O evento promovido pela International Gramsci Society-Brasil (IGS/Brasil) e pelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Debate em Serviço Social e Movimento Social (GSERMS) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) representa mais uma contribuição no campo do debate acadêmico e político, em especial sobre a realidade brasileira e latino americana. A iniciativa tem início com a fundação da IGS/Brasil, em 2015, no seu I Encontro Nacional que, a partir do II Encontro Nacional, passa a agregar colóquios internacionais. O I Colóquio Internacional da IGS/Brasil ocorreu em Campinas/SP, em 2017; o II Colóquio, em Marília/SP, em 2019; o III Colóquio Internacional Antonio Gramsci (IGS/Brasil) intitulado “Filosofia da práxis e tradutibilidade: legado de Gramsci na América Latina”, ocorreu em Goiânia/GO, nos dias 28/08 a 02/09/2022, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e a Faculdade de Educação e Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás. Este V Encontro Nacional e IV Colóquio Internacional da IGS/Brasil acontecerá na Universidade Federal do Maranhão em São Luís, trata-se de uma promoção conjunta com a IV Conferência Gramsci, Marx e Marx, atividade vinculada ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Debate em Serviço Social e Movimento Social (GSERMS/UFMA), contando ainda com o apoio, nesta edição, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PROFI) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
A IV CGRAM se respalda nas experiências das três versões anteriores, que comprovam a inserção orgânica do evento no movimento da histórica com representativa repercussão acadêmico-política local, nacional e internacional e significativa articulação com instituições universitárias e político-organizativas acadêmicas e populares, com destaque para a IGS/Brasil e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) desde a primeira versão. A ICGRAM realizada nos dias 23 e 24 de agosto de 2018, com o tema Gramsci, Marx e Marxismo hoje - Bicentenário do nascimento de Marx, na modalidade presencial na Universidade Federal do Maranhão. A IICGRAM centrada no tema Gramsci, Cultura e Luta de Classes na América Latina ocorreu de 16 a 18 de setembro de 2020 na modalidade on-line, em virtude das condições adversas causadas pela pandemia do Covid-19 à sua concretização presencial. Na dinâmica do evento foi destinado espaço para um debate organizado pela IGS/Brasil, que articulou uma mesa redonda sobre o tema A difusão dos estudos gramscianos na América Latina e os desafios contemporâneos. A divulgação dos resultados ganha força com a publicação de uma coletânea intitulada Gramsci, Cultura e Luta de Classes na América Latina através da Editora Expressão Popular/São Paulo, lançada em 2022 durante a III CGRAM. Essa terceira versão do evento foi realizada de 09 a 11 de novembro de 2022, com tema central Luta por hegemonia na formação da consciência crítica: lições de Gramsci para o Brasil hoje, também na modalidade on-line em decorrência da necessidade de manter os cuidados sanitários de controle da pandemia Covid-19. Nas três versões foram divulgados anais com ISSN 2764-1074 (Online), na página do GSERMS (www.gserms.ufma.br/conferência/) e a partir da IICGRAM além dos anais, a divulgação dos resultados conta com a publicação de uma coletânea.
Objetivo Geral:
- Contribuir para o aprofundamento dos estudos e difusão da obra e vida de Antonio Gramsci (1891-1937), com ênfase na análise da crise da hegemonia mundial e a necessidade histórica de construção de uma nova hegemonia, como estratégia emancipatória dos subalternos.
Objetivos Específicos:
- Aprofundar o debate sobre os processos concretos de luta na construção de uma outra hegemonia pelos subalternos;
- Aprofundar a análise sobre a contribuição de Gramsci ao Serviço Social brasileiro e ao debate sobre a categoria ético-político;
- Oportunizar articulação com associações nacionais ligadas à IGS/Brasil, com outras associações, entidades e grupos gramscianos no âmbito nacional e internacional bem como com organizações e movimentos sociais populares;
- Adensar a análise sobre a crise da hegemonia mundial e o avanço das relações multilaterais, com destaque para a inserção da América Latina na luta de hegemonias entre nações ou bloco de nações;
- Oportunizar a troca e o aprofundamento das produções em torno da vida, a obra e o pensamento de Gramsci no Brasil, no âmbito intelectual, cultural, político e social;
- Possibilitar o debate dos grandes temas de natureza política, cultural, intelectual, histórica, sociológica a partir da perspectiva gramsciana em suas diversas vertentes interpretativas;
- Propor mecanismos de acesso do público brasileiro à bibliografia gramsciana publicada em âmbito nacional e internacional.
Público alvo:
Professoras, professores, pesquisadoras, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, participantes de movimentos sociais interessados na temática do evento.
Obs.: Para submissão de trabalhos, a plataforma cobra uma taxa de R$ 4,99 por submissão.