Templates para Submissões
RESUMO
A proposta do Resumo deve atender as especificações contidas no Modelo, sendo a formatação conforme o modelo mencionado, condição para a aceitação do texto. O conteúdo do resumo expandido, deve iniciar duas linhas abaixo dos dados de: autoria, GT e financiamento (se houver). O resumo deve conter de 3 a 5 páginas com limite máximo de 1800 palavras, considerando-se todo o conteúdo do trabalho, inclusive tabelas, ilustrações e referências. A fonte utilizada deverá ser Times tamanho 12, tendo seus títulos escritos em negrito, somente com a primeira letra em maiúsculo, alinhados à esquerda.
As citações devem estar de acordo com as normas recentes da ABNT, usando-se o sistema autor-data. Citações diretas longas (mais de três linhas) devem adotar fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento simples entre linhas, recuo de 4cm no parágrafo inteiro.
Os participantes deverão enviar as propostas de Resumos através desta plataforma (Even3), dentro dos prazos estabelecidos no cronograma da I Circular.
Serão emitidos Certificados de apresentação de trabalho, enviados por e-mail, para os autores que realizem a inscrição e se efetivamente estiverem presentes no evento e/ou online. Apenas um inscrito realizará a apresentação do seu trabalho no Grupo de Trabalho escolhido. A coautoria em trabalho sem a presença no evento não vincula ao recebimento do certificado de apresentação.
A Comissão Científica poderá reenquadrar o resumo em um outro Grupo de Trabalho ou cancelar o Grupo de Trabalho, se considerar necessário. Acesse:
MODELO DE RESUMO EXPANDIDO
Ementas dos Grupos de Trabalho (GT)
GT 1 - Redes Comunitárias e Governança Democrática na Amazônia (TEFÉ)
Coordenadores: Dr. Guilherme Gitahy de Figueiredo (PPGICH/UEA); Augusto Gomes Ferreira (Mestrando PPGICH); Gisele Castro Sena (Mestranda PPGICH); Suellen Amanda da Silva Freire (Mestranda PPGICH).
Ementa: O Grupo de Trabalho (GT) "Redes Comunitárias e Governança Democrática na Amazônia" tem como objetivo reunir pesquisadores, líderes comunitários, comunicadores populares, educomunicadores, ativistas e gestores públicos para discutir as dinâmicas e os desafios das redes comunitárias e grupos de comunicação na Amazônia. O GT está aberto a temas como a participação cidadã, a inclusão digital, a importância das comunidades nas tomadas de decisão, a sustentabilidade ambiental e as políticas públicas voltadas para a região amazônica. Além disso, serão explorados o papel da comunicação popular e da educomunicação como ferramentas essenciais para o fortalecimento da governança democrática e o empoderamento das comunidades locais.
GT 2 - Poéticas da floresta: protagonistas, cenas e cenários dos processos criativos amazônicos (TEFÉ)
Coordenador: Prof. Dr. Yomarley Lopes Holanda (UEA/ PPGICH).
Ementa: O presente Grupo de Trabalho objetiva reunir pesquisadores, artistas e estudantes das Ciências Humanas e Sociais para a tecitura de possibilidades interpretativas tendo a poética artística e suas ressonâncias como eixo norteador do debate. O GT, portanto, estará aberto às diversas conexões interdisciplinares que ressaltam os fazeres de mestres (as) da cultura popular, festividades tradicionais e contemporâneas, artesanias artísticas e redes poéticas que transformam a região numa verdadeira "cosmo-alegoria", nas palavras de Paes Loureiro (2001).
GT 3 - Cidadania, Relações de Poder e Configurações Sociais (MANAUS)
Coordenadores: Profa. Dra. Gimima Silva (PPGICH/UEA), Profa. Dra. Lúcia Puga (PPGICH/UEA), Prof. Dr Otávio Rios (PPGICH/UEA).
Ementa: Este GT tem como objetivo contemplar pesquisas que envolvam condições de vivência da cidadania de grupos sociais diversos, tais como: pessoas pretas, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, migrantes e LGBTQIA+. Assim poderão ser submetidos estudos que se proponham às seguintes análises: experiências estabelecidas em cenários urbanos ou rurais envoltos em relações de poder; experiências de promoção e/ou formação para o exercício da cidadania; relações estabelecidas entre migrantes e a sociedade local; e formas de representações, por meio de múltiplas linguagens artísticas (literatura, cinema, música, fotografia e pintura), desses sujeitos e grupos sociais objeto do GT.
