IX Encontro Brasileiro de Educomunicação

IX Encontro Brasileiro de Educomunicação

online UFCG - Campina Grande - Paraíba - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

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IX Encontro Brasileiro de Educomunicação

Práticas Sociais e Tecnológicas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra



O IX Encontro Brasileiro de Educomunicação surge a partir de reflexões sobre a vida humana na Terra, com destaque para o potencial da Educação Midiática (conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica na sociedade conectada) em fortalecer relações saudáveis entre o homem e o meio ambiente. Procurando levar os participantes a analisar desafios socioambientais e comunicacionais contemporâneos, incluindo o consumo consciente de informação (aprender a identificar desinformação e fake news, por exemplo) e mobilização social por meio da expressão cultural, o Encontro reúne pesquisadores, especialistas, profissionais e interessados/as para discutir sobre a temática “Práticas Sociais e Tecnológicas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra”.

 

Dadas as consequências desastrosas do manuseio inconsequente dos recursos da natureza, agravando o cenário de mudanças climáticas e exploração insustentável de recursos naturais, o evento salienta a urgência da busca por novos modos de estar e de agir no mundo. Frente a esse contexto, as instituições organizadoras se unem para fomentar discussões sobre as confluências entre as áreas de intervenção educomunicativas, o uso responsável das mídias sociais, a responsabilidade socioambiental, a cidadania e a liberdade de expressão.

 

Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), pelo curso de Comunicação Social com ênfase em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) e pelo Instituto Palavra Aberta, o IX Encontro Brasileiro de Educomunicação convida o público a repensar o uso das novas tecnologias no interior das práticas educativas e sociais, por meio de palestras e das mesas-redondas – virtuais e híbridas – a serem promovidas entre os dias 14 e 16 de novembro de 2022.



Inscrições

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Calendar

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Atividades

O IX Encontro Brasileiro de Educomunicação será composto por quatro modalidades de ação acadêmica:

  • Conferências de Abertura e de Encerramento, que ocorrerão presencialmente na Universidade Federal de Campina Grande e serão transmitidas às pessoas inscritas por meio de plataforma digital do evento;


  • Mesas-Redondas, que serão realizadas virtualmente e abordarão aspectos essenciais sobre a Educomunicação e suas confluências com os Direitos Humanos e os Direitos da Terra;

 

  • Fóruns, a serem realizados em diferentes partes do país, com acesso virtual aberto e em parceria com organizações que trabalham nas interfaces entre  Comunicação, Educação, Direitos Humanos e Direitos da Terra;


  • Grupos Temáticos, também virtuais, destinados a agregar a produção de artigos voltados às áreas de intervenção da Educomunicação.


Fóruns preparatórios

Parte dos Fóruns ocorrerá antes da programação oficial do evento, em preparação para as demais atividades. São eles:

O fórum aborda o lançamento da Revista Casa Comum, que articula dezenas de redes, movimentos e pessoas em defesa do bem comum. A publicação foi idealizada pelo Sefras (Ação Social Franciscana) e nasce da perspectiva franciscana para o diálogo acerca das problemáticas de desigualdade, desinformação e ataque aos Direitos Humanos que permeiam o Brasil no ano de 2022.


  • Direitos da Terra: experiências no campo - MST/Centro Sabiá (26 de outubro: 19h)
O encontro destina-se a apresentar e refletir sobre as experiências de educação e comunicação no campo, desenvolvidas por duas organizações da sociedade civil. Serão analisados dois projetos: I – A Escola de Formação Paulo Freire, mantida pelo MST na Fazenda Normandia, num assentamento em Caruaru/PE; II- O Centro Sabiá, que atua com agroecologia e direitos humanos, no diálogo entre educação e a comunicação para promoção de direitos.

  • Amazônia, Educomunicação e Meio Ambiente (1º de novembro: 19h)

O encontro objetiva reunir educomunicadores da Região Norte, vinculados a universidades, organizações sociais, pastoral da comunicação e órgãos públicos para analisar os caminhos percorridos pelas práticas educomunicativas na Região, tanto nos centros urbanos quanto nas comunidades ribeirinhas, e alinhavar estratégias para favorecer o estabelecimento de políticas públicas em Educomunicação, especialmente nos setores da Educação e do defesa do Meio Ambiente.


  • A formação de Educomunicadores: as propostas da UFCG e da USP (9 de novembro: 19h)
Quais as propostas formativas dos cursos superiores de graduação em Educomunicação existentes no Brasil? O presente encontro debaterá as propostas do Bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Educomunicação (Universidade Federal de Campina Grande) e da Licenciatura em Educomunicação (Escola de Comunicações e Artes da USP). O debate será conduzido por estudantes dos dois projetos formativos.



