IV JEA - Jornada Regional Sudeste de Engenharia de Alimentos

IV JEA - Jornada Regional Sudeste de Engenharia de Alimentos

presencial Teatro Municipal Santa Izabel - Diamantina - Minas Gerais - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento


É com grande satisfação que o Curso de Engenharia de Alimentos do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM vem divulgar a IV Jornada de Engenharia de Alimentos, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de maio de 2019, como o tema:


“Inovação e Sustentabilidade na Indústria de Alimentos”


O IV JEA, através de suas apresentações - palestras, minicursos, exposição de pôsteres, apresentações de trabalhos, se propõe a mostrar os avanços no desenvolvimento de produtos e processos alimentícios, e a apresentar os atuais desafios da indústria e da pesquisa, nos diversos setores de agronegócios e indústria de alimentos. Este evento objetiva: atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre desenvolvimento tecnológico-científico e inovações do mercado de alimentos; divulgar trabalhos científicos; e estimular a participação de jovens pesquisadores.


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Escolha seu minicurso

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Cronograma




Trabalhos

Cabe aos REVISORES a escolha da modalidade da apresentação de cada trabalho (Oral ou Pôster)

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  • Fiquem atentos as novas datas;
  • A submissão de trabalhos foi prorrogada para o dia 02/04/2019.



DATAS IMPORTANTES

 

  • 15 de Outubro de 2018: Início das submissões dos trabalhos;
  • 02 de Abril de 2019: Encerramento das submissões dos trabalhos;
  • 19 de Abril de 2019: Data limite do parecer final do comitê científico.

INSTRUÇÕES GERAIS

·         Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de RESUMO EXPANDIDO, para o envio do resumo, deverá ser utilizado o modelo disponibilizado nas “REGRAS DE SUBMISSÃO”, no link “QUERO SUBMETER TRABALHO”.

·         O resumo expandido deverá ter no mínimo 3 páginas e no máximo 4 (quatro) páginas;

·         Cada inscrição confere o direito de submissão de até 02 (dois) trabalhos;

·         Pelo menos um dos autores, incluídos no trabalho, deverá ter sua inscrição confirmada no evento;

·         Não há restrições quanto ao número de coautorias. 

·         A apresentação dos trabalhos aprovados poderá ser na forma de pôsteres ou oral.

·         A apresentação do trabalho na forma de pôster poderá ser feita pelo autor ou qualquer um dos coautores.


 LINHAS TEMÁTICAS E SIGLAS UTILIZADAS NO IV JEA PARA ENVIO DE TRABALHOS:


1) Ações extensionistas na cadeia produtiva de alimentos (EXT);

2) Análise e caracterização de alimentos (ACA);

3) Bioprocessos e bioengenharia (BIO);

4) Controle de qualidade e segurança alimentar (CQA)

5) Desenvolvimento de novos produtos e processos (DNP);

6) Engenharia de processos alimentares (EPA);

7) Nutrição e saúde pública (NSP);

8) Tecnologia de produtos alimentares (TPA).


 INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO


  • Para a submissão de trabalhos acessar o link “QUERO SUBMETER TRABALHO”, na página do evento (www.even3.com.br/IVJEA).
  • Os trabalhos deverão seguir o modelo disponibilizado nas “REGRAS DE SUBMISSÃO”.
  • Ao submeter o resumo expandido, o autor deve:
    • Classificá-lo de acordo com as áreas temáticas propostas no tópico acima “Linhas temáticas e siglas utilizadas no IV JEA para envio de trabalhos”.
    • Introduzir o título do trabalho.
    • Anexar dois arquivos: um arquivo IDENTIFICADO e outro NÃO IDENTIFICADO (não colocar o nome dos autores, nem os dados da instituição e e-mail dos mesmos) no formato .doc ou .docx. Caso haja alguma identificação, o trabalho será não aprovado.
    • Para codificação dos trabalhos sugere-se colocar a sigla do evento, seguida das iniciais do nome do responsável pelo trabalho e por último a sigla I de identificado e NI de não identificado, por exemplo: IVJEA_MSN_I (para o trabalho identificado) e IVJEA_MSN_NI (para o trabalho não identificado).
    • Adicionar os nomes dos autores e escolher o responsável pela apresentação.


INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO


  • O trabalho deve ser constituído das seguintes partes: título, nome dos autores (somente no trabalho identificado), vínculo institucional, resumo com palavras-chave, introdução com os objetivos no último parágrafo, material e métodos, resultados e discussão, conclusão, agradecimentos (opcional) e referências.
  • Serão aceitos somente trabalhos científicos, portanto, não serão aceitos trabalhos na forma de revisão de literatura.
  • FORMATAÇÃO:
  • O trabalho deve ser redigido em língua portuguesa, em papel no formato A4 (21 x 29,7 cm), orientação retrato, margens superior, inferior, esquerda e direita com 2,0 cm cada, alinhamento justificado, com fonte na cor preta para o texto. Somente em ilustrações são permitidas outras cores.
  • A fonte utilizada na digitação do trabalho deve ser Times New Roman 12, fontes de ilustrações e de tabelas, poderão apresentar um tamanho menor (Times New Roman 10). As expressões estrangeiras devem ser grafadas em itálico.
  • Para o texto utilizar espaçamento de 1,5 entre linhas. Para figuras e tabelas pode-se utilizar espaçamento simples entre linhas.
  • O trabalho deverá apresentar um número de 3 (mínimo) a 4 (máximo) páginas.
  • Para o título utilizar negrito, alinhamento centralizado, primeira letra em maiúsculo e demais em minúsculo.
  • Após o resumo deverão ser indicadas de três a cinco palavras-chave.
  • Para os resultados e discussão serão permitidos gráficos, figuras e tabelas. Não há limites para as ilustrações, desde que o trabalho apresente o número máximo de páginas exigidas e os resultados e discussões estejam claros. A identificação das figuras, gráficos e tabelas deve figurar acima dos mesmos.  No texto, as designações de figuras, quadros e tabelas devem ser informadas em forma cursiva, ex: Quadro 1, Tabela 1.
  • As unidades de medida devem seguir o sistema internacional.
  • As citações devem estar de acordo com as normas da NBR 10520/2002 da ABNT.
  • As referências devem seguir a NBR 6023/2002 da ABNT.


DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS E RESULTADOS


  • A avaliação dos trabalhos será realizada, por colaboradores ad hoc, tendo o parecer dado como “APROVADO”  ou “NÃO APROVADO”;
  • O Resultado final das avaliações dos trabalhos está previsto para 19/04/2019, podendo ser alterado sem comunicação prévia, pela Comissão Científica;
  • Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do Evento e disponibilizados em formato .pdf no sítio eletrônico do evento;
  • O conteúdo do trabalho submetido e aprovado é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).


DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS


  • Para cada trabalho apresentado será fornecido um certificado contendo o título do mesmo e os nomes dos autores, bem como a categoria que o trabalho foi apresentado (oral ou pôster);
  • As apresentações ocorrerão nas modalidades de Comunicação Oral e Pôster;
  • Cabe aos revisores a escolha da modalidade da apresentação de cada trabalho;
  • Comunicação oral: O apresentador terá a sua disposição Data Show e computador. O apresentador terá no máximo até 10 (dez) minutos para exposição e mais 05 (cinco) minutos para arguição da banca examinadora e público presente. As apresentações na forma de comunicação oral deverão ser entregues via e-mail jea@ict.ufvjm.edu.br até às 22h do dia 21/05, para que não haja tumulto nem atraso nas apresentações. Os formatos preferencialmente aceitos serão .ppt, .pps e odp. Os slides devem ser legíveis e com fundo claro. A comissão organizadora não se responsabiliza por arquivos corrompidos ou danificados;
  • Pôster: A disposição do painel obedecerá a numeração definida pela comissão organizadora do evento, cujo critério será a área correspondente e a categoria indicada pelos autores. O painel deverá ser montado no dia da apresentação, com 30 (trinta) minutos de antecedência e permanecer afixado até o final da apresentação. O horário de apresentação será previamente estabelecido e divulgado na página do evento;
    • Pelo menos um dos autores deverá permanecer junto ao seu painel no horário estabelecido para apresentação. Caso o apresentador não esteja presente junto ao painel no horário estabelecido, será facultado à Comissão Organizadora o direito de não fornecer o certificado de apresentação;
    • A dimensão máxima será de 90 x 120 cm. O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo aprovado e em letras maiúsculas que permitam sua leitura a 3 metros de distância. Abaixo do título e, com letras menores, deve aparecer: nomes dos autores, laboratório/departamento, instituição, apoio financeiro, cidade e estado. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado. O corpo dos painéis deverão conter a introdução do trabalho, objetivos do trabalho, abordagem (métodos/atividades realizadas), resultados ou impactos das ações realizadas, conclusão/considerações finais, referências (quando couber). O corpo do texto deve ser feito de preferência com o mínimo possível de texto (sugere-se fonte com tamanho 20) e o máximo possível de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Sugere-se que as conclusões sejam em forma de itens. Estimula-se a criatividade na apresentação dos painéis. O modelo de pôster poderá ser visualizado nas regras de submissão.
    • O pôster deverá conter no canto superior direito o número de apresentação.
    • Deverão ser evitados quaisquer materiais que danifiquem os painéis e seus suportes. Como o suporte para fixação do pôster será um tripé, é imprescindível a confecção do pôster com  CANALETAS para exposição dos trabalhos;
    • Caso o apresentador não esteja presente no horário estabelecido, será facultado à Comissão Organizadora o direito de não fornecer o certificado de apresentação.


PREMIAÇÃO


  • A comissão científica selecionará os melhores trabalhos, os quais serão premiados no encerramento do evento. As premiações ocorrerão tanto para a forma de apresentação de Pôster, bem como de Comunicação Oral;
  • A premiação dada a um trabalho será na forma de certificados com Menção Honrosa, contendo o título do trabalho e nome dos respectivos autores.


 


Local do Evento

Apoio e Patrocínio

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}