GT 4 - Arte, Educação e Performances em contextos multiculturais (MANAUS)
Coordenadores: Prof. Dr. Luiz Davi Vieira (Tabihuni/PPGICH/UEA), Prof. Dr. Agenor Vasconcelos Neto (PPGSCA/UFAM).
Ementa: Este grupo de trabalho tem como objetivo refletir campos de atuação em pesquisa que estejam engendrados em multiculturalidades nas áreas das Arte (teatro, dança, música e performance arte), na Educação (educação básica, educação superior e educação contracoloniais) e Performances (antropologias da performance, Rituais, etnologia). Neste sentido, o GT visa compilar trabalhos de diferentes áreas do conhecimento que estejam investigando campos sensíveis do saber, olhares impolutos do afeto para as epistemologias contemporâneas. Portanto, aceitaremos apresentações performativas, performances artísticas, poesias encenadas e comunicações padrão (slides).
GT 5 - Patrimônio, Memórias e Identidades (MANAUS)
Coordenadores: Profa. Dra. Tatiana Pedrosa (PPGICH/UEA), Profa. Ma. Dayanne Dagnaisser (PPGICH/UEA) e Prof. Me. Samuel Lucena (SEC-AM, PPGH/UFAM).
Ementa: Este GT tem como objetivo reunir estudos voltados
para as temáticas do patrimônio, das memórias e das identidades, em suas
diferentes dimensões interdisciplinares e epistemológicas no campo dos estudos
culturais. Contempla, assim, contextos materiais e imateriais, históricos,
museais, sociais, orais, educacionais, de resistência, entre tantas outras
manifestações abrangentes da temática. O patrimônio designa os bens materiais e
imateriais ligados à herança cultural de um povo ou grupo, que inclui a
invenção, construção e transmissão de saberes; a memória, por sua vez,
apresenta-se como uma vivência condicionada aos processos de seleção, supressão
e esquecimento do passado presente do sujeito individual e coletivo; e no que
lhe diz respeito, a identidade é um termo polissêmico que se relaciona com a
concepção do indivíduo sobre si mesmo, do seu pertencimento e de sua afiliação
a grupos. Agrega-se também a este GT discussões que possibilitem ampliar os
conhecimentos acerca da identidade, da cultura e dos espaços físicos e sociais
dos povos amazônicos, propondo reflexões e análises acerca dos costumes, dos
hábitos, das crenças e da linguagem, com o objetivo de promover a valorização
dos saberes populares construídos na Amazônia, berço do evento. Apontando para
um processo de descolonização do pensamento, evidenciando a importância dos
conhecimentos tradicionais, bem como da riqueza cultural das atividades
desenvolvidas na região. Finalmente, as categorias culturais enfocadas são
também históricas, e, desse modo, muito próprias da região e de seus
habitantes, podendo contribuir para reflexões que evidenciem as particularidades
e diversidades da Amazônia enquanto espaço geográfico, imaginário e cultural.
GT 6 - Educação Ambiental, Cultura e Turismo (MANAUS)
Coordenadores: Profa Dra. Susy Simonetti (PPGICH/UEA), Profa. Dra. Glaubécia Teixeira (UEA), Profa. Dra. Edilza Laray (PPGICH/UEA).
Ementa: O GT pretende fomentar a reflexão sobre a educação ambiental, nos espaços formal e não formal, cultura e turismo, seja em áreas urbanas ou rurais. O debate visa também promover discussões sobre a função educadora do turismo, sobre os efeitos do turismo nas culturas e no ambiente natural, e as questões que envolvem o turismo de base comunitária e o etnoturismo.
GT 7 - História Oral, Metodologia de Pesquisa e Trajetórias de vida (MANAUS)
Coordenadores: Profa. Dra. Carla Monteiro de Souza (PPGICH/UEA e ProfHistória/UFRR); Prof. Me. Roger Kenned Repolho de Oliveira (PPGH/UFAM) e Prof. Me. César Aquino Bezerra (PPGH/UFAM).
Ementa: O objetivo deste GT é reunir pesquisas que utilizam ou pretendem utilizar a metodologia de História Oral em pesquisas na região Norte com o intuito de obterem novas perspectivas sobre narrativas de sujeitos visando ampliar suas discussões dentro do campo da pesquisa. Devido a metodologia de História Oral ser uma metodologia de pesquisa interdisciplinar, o GT está aberto para receber pesquisas de múltiplas ciências do campo das ciências humanas, como da História, Geografia, Ciências Sociais, Antropologia, Sociologia e outras. Portanto, propomos um debate dentro das discussões éticas e metodológicas da pesquisa com História oral no tempo presente, com os mais diversos sujeitos e narrativas para a compreensão da Amazônia.