Programação

(Sujeita a alterações)

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Calendar

Mapa da Programação


Todas as atividades são virtuais ou, nos casos indicados, presenciais com transmissão online ao vivo para os inscritos

Acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras)


Grupos de Trabalho

1 – Educação Midiática
2 – Mediação Tecnológica na Educação
3 – Reflexão epistemológica sobre o campo da Educomunicação e Educação Midiática
4 – Educação Midiática
5 – Gestão da comunicação e das tecnologias em espaços educativos
6 – Expressão comunicativa por meio da arte
7 – Educação Midiática
8 – Pedagogia da comunicação
9 – Expressão comunicativa por meio da arte e Produção Midiática para a Educação
10 – Gestão da comunicação e das tecnologias em espaços educativos
11 – Mediação tecnológica na educação
12 – Pedagogia da comunicação
13 – Gestão da comunicação e das tecnologias em espaços educativos
14 – Mediação tecnológica na educação
15 – Reflexão Epistemológica sobre o campo da Educomunicação e o da Educação Midiática
16 – Pedagogia da comunicação
17 – Produção midiática para a educação
18 –  Reflexão epistemológica sobre o campo da Educomunicação e da Educação Midiática


Cerimônia de Abertura

ACOLHIDA


Saudações dos representantes das instituições promotoras do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação:


- UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

- ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação

- NCE/USP - Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo

- IPA - Instituto Palavra Aberta


A CARTA DA TERRA


Apresentação de Cordel sobre a CARTA DA TERRA por um grupo de adolescentes de Campina Grande.


CONVIDADOS


PALESTRAS


Tema: Práticas Educomunicativas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra


Palestra 01 - Luta pela terra – Reload no Canal Futura: Jovens na defesa dos Direitos da Terra e Direitos dos Povos Originários. José Brito - Gerência de Comunicação e Distribuição, Canal Futura, FRM.


Palestra 02 - 30 anos do ECOCINE: Cinema a serviço dos Direitos Humanos e da Terra. Ariane Porto (UNICAMP).


Palestra 03 - Nordeste contado por sua gente: EDUCQuilombo, no sertão pernambucano, e produção de radionovelas por agricultores, no sertão da Paraíba. Andrea Trigueiro (EducomDH - Escola de Educomunicação e Direitos Humanos, Recife, PE).


CARTA DOS POVOS ORIGINÁRIOS


Manifesto - Carta sobre o bem viver, com propostas para a próxima década. Naine Terena de Jesus (Integrante do Povo Terena, Doutora em Educação pela PUC-SP).

Palestrantes

Confira as pessoas convidadas para integrar o IX Educom!

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Submissões

Quem tiver interesse em apresentar estudos acerca da temática ou relatos de experiência pode submeter um resumo expandido do trabalho. As propostas aprovadas e apresentadas no IX Educom e que tiverem o texto completo encaminhado posteriormente poderão participar da seleção de melhores trabalhos a serem publicados em e-books editados pela ABPEducom.

Datas importantes


16 de outubro: prazo final para envio dos resumos expandidos

1º de novembro: divulgação dos resumos expandidos aprovados no site do evento 20 de dezembro: prazo final para envio do artigo completo


Áreas e eixos temáticos


  • Gestão da comunicação em espaços educativos

1.1 Gestão de projetos educomunicativos e mídia-educativos  nos espaços das políticas públicas, a serviço dos direitos humanos, da educação, da saúde e da sustentabilidade/meio-ambiente.

1.2 Gestão de projetos educomunicativos e mídia-educativos no espaço das organizações sociais, a serviço dos direitos humanos, da educação, da saúde e da sustentabilidade/meio ambiente.

1.3 Gestão de iniciativas de educação e/ou comunicação dos movimentos sociais voltadas à promoção dos Direitos Humanos e/ou Direitos da Terra.


  • Educação midiática

2.1 Educação para as competências midiáticas como Direito Humano.

2.2 Análise da mídia enquanto defesa dos Direitos Humanos e dos Direitos da Terra. 

2.3 Práticas dos movimentos sociais de leitura crítica e/ou produção de mídias sobre Direitos Humanos e/ou Direitos da Terra.


  • Mediação tecnológica da educação

3.1 A contribuição da Educomunicação para o empoderamento e o uso ético dos recursos tecnológicos a serviço da educação e do bem estar social.

3.2 Experiências de práticas compartilhadas de emprego das tecnologias na defesa dos Direitos Humanos e dos Direitos da Terra.

