INFORMAÇÕES
IMPORTANTES:
- Fiquem atentos as novas datas;
- A submissão de trabalhos foi prorrogada para o dia 02/04/2019.
DATAS IMPORTANTES
- 15 de Outubro de 2018: Início das submissões dos trabalhos;
- 02 de Abril de 2019: Encerramento das submissões dos
trabalhos;
- 19 de Abril de 2019: Data limite do parecer final do
comitê científico.
INSTRUÇÕES GERAIS
·
Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de RESUMO EXPANDIDO, para
o envio do resumo, deverá ser utilizado o modelo disponibilizado nas “REGRAS DE
SUBMISSÃO”, no link “QUERO SUBMETER TRABALHO”.
·
O resumo expandido deverá
ter no mínimo 3 páginas e no máximo 4 (quatro) páginas;
·
Cada inscrição confere o direito
de submissão de até 02 (dois) trabalhos;
·
Pelo menos um dos autores, incluídos no
trabalho, deverá ter sua inscrição confirmada no evento;
·
Não há restrições quanto ao número de coautorias.
·
A apresentação dos trabalhos aprovados poderá ser na forma de pôsteres ou
oral.
·
A apresentação do trabalho na forma de pôster poderá ser feita pelo autor
ou qualquer um dos coautores.
LINHAS TEMÁTICAS E
SIGLAS UTILIZADAS NO IV JEA PARA ENVIO DE TRABALHOS:
1) Ações extensionistas na cadeia produtiva de
alimentos (EXT);
2) Análise e caracterização de alimentos (ACA);
3) Bioprocessos e bioengenharia (BIO);
4) Controle de qualidade e segurança alimentar (CQA)
5) Desenvolvimento de novos produtos e processos
(DNP);
6) Engenharia de processos alimentares (EPA);
7) Nutrição e saúde pública (NSP);
8) Tecnologia
de produtos alimentares (TPA).
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO
DO RESUMO EXPANDIDO
- Para a submissão de trabalhos acessar o link “QUERO
SUBMETER TRABALHO”, na página do evento (www.even3.com.br/IVJEA).
- Os trabalhos deverão seguir o modelo
disponibilizado nas “REGRAS DE SUBMISSÃO”.
- Ao submeter o resumo
expandido, o autor deve:
- Classificá-lo de acordo com as áreas temáticas propostas no tópico
acima “Linhas temáticas e siglas utilizadas no IV
JEA para envio de trabalhos”.
- Introduzir o título
do trabalho.
- Anexar dois
arquivos: um arquivo IDENTIFICADO e outro NÃO IDENTIFICADO (não colocar o
nome dos autores, nem os dados da instituição e e-mail dos mesmos)
no formato .doc
ou .docx. Caso haja alguma identificação, o trabalho
será não aprovado.
- Para
codificação dos trabalhos sugere-se colocar a sigla do evento, seguida
das iniciais do nome do responsável pelo trabalho e por último a sigla I
de identificado e NI de não identificado, por exemplo: IVJEA_MSN_I (para o trabalho identificado) e IVJEA_MSN_NI (para o trabalho não identificado).
- Adicionar
os nomes dos autores e escolher o responsável pela apresentação.
INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO
- O
trabalho deve ser constituído das seguintes partes: título, nome dos
autores (somente no trabalho
identificado), vínculo institucional, resumo com palavras-chave,
introdução com os objetivos no último parágrafo, material e métodos,
resultados e discussão, conclusão, agradecimentos (opcional) e referências.
- Serão
aceitos somente trabalhos científicos, portanto, não serão aceitos trabalhos
na forma de revisão de literatura.
- FORMATAÇÃO:
- O
trabalho deve ser redigido em língua
portuguesa, em papel no formato A4 (21 x 29,7 cm), orientação
retrato, margens superior,
inferior, esquerda e direita com 2,0 cm cada, alinhamento
justificado, com fonte na cor
preta para o texto. Somente em ilustrações são permitidas outras cores.
- A
fonte utilizada na digitação do trabalho deve ser Times New Roman 12, fontes
de ilustrações e de tabelas, poderão apresentar um tamanho menor (Times
New Roman 10). As expressões estrangeiras devem ser grafadas em itálico.
- Para
o texto utilizar espaçamento de 1,5 entre linhas. Para figuras e tabelas
pode-se utilizar espaçamento simples entre linhas.
- O
trabalho deverá apresentar um número de 3 (mínimo) a 4 (máximo) páginas.
- Para
o título utilizar negrito, alinhamento centralizado, primeira letra em
maiúsculo e demais em minúsculo.
- Após
o resumo deverão ser indicadas de três a cinco palavras-chave.
