IV Congresso de Ciências da Saúde (IV ConCiS)
VI Encontro de Medicina da FAMED (VI EMED)
Comemorando os 5 anos do PPGCS/UFVJM
O Congresso de Ciências da Saúde (ConCiS), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), chega à sua 4ª edição consolidando como um espaço de troca de conhecimento, inovação e integração entre estudantes, pesquisadores e profissionais da área da saúde. Em 2025, celebramos um marco especial: os 5 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), um pilar essencial para o avanço da pesquisa e formação de novos cientistas na instituição. Concomitante ao IV ConCiS, será realizado o VI Encontro da FAMED (VI EMED), um evento que também busca integrar os alunos da graduação em Medicina com os avanços e desafios na área de saúde.
Desde sua primeira edição, o ConCiS tem se destacado como um evento de referência, reunindo participantes de diversas áreas das Ciências da Saúde para compartilhar descobertas, discutir desafios e fortalecer redes de colaboração. Em 2024, comemoramos os 10 anos da Faculdade de Medicina da UFVJM, reafirmando o compromisso da instituição com o ensino e a pesquisa. Agora, em 2025, o evento celebra o crescimento e a consolidação do PPGCS, evidenciando sua contribuição para a produção científica e o impacto na saúde da população.
Nesta edição especial, o ConCiS trará uma programação diversificada, com palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, minicursos e oficinas, abordando temas emergentes e desafios contemporâneos da área da saúde. Será uma oportunidade única para refletir sobre os avanços alcançados e projetar o futuro da pesquisa e da formação acadêmica.
Para mais informações acesso nosso Instagram
Programação de Apresentação dos Trabalhos e Normas Gerais
Período de submissão: 17/03 a 26/04/2025 (prorrogado!)
Avaliação pela Comissão Cientifica: 27/04 a 11/05/2025
Resultado da Avaliação: 16/05/2025
Divulgação da Modalidade de Apresentação (Oral ou Pôster): 23/05/2025
O evento terá a seguinte modalidade para o envio de trabalhos
Resumos (obrigatoriamente com 1 página): Este formato é recomendado para trabalhos que já possuem resultados em andamento ou consolidados em projetos de pesquisa, ensino ou extensão. Ele também é adequado para relatos de experiências práticas ou vivências específicas relacionadas a um campo acadêmico, especialmente na área de Ensino ou Extensão. Além disso, são aceitos Relatos de Casos, os quais descrevem situações clínicas específicas, geralmente incomuns, interessantes ou educativas, onde o propósito desses relatos é compartilhar informações sobre diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes, contribuindo para o avanço da prática clínica e pesquisa médica.
Os trabalhos devem seguir o template de Resumos disponibilizado pela Comissão Científica, e devem ser submetidos em formato de arquivo (.pdf). É essencial que o resumo contenha as seguintes seções: Introdução, Objetivo, Metodologia ou Descrição do caso, Resultados e Discussão ou Relato de Experiência e Conclusão ou Considerações Finais (especificando essas seções no corpo do texto).
O resumo não deve exceder a 1 página. A inserção de arte na forma de tabelas e figuras são facultativas.
Não há um limite máximo de palavras, mas os resumos não podem ultrapassar uma página.
Esta modalidade de Resumos está dividida em duas categorias:
a) Resumos da Graduação: Destinado a trabalhos desenvolvidos principalmente por alunos de graduação, especialmente aqueles bolsistas (Proae, Pibic, Pibiti, Pibex, etc.), ou voluntários.
b) Resumos da Pós-Graduação (Residência, Mestrado ou Doutorado): Voltado para trabalhos realizados por residentes ou pós-graduandos ou pós-doc.
Para incentivar a internacionalização do evento e ampliar a visibilidade da produção científica dos trabalhos desenvolvidos na Instituição, o IV ConCiS e o VI EMED aceitarão, nesta edição, a submissão e apresentação de trabalhos em língua estrangeira (inglês). Os autores que optarem por essa modalidade, deverão no ato da submissão anexar seu(s) resumo(s) escrito(s) neste idioma. Neste caso, tais trabalhos estarão automaticamente concorrendo ao prêmio de melhor trabalho da categoria internacional. Essa iniciativa fortalece a inserção global da UFVJM, promove a troca de conhecimentos em âmbito internacional e prepara nossos pesquisadores para futuras colaborações e oportunidades acadêmicas. Encorajamos todos os participantes a abraçarem essa oportunidade e contribuírem para a expansão do impacto científico da nossa instituição.
Informações gerais:
- Para cada trabalho ou projeto submetido será cobrado um valor de R$ 16,98 (dezesseis reais e noventa e oito centavos). Esta taxa é definida pelo website para fins da plataforma de submissão, gerenciamento das avaliações e geração dos Anais do Evento.
- Poderão ser submetidos até 2 (dois) trabalhos por inscrição, sendo que não há limite para o número de autores ou coautores nos trabalhos.