3.3 Produção e/ou uso pelos movimentos sociais de tecnologias para promover os Direitos Humanos e/ou Direitos da Terra.


  • Expressão comunicativa por meio da arte

4.1 Expressão cultural e artística em projetos educomunicativos voltados à promoção dos Direitos Humanos.

4.2 Expressão cultural e artística em projetos educomunicativos voltados à promoção dos Direitos da Terra.

4.3 Práticas artísticas e culturais de movimentos sociais para a promoção dos Direitos Humanos e/ou Direitos da Terra.


  • Pedagogia da comunicação

5.1 Ações pedagógico-educomunicativas na defesa dos Direitos Humanos.

5.2 Práticas de Educomunicação Socioambiental na defesa dos Direitos da Terra.

5.3 Práticas educativas emancipadoras de movimentos sociais para a promoção dos Direitos Humanos e Direitos da Terra.


  • Produção midiática para a educação

6.1 Produção midiática (comercial, educativa ou alternativa) a serviço dos Direitos Humanos.

6.2 Produção midiática (comercial, educativa ou alternativa) a serviço dos Direitos da Terra.


  • Reflexão epistemológica sobre o campo da Educomunicação

7.1 Pesquisas Acadêmicas sobre Educomunicação e Educação Midiática com foco nos Direitos Humanos.

7.2 Pesquisas operacionais sobre Educomunicação e Educação midiática com foco nos Direitos da Terra.


Baixe as diretrizes para apresentação de trabalhos



Comissão Organizadora

Prof. Ms. Bruno Ferreira – Instituto Palavra Aberta

Prof. Dr. Claudemir Edson Viana – NCE/ECA/USP

Me. e Jornalista Felipe Saldanha – ABPEducom 

Me. e Jornalista Felipe Schadt – ABPEducom

Prof. Dr. Francisco de Assis Silva – UNEB e ABPEducom NE

Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares – ABPEducom

Profa. Dra. Ligia Beatriz Carvalho de Almeida – UFCG

Profa. Dra. Raija Maria Vanderlei de Almeida – UFCG

Prof. Dr. Rosildo Raimundo de Brito – UFCG

Profa. Dra. Paola Diniz Prandini – ABPEducom e NCE-USP

Comunicadora Social Patricia Blanco – Instituto Palavra Aberta



Comissão Científica

Profa. Dra. Antonia Alves Pereira (ABPEducom, NCE-USP e Unemat/MT)

http://lattes.cnpq.br/8180541005536039

Prof.Dr. Antônio Nolberto de Oliveira Xavier (ABPEducom/ @coutoizabella10@gmail.com  UESC-BA)

http://lattes.cnpq.br/8425300991810079

Profa.Dra. Cicília Maria Krohling Peruzzo (UMESP)

http://lattes.cnpq.br/9161998311900474

Prof.Dr. Claudemir Edson Viana (NCE/ECA/USP)

:http://lattes.cnpq.br/0273058696373186

Profa.Dra. Claudia Lago (CCA/ECA/USP e NCE-USP)

http://lattes.cnpq.br/8397513482369217

Profa.Dra. Cristiane Parente de Sá Barreto(ABPEducom/ Universidade do Minho-PT)

http://lattes.cnpq.br/7047212502230421

Prof.Dr. Diogo Lopes de Oliveira (UFCG/ABPEducomNE)

https://orcid.org/0000-0002-8486-9824

Profa. Dra. Filomena Maria Avelina Bonfim (UFSJ)

http://lattes.cnpq.br/9944918766869732

Prof.Dr. Francisco de Assis Silva (UEBA/ABEducomNE)

http://lattes.cnpq.br/3302276838368360

Prof.Dr. Heinrich Araújo Fonteles (ABPEducom)

http://lattes.cnpq.br/3957728556716175

Profa.Dra. Isabel Pereira dos Santos (ABPEducom e NCE-USP)

http://lattes.cnpq.br/1349324833165860

Prof.Dr. Ismar de Oliveira Soares (ECA e NCE/USP, ABPEducom)

http://lattes.cnpq.br/7611768706433230

Profa.Ms. Jurema Brasil Xavier (NCE e ABPEducom)

http://lattes.cnpq.br/6794015688919975

Prof.Dr. Leopoldo Cavaleri Gerhardinger (PainelMar)

http://lattes.cnpq.br/8961538457341912

Prof.Dra. Ligia Beatriz  Carvalho de Almeida (UFCG/ABPEducomNE)

http://lattes.cnpq.br/2040905065494417

Prof.Dr. Marciel Consani (CCA/ECA/USP e NCE-USP)

http://lattes.cnpq.br/3770824712909238

Profa.Drs.Merli Leal Silva (UNIPAMPA)

https://orcid.org/0000-0001-7935-7739

Prof.Dr. Rafael Guié Martini (UDESC/ABPEducom SC)

http://lattes.cnpq.br/5682010824249427

Prof.Dr. Raija Maria Vanderlei de Almeida (UFCG/ABPEducomNE)

http://lattes.cnpq.br/6843530704194631

Prof.Dr. Richard Romancini (CCA/ECA/USP e NCE-USP)

http://lattes.cnpq.br/8558430008210817

Profa.Dra. Rosane Rosa (Associada ABPEducom/UFSM)

http://lattes.cnpq.br/5511703487828247

Profa.Dra. Rose Mara Pinheiro (ABPEducom/UFMS)

http://lattes.cnpq.br/4528195702697463

Prof.Dr. Rosildo Raimundo de Brito  (UFCG)

http://lattes.cnpq.br/5096291043002010

Profa.Dra. Tatiana Gianordoli Teixeira (ABPEducom)

http://lattes.cnpq.br/6644640985834841

Profa.Dra. Thais Brianezi Ng

http://lattes.cnpq.br/0884750138860048

Realização

                              

Apoio

                

        


Perguntas Frequentes

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