- Para
os resultados e discussão serão permitidos gráficos, figuras e tabelas. Não
há limites para as ilustrações, desde que o trabalho apresente o número
máximo de páginas exigidas e os resultados e discussões estejam claros. A identificação das figuras, gráficos e tabelas deve
figurar acima dos mesmos. No texto,
as designações de figuras, quadros e tabelas devem ser informadas em forma
cursiva, ex: Quadro 1, Tabela 1.
- As unidades de medida devem
seguir o sistema internacional.
- As citações devem estar de
acordo com as normas da NBR 10520/2002 da ABNT.
- As
referências devem seguir a NBR 6023/2002 da ABNT.
DA AVALIAÇÃO DOS
TRABALHOS E RESULTADOS
- A avaliação dos trabalhos
será realizada, por colaboradores ad hoc, tendo o parecer
dado como “APROVADO” ou “NÃO
APROVADO”;
- O Resultado final das
avaliações dos trabalhos está previsto para 19/04/2019, podendo ser
alterado sem comunicação prévia, pela Comissão Científica;
- Os trabalhos aprovados serão
publicados nos anais do Evento e disponibilizados em formato .pdf no sítio
eletrônico do evento;
- O conteúdo do trabalho
submetido e aprovado é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
- Para cada trabalho
apresentado será fornecido um certificado contendo o título do mesmo e os
nomes dos autores, bem como a categoria que o trabalho foi apresentado
(oral ou pôster);
- As apresentações ocorrerão nas
modalidades de Comunicação Oral e Pôster;
- Cabe aos revisores a escolha
da modalidade da apresentação de cada trabalho;
- Comunicação oral: O
apresentador terá a sua disposição Data Show e computador. O apresentador
terá no máximo até 10 (dez) minutos para exposição e mais 05 (cinco)
minutos para arguição da banca examinadora e público presente. As
apresentações na forma de comunicação oral deverão ser entregues via e-mail jea@ict.ufvjm.edu.br até às 22h
do dia 21/05, para que não haja tumulto nem atraso nas apresentações. Os formatos
preferencialmente aceitos serão .ppt, .pps e odp. Os slides devem ser
legíveis e com fundo claro. A comissão organizadora não se responsabiliza
por arquivos corrompidos ou danificados;
- Pôster: A
disposição do painel obedecerá a numeração definida pela comissão
organizadora do evento, cujo critério será a área correspondente e a
categoria indicada pelos autores. O painel deverá ser montado no dia
da apresentação, com 30 (trinta) minutos de antecedência e permanecer
afixado até o final da apresentação. O horário de apresentação será
previamente estabelecido e divulgado na página do evento;
- Pelo menos um dos autores
deverá permanecer junto ao seu painel no horário estabelecido para
apresentação. Caso o apresentador não esteja presente junto ao painel no
horário estabelecido, será facultado à Comissão Organizadora o direito de
não fornecer o certificado de apresentação;
- A dimensão máxima será de
90 x 120 cm. O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo aprovado e
em letras maiúsculas que permitam sua leitura a 3 metros de distância.
Abaixo do título e, com letras menores, deve aparecer: nomes dos autores,
laboratório/departamento, instituição, apoio financeiro, cidade e estado.
O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado. O
corpo dos painéis deverão conter a introdução do trabalho, objetivos do
trabalho, abordagem (métodos/atividades realizadas), resultados ou
impactos das ações realizadas, conclusão/considerações finais,
referências (quando couber). O corpo do texto deve ser feito de
preferência com o mínimo possível de texto (sugere-se fonte com tamanho
20) e o máximo possível de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas).
Sugere-se que as conclusões sejam em forma de itens. Estimula-se a criatividade
na apresentação dos painéis. O modelo de pôster poderá ser visualizado
nas regras de submissão.
- O
pôster deverá conter no canto superior direito o número de apresentação.
- Deverão ser evitados
quaisquer materiais que danifiquem os painéis e seus suportes. Como o suporte para fixação do pôster será um tripé, é imprescindível a confecção do pôster com CANALETAS para exposição dos trabalhos;
- Caso o apresentador não
esteja presente no horário estabelecido, será facultado à Comissão
Organizadora o direito de não fornecer o certificado de apresentação.
PREMIAÇÃO
- A comissão científica selecionará os melhores
trabalhos, os quais serão premiados no encerramento do evento. As
premiações ocorrerão tanto para a forma de apresentação de Pôster, bem
como de Comunicação Oral;
- A premiação dada a um trabalho será na forma
de certificados com Menção Honrosa, contendo o título do trabalho e nome
dos respectivos autores.