
ATENÇÃO:
OS RESUMOS EXPANDIDOS, OS ARTIGOS CIENTÍFICOS E OS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SÓ SERÃO PUBLICADOS NOS ANAIS SE FOREM APROVADOS PELA COMISSÃO CIENTÍFICA E APRESENTADOS NO EVENTO.
O PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES NÃO SERÃO DEVOLVIDAS AOS INSCRITOS QUE NÃO PARTICIPAREM DO EVENTO.
Os critérios para avaliação do texto levam em conta:
● Atendimento às normas de
apresentação, conforme o TEMPLATE;
● Atualidade e relevância da temática;
● Indicação clara dos objetivos;
● Metodologia da pesquisa adequada aos
objetivos propostos;
● Discussão teórica atualizada e/ou
adequada;
● Adequação da bibliografia;
● Adequação às normas linguísticas e
da ABNT.