O encontro, na sua quarta edição, pretende promover a reflexão, o debate e as ações propositivas voltadas a uma maior conscientização e envolvimento de professores de arte e demais áreas do conhecimento, pesquisadores e licenciandos, nas questões de preservação do meio ambiente; relações entre arte e natureza; estratégias de ensino e poéticas que reflitam vivências ecológicas e epistemologias latino-americanas.
Entendemos que há uma crise ética, social, ambiental, talvez mesmo uma crise de humanidade, nos dias atuais, que precisa ser analisada no sentido de procurarmos formas de estar em equilíbrio com o meio e com o outro. A paz, a sintonia social passa por nossas relações cotidianas, com a natureza e todos os seres.
O objetivo do evento constitui o debate em torno das questões emergentes da natureza em prol das práticas cotidianas que repensem nossa vida no planeta e da dignidade das relações humanas. Apostando na capacidade da arte como agente de transformação social e política, pretendemos compartilhar as experiências, por meio de mesas de conversa.
A formação em artes prevê um professor atuante e capaz de mediar nos temas que instigam a
contemporaneidade, como a relação da arte com o meio ambiente, prevista pelos parâmetros
de educação latino-americanos, de um modo geral. Justificamos a importância do evento para
atender esse quesito, bem como entendemos que é uma oportunidade para promover
intercâmbios e nos vermos como uma comunidade latino-americana e para corroborar a
valorização da arte/educação como área de conhecimento.