IX CLAFPL 2024 - Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas

IX CLAFPL 2024 - Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas

presencial R. São Francisco Xavier, 524 - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

JANTAR POR ADESÃO: adiamento


Informamos que devido ao jogo do Flamengo no Maracanã, na data de hoje, 13/11, e a imprevisibilidade de energia no bairro, o jantar por adesão será adiado para amanhã, dia 14/11, a partir das 19h.


Agradecemos a compreensão,

Comissão Organizadora Local




RECOMENDAÇÃO PARA ALIMENTAÇÃO






INFORMAMOS que atingimos o número máximo de inscrições no evento. Não é possível se inscrever mais no Congresso. 


Agradecemos a compreensão.






O Grupo de Trabalho (GT) "Formação de Educadores na Linguística Aplicada - GTFELA”,  da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL), tem a honra de anunciar a realização do IX CLAFPL - Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas, a ser realizado, no período de 12 a 14 de novembro de 2024 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Nesta edição do evento, teremos como tema central “Formação docente como espaço de resistência, lutas e transformação social”.


O evento será constituído de conferências, mesa-redonda, painel latino-americano, simpósios para núcleos de pesquisa, apresentação de trabalhos individuais e pôsteres.



Eixos temáticos do evento


01. Acessibilidade e Inclusão na formação de professores/as

02. Perspectivas queer na formação docente

03. Estágios supervisionados na formação de professores/as de línguas

04. Tecnologias e mídias digitais na formação docente.

05. Seleção, produção e/ou avaliação de materiais didáticos (ou Curadoria de materiais educacionais para contextos superdiversos).

06. A "virada" afetiva, emoções, well-being na formação de professores/as

07. Práticas formadoras de transformação, justiça social e/ou questões étnico-raciais

08. Políticas públicas e Pesquisa (universidade-escola-comunidade) na formação de professores/as de línguas

09. Metodologias ativas no currículo de professores/as de línguas em formação

10. Vozes dos/as licenciandos/as a respeito dos processos de formação vivenciados


Circulares


  • 1ª Circular do Evento (publicada no dia 27 de maio de 2024). Para acessar, clique aqui.
  • 2ª Circular do Evento (publicada no dia 06 de novembro de 2024). Para acessar, clique aqui.
  • 3ª Circular (publicada no dia 11 de novembro de 2024). MAPA DO EVENTO: 

Programação do Evento



Normas para o envio de trabalhos

A proposta para o Simpósio de Núcleos de Pesquisa deve ser submetida de acordo com as seguintes normas:



Duração

Descrição

Simpósio (núcleos de pesquisa)

2 horas

Até dois professores/as pesquisadores/as, que serão os responsáveis pela sessão. A proposta deve conter 4 resumos de trabalhos* de autoria de doutores, mestres e/ou alunos de pós-graduação. No dia da apresentação cada autor/a tem no máximo 30 minutos para exposição e debate.

**o/a(s) organizadores(as) do Simpósio para Núcleos de Pesquisa podem optar por apenas coordenar o Simpósio com mais 4 resumos a serem apresentados, com no máximo 3 autores por trabalho com a duração de 2 horas entre apresentação e debate.


O envio dos resumos com as propostas de Simpósios de Núcleos de Pesquisa, a submissão dos trabalhos individuais e apresentações de pôsteres devem ser feitas dentro de um dos eixos temáticos propostos para o evento. A proposta de Simpósio de Núcleo de Pesquisa dever atender às seguintes normas:


Proposta de Simpósio de Núcleo de Pesquisa

Resumos dos(as) Participantes do Simpósio 

  • O resumo do simpósio deve ser submetido com o resumo expandido da temática do simpósio, contendo título, autor/a (ou autores/as) e instituição(ões) responsáveis e núcleo de pesquisa.

  • O resumo expandido deverá ter de 500/600 palavras.

  • No mesmo documento, os(as) responsáveis pelo simpósio devem colocar os resumos dos 4 trabalhos que compõem o simpósio com o título do trabalho, o nome do autor/a e a filiação institucional.

  • O resumo deverá ter de 200/300 palavras.


As línguas oficiais do IX CLAFPL são o português, o espanhol e o inglês. Considerando o direito à inclusão e acessibilidade, as apresentações poderão ser realizadas em LIBRAS, todavia os resumos deverão ser submetidos em uma das três línguas oficiais do evento. As apresentações deverão ser feitas na mesma língua na qual o resumo foi submetido e aceito, com exceção das pessoas que precisam da língua de sinais. Os trabalhos individuais terão 20 minutos para apresentação e debate e serão alocados em salas por temáticas de afinidade, quando possível.


