O IV
CONGRESSO BRASILEIRO DE FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL DA ANSIEDADE / IV ENCONTRO
NACIONAL DE PESQUISA QUALITATIVA, com a temática central: ZELO EM TEMPOS DE
VIRTUALIDADE será realizado de 26-28/11/2024 pela linha
de pesquisas Fenomenologia teoria e clínica do Programa de Pós-graduação em
Psicologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal
do Pará.
Os
eventos consolidam sua potência e vitalidade no contexto geográfico heterogêneo
da Amazônia brasileira, diverso e rico em saberes nas formas de conhecimento
original ligado às populações tradicionais e a ciência voltada –
exclusivamente, para a humanização, sendo o PPGP/UFPA a sede da rede de
pesquisadoras e pesquisadores que articulam o desenvolvimento de produtos
originais que refletem as características da Psicologia e das Interfaces em
Saúde, Educação, Terapia Ocupacional e Filosofia Fenomenológica.
Contaremos três conferências principais: duas internacionais: do Prof. Dr. Victor Amorin Rodrigues – ISPA/Lisboa; do Prof. Dr. Mario Cardano da Universidade de Turim/Itália; e a nacional do Prof. Dr. Rui Josgrilberg da Universidade Metodista/ SP.
Teremos a participação da equipe da Linha de pesquisa: Profa. Dra. Adelma Pimentel; Profa. Dra. Maria de Nazareth Malcher; Prof. Dr. Cezar Luis Seibt; Profa. Dra. kamilly Vale; Prof. Dr. Antonio Sérgio Nunes e Prof. Dr. Victor Cavalero.
O debate é propositivo: além de refletir enseja oferecer ações que ampliem o Cuidar na forma de Zelo, uma urgência neste século permeado por inúmeras contradições para a vida humana, e por enfatizar a técnica em detrimento da igualdade. No contexto da virtualidade tem-se várias preocupações, aqui situamos um trecho do prompt da obra Ética na Inteligência Artificial de Mark Coeckelbergh, (2023, Editora PUC/RJ), tradução de Clarisse de Souza, Edgar Lyra, Matheus Ferreira e Waldyr Delgado:
"Talvez o desenvolvimento tecnológico mais proeminente em ética na IA tenha sido o rápido avanço dos modelos gerativos de linguagem, como o ChatGPT, Bing e outros. Esses modelos têm ocupado a linha de frente das pesquisas mais recentes, e suas capacidades estão em verdadeira escalada. Eles são capazes de gerar texto virtualmente indistinguível da escrita humana, sendo usados para uma ampla gama de aplicações, incluindo tradução, criação de conteúdo e mesmo chat bots. Mas, à medida que esses modelos de linguagem se tornam mais sofisticados, eles levantam novos desafios éticos e políticos, que precisam ser discutidos. O tema chave é o potencial para enviesamento das bases de dados usadas para treinar os modelos. Por exemplo, se um modelo é treinado com textos predominantemente escritos por homens, ele pode aprender a reproduzir estereótipos e vieses de gênero. Outro ponto é o potencial de uso desses modelos para propósitos maliciosos, tais como promover desinformação ou perpetuar discursos de ódio. " (2023)
O pequeno trecho indica a relevância do congresso em que a dignidade da saúde humana; a ansiedade; a violência virtual contra mulheres e o respeito a alteridade serão focalizados pel@s conferencistas e debatedor@s.
Inscreva-se com apresentação de trabalho. É muito simples, siga as orientações:
O/A primeiro/a autor deve estar com a inscrição paga ao submeter o trabalho; Cada participante poderá apresentar 1 (trabalho), e figurar na co-autoria em até dois trabalhos.
Deverá(ão) ser encaminhado(s) o(s) arquivo(s) com o(s) resumo(s) e identificação de autoria, com máximo de 3 autores. Redija seu resumo em parágrafo único de texto, com entre 2000 a 2.500 caracteres (incluindo os espaços entre palavras). O título não conta no número de caracteres; o espaçamento entre linhas é simples e justificado;, a fonte é Times New Roman, 12 pontos. Todos os detalhes estão em documentos anexos.
Sua presença é indispensável.