IV Semana Internacional sobre Educação, Direitos Humanos, Diversidade Sexual e Gênero

IV Semana Internacional sobre Educação, Direitos Humanos, Diversidade Sexual e Gênero

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Sobre o evento

A IV Semana da Educação, Direitos Humanos, Diversidade Sexual e Gênero possui um objetivo claro: despertar o interesse da sociedade por temas tão importantes e relevantes, essa semana se consolida como um farol de conhecimento e conscientização.

Acreditamos, firmemente, que a Educação é a chave para uma sociedade mais inclusiva, igualitária e respeitosa. Ela é a base sólida sobre a qual construímos um futuro mais promissor para todos. Nesse contexto, a IV Semana da Educação, Direitos Humanos, Diversidade Sexual e Gênero reafirma o compromisso de promover a discussão e a reflexão sobre esses pilares fundamentais da sociedade.

Na I Semana (2023), tivemos a honra de contar com a participação de 185 inscrites, vindos de todas as regiões do país. Neste mesmo caminho, na II Semana, realizada em março de 2024, tivemos mais de 220 inscrites e aproximadamente 90 comunicações orais aprovadas e apresentadas. Esse intercâmbio de conhecimento e experiências enriqueceu os debates e aprofundou nossa compreensão desses temas complexos. Por fim, a III Semana, que aconteceu no segundo semestre de 2024, tivemos 249 inscrites e 115 trabalhos aprovados.

Nesta edição, pretendemos ir além. A IV Semana será um espaço para a ampliação dessas conversas, abordando desafios atuais e emergentes. Traremos à luz a importância da Educação na promoção dos Direitos Humanos, no combate à discriminação de gênero e orientação sexual, e na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

A IV Semana da Educação, Direitos Humanos, Diversidade Sexual e Gênero é uma oportunidade única para unir pessoas de diferentes origens, crenças e perspectivas em prol de um objetivo comum: construir um mundo mais justo e igualitário. Junte-se a nós nessa jornada de aprendizado e ação. Sua participação é fundamental para tornar a mudança que almejamos uma realidade. Afinal, juntes somos mais fortes e capazes de superar desafios e preconceitos, e construir um futuro mais brilhante.

Inscrições

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Atividades

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Convidades

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Grupos Temáticos

GT01: A diversidade no ambiente escolar e não-escolar;
GT02: Perspectivas e Desafios do Feminismo
GT03: Cibercultura, Gênero e Sexualidade
GT04: Gênero, Sexualidade e Religião
GT05: Gênero, Sexualidade e Política
GT06: Gênero, Sexualidade e Formação Inicial e Continuada Docente
GT07: Migração e Direitos Humanos
GT08: Direitos Humanos na Era Digital
GT09: Direitos Humanos e Justiça Social
GT10: Liberdade de Expressão e Direitos Humanos
GT11: Direitos Humanos, Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
GT12: Direitos Humanos e Saúde da População LGBT+
GT13: Literatura, Gênero e Sexualidade
GT14: Gênero, Sexualidade, Direitos Humanos e Raça
GT15: Direitos Humanos e a População em Situação de Rua
GT16: Gênero, Sexualidade e a População em Situação de Rua


Submissão de Resumo Expandido - Comunicações Orais

  1. Submissão do Resumo Expandido: NOVO PRAZO: 24 DE FEVEREIRO DE 2025.

  2. Template: https://docs.google.com/document/d/1xkanE3GQBu3p6SBmuM20MclFJ8lTj2Mj/edit?usp=sharing&ouid=105314910597844392718&rtpof=true&sd=true

  3. O título deve ser em fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, espaçamento simples, centralizado;

  4. As palavras do título devem ser escritas em letra maiúscula e as palavras após o uso de dois pontos, se houver, devem ser com letras minúsculas, exceto para nomes próprios em que a primeira letra de cada nome deve ser em maiúscula;

  5. Inserir 2 (dois) espaços simples entre o Título e o(s) Nome(s) do(s) Autor(es);

  6. Nome dos autores deve ser em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, negrito, alinhado à direita, sendo apenas a primeira letra de cada nome em maiúscula e inserir nota de rodapé para cada Autor em fonte Times New Roman 10, alinhamento justificado, com indicação de função, instituição e e-mail, conforme exemplo no texto;

  7. Inserir 2(dois) espaços simples entre o(s) Nome(s) dos autor(es);

  8. Inserir 1 (um) espaço simples entre o(s) Nome(s) do(s) autor(es) e o texto do RESUMO EXPANDIDO;

  9. A cada subtítulo/seção, se existir, inserir 1 (uma) linha antes e 1 (uma) linha depois, com espaço de 1,5;

  10. Não utilizar notas de rodapé que são simplesmente referências bibliográficas.  As notas de rodapé devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas e alinhamento justificado;

  11. Quando necessário para completar ou esclarecer o texto, inserir Desenhos, Esquemas, Figuras, Fotografias, Quadros e Tabelas que devem acompanhar Título e Fonte e numerados em sequência conforme o tipo;

  12. As REFERÊNCIAS listadas devem ser apresentadas em ordem alfabética e obedecer às normas atuais da ABNT.

  13. Inserir 1 (uma) linhas antes e 1 (uma) linha depois das REFERÊNCIAS;

  14. Elencar no mínimo 3 (três) palavras-chave;

  15. A precisão e veracidade das citações bibliográficas são de responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho. Obrigatoriamente as citações feitas no texto devem constar nas REFERÊNCIAS.

  16. O RESUMO EXPANDIDO deve ser submetido para a Comissão Científica através do formulário seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/9iweSyAjCa1k1gm79. No formulário deve haver o envio de dois arquivos em extensão .docx ou .doc: um sem identificação e outro com identificação.

  17. Cada inscrites pode participar como autor ou co-autor no máximo em 03 submissões.

  18. Todes devem estar inscrites no evento.

  19. A apresentação será pela plataforma Google Meet.

  20. Serão aceitas submissões em Português, Inglês e Espanhol

  21. Para que o resumo expandido seja publicado, é necessário que ao menos um dos autores realize a apresentação na data e horário estabelecidos, por meio do Google Meet.

  22. Dúvidas, serem encaminhadas para o seguinte e-mail: direitoshumanoseeducação@gmail.com

Submissão de Oficina

1. Submissão de Oficina: até 10 de fevereiro de 2025.

2. A atividade poderá ser proposta por até três proponentes inscrites no evento, sendo que, ao menos um deles deve estar cursando, no mínimo, o mestrado.

3. A atividade terá duração de até 01 horas.

4. Para enviar uma proposta, todes autores, quando houver, devem estar previamente inscrites no evento.

5. Cada proponente somente poderá realizar uma submissão de proposta para oficina.

6. Deverão ser preenchidas as perguntas presentes no formulário, ou seja, não será necessário enviar documentos adicionais.

6. O formulário inclui, além das informações sobre os proponentes, os seguintes campos: nome da oficina, apresentação da oficina, objetivos da oficina, justificativa da oficina e o Grupo de Trabalho (GT) ao qual a oficina se enquadra.

7. Link do formulário: https://forms.gle/Y9zKd6zc1Y4uiACa6

Comissão Científica

Jonathan Machado Domingues (UNIFESP)
Aila Nascimento (UNIFESP)
Ivone Lemos (UNIFESP)
Pedro Brigido (UNITAU)
Matheus Reuter Sena (OAB Niterói/UERJ)
Douglas Verbicaro (UFRR)
Aline Daniele Hoepers (TJSP)

Realização & Apoio

Realização: Projeto Direitos Humanos e Educação

Apoio: Laboratório de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade - Universidade Federal de Roraima

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