Trabalhos individuais

Pôsteres

  • O resumo para apresentação individual (alunos/as de pós graduação, professores/as da rede e pesquisadores/as em geral) deve ser submetido como resumo expandido contendo título, autores/as e instituição.


  • O resumo deverá ter de 500/600 palavras.

  • O resumo para apresentação de pôster (alunos/as de graduação, iniciação científica) deve conter o título do trabalho, o nome do autor/a filiação institucional.


  • O resumo deverá ter de 200/300 palavras.




Valores e Datas de pagamentos das inscrições


Participantes

Pagamento até 30/08/2024


Pagamento até 30/09/2024

Professores/as e pesquisadores/as com apresentação de trabalho


340,00


450,00

Alunos/as de pós-graduação (com apresentação de Trabalho)

230,00

350,00

Alunos/as de graduação com apresentação de pôsteres

120,00

170,00

Participantes em geral sem apresentação de trabalho


120,00

170,00

Docentes de escolas públicas sem apresentação de trabalho


Isentos/as


Isentos/as

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Comissão Organizadora / Organizing Committee / Comité Organizador

Comissão Científica Nacional / National Scientific Committee / Comisión Científico Nacional


Presidentes do Evento: Adolfo Tanzi Neto (UFRJ) e Janaina da Silva Cardoso (UERJ) 


Acir de Matos Gomes (PUC-SP), Adriana Nogueira Accioly Nóbrega(PUC-RIO), Ana Maria Ferreira Barcelos (UFV), Anair Valênia Martins Dias (UFCAT), Antonieta Megale(UNIFESP), Celia Zeri de Oliveira(UFPA), Cristiane Carvalho de Paula Brito (UFU), Cristiane Dall’ Cortivo Lebler (UFSC), Cristiane Rosa Lopes (UEG), Dilma Maria de Mello (UFU), Elaine Ferreira do Vale Borges (UEPG/UFSCAR), Fabíola A Sartin Dutra Parreira Almeida (UFCAT), Fernanda Liberali (PUC-SP/CNPq), Francisco Carlos Fogaça (UFPR), Francisco Estefogo UNITAU – Taubaté), Inès Kayon de Miller (PUC-Rio), Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL), Hélvio Frank de Oliveira (UEG), Kleber Aparecido da Silva (UNB/CNPq), Marcus de Souza Araújo(UFPA), Márcia Cristina Greco Ohuschi(UFPA), Maria Cecília Camargo Magalhães (PUC-SP/CNPa), Maria Vanice Lacerda de Melo Barbosa (UFPB), Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade (UNB), Maximina Maria Freire (PUC-SP), Michele Salles El Kadri(UEL), Mona Mohamad Hawi(USP), Patricia Vasconcelos Almeida (UFLA), Paula Tatianne Carréra Szundy (UFRJ/CNPq), Renilson José Menegassi (UEMaringá), Rodrigo Seixas Pereira Barbosa (UFG), Rosane Rocha Pessoa (UFG), Maria Rosário da Silva Albuquerque Barbosa (UFPE). Sueli Salles Fidalgo (UNIFESP), Tânia Regina de Souza Romero (UFLA), Viviane Pires Viana Silvestre (UEG), Wagner Rodrigues Silva (UFT/CNPq), Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva (UFPA).


Comissão de Organização Local / Local Organization Committee / Organización Local Comité


  • Adolfo Tanzi Neto (UFRJ) - Presidente
  • Janaina da Silva Cardoso (UERJ) - Presidente
  • Andrea Lima Belfort Duarte (UFRJ)
  • Arianne Souza da Silva (UFRJ)
  • Branca Falabella Fabrício (UFRJ)
  • Denise Cristina Kluge (UFRJ)
  • Eline Marques Rezende (UFRJ)
  • Grassinete Carioca de Albuquerque (UFAC)
  • Inés Kayon de Miller (PUC-Rio)
  • Katia Tavares (UFRJ)
  • Patrícia Helena da Silva Costa (UERJ)
  • Paula Tatianne Carréra Szundy (UFRJ/CNPq)
  • Rodrigo Borba (UFRJ)
  • Rogério Casanovas Tílio (UFRJ)
  • Silvia Armada (UFRJ)
  • Ulysses C. C. Diegues (UFRJ)
  • Valeska Favoretti Serafim (UFRJ)
  • Viviane L. S. Carrijo (PUCSP)

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Endereço

Instituto de Letras da UERJ (ILE)
R. São Francisco Xavier, 524, 11º andar - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-013



R. São Francisco Xavier, 524, 11o andar - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-013

Instituto de Letras da UERJ (ILE)

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}