GT 8 - Religiões, festas, folclore e cultura popular no Norte do Brasil (PARINTINS)
Coordenação: Prof. Dr. Diego Omar da Silveira (CESP/UEA).
Ementa: Os estudos recentes sobre a formação do pensamento social na Amazônia trouxeram à tona a necessidade de revisitar criticamente os clássicos. Reavivaram, consequentemente, o interesse por temas como religiões, festas, folclore e cultura popular na Região Norte, que no passado tinham sido temas de eruditos e intelectuais que propuseram, em suas etnografias e ensaios, modelos interpretativos que viriam a se tornar canônicos. Há algumas décadas a validade explicativa desses trabalhos vem sendo questionada, um quadro adensado mais recentemente com a expansão e interiorização da universidade, a sistematização de novas fontes e a emergência de novos sujeitos/protagonistas das pesquisas. Este Grupo de Trabalho se propõe como um espaço para divulgação de trabalhos monográficos ou de reflexões teórico-metodológicas que explorem a relação entre as religiões/ religiosidades e as manifestações culturais na Amazônia, em especial as festas e o folclore. Também acolherá propostas que versem sobre aspectos pontuais de uma dessas áreas isoladamente ou que analise das formas pelas quais essas instâncias da vida aparecem na literatura. Trata-se de uma proposta aberta a diálogos inter-poli-transdisciplinares que aceita estudos que partam da Geografia, História, Antropologia, Sociologia, Teologia e do campo das Letras e Artes. Nosso objetivo é aprofundar, na medida do possível, as relações existentes entre a pesquisa, as práticas e as representações sociais, o que significa apontar para a função social da ciência na conformação de uma sociedade mais democrática, onde diferentes manifestações identitárias possam conviver legitima e pacificamente no espaço público.
1 - Geral:
Augusto Gomes
Ferreira (Discente PPGICH/UEA)
Fernanda Vieira
de Macedo Moro (Discente PPGICH/UEA)
Gisele Castro
Sena (Discente PPGICH/UEA)
Jean Winder
Vieira da Gama (Discente PPGICH/UEA)
Marcelo Soares do
Nascimento (Discente PPGICH/UEA)
Maria Auxiliadora
Mota Batista (Discente PPGICH/UEA)
Suellen Amanda da
Silva Freire (Discente PPGICH/UEA)
Vanessa Nunes
Zogahib (Discente PPGICH/UEA)
Vitor Mateus
Daniel da Costa (Discente PPGICH/UEA)
2 - Científica:
Augusto Gomes Ferreira (Discente PPGICH/UEA)
Argentina Alfredo
Banze (Discente PPGICH/UEA)
Joandreo Batalha
Campos (Discente PPGICH/UEA)
Keitte Helen de
Lima Peixoto (Discente PPGICH/UEA)
Raimar Benevides
Soares Watanabe (Discente PPGICH/UEA)
Suellen Amanda da
Silva Freire (Discente PPGICH/UEA)
3 - Cultural:
Geiciandra
Salazar Moura da Silva (Discente PPGICH/UEA)
Gide Caroline
Pereira Ponte (Discente PPGICH/UEA)
Jean Winder
Vieira da Gama (Discente PPGICH/UEA)
Marcelo Soares do
Nascimento (Discente PPGICH/UEA)
Miguel Amaral
Nunes (Discente PPGICH/UEA)
Rackila Souza da
Silva (Discente PPGICH/UEA)
4 - Logística:
Fernanda Vieira
de Macedo Moro (Discente PPGICH/UEA)
Geiciandra
Salazar Moura da Silva (Discente PPGICH/UEA)
Jean Winder
Vieira da Gama (Discente PPGICH/UEA)
Joandreo Batalha
Campos (Discente PPGICH/UEA)
Marcelo Soares do
Nascimento (Discente PPGICH/UEA)
Maria Auxiliadora
Mota Batista (Discente PPGICH/UEA)
Rackila Souza da
Silva (Discente PPGICH/UEA)
Vitor Mateus
Daniel da Costa (Discente PPGICH/UEA)
5 - Comunicação:
Augusto Gomes
Ferreira (Discente PPGICH/UEA)
Giovanna da Silva
Sampaio (Discente PPGICH/UEA)
Vanessa Nunes
Zogahib (Discente PPGICH/UEA)