O tema da Jornada da Matemática dos Institutos Federais, realizado pelo Instituto Federal de Brasília, é “Matemática, Educação e Sociedade”. O objetivo é articular estes três pilares de discussão, estabelecendo e estudando algumas relações, tendo a Matemática como foco principal.
No evento, serão discutidos a importância da Matemática como ciência, os desafios da Educação Matemática na sociedade brasileira e a medida em que o desenvolvimento desta ciência impacta a organização da nossa sociedade. Como primeiro alicerce, “Matemática”, compreendemos a matemática em todas as suas dimensões e tecnologias. Neste sentido, a jornada traz como um dos objetivos inserir estudantes, professores e público em geral no contexto da pesquisa matemática de ponta, trazido por pesquisadores convidados de diversas instituições de diversas partes do Brasil e estabelecer o intercâmbio científico e cultural entre estes atores e estas instituições, de modo a estimular o surgimento de parcerias entre pesquisadores e profissionais do Distrito Federal com com aqueles vindos de outras partes do país.
Dentro da temática “Educação”, pretende-se estabelecer um espaço de estudos e troca de experiências entre educadores, pesquisadores, estudantes e interessados em geral na área de Educação Matemática, com vistas a acolher as diferentes visões trazidas pelos diversos participantes do evento, apoiar a organização de grupos para realização e participação de novos eventos, além de estimular a produção e divulgação de pesquisa científica na área.
Finalmente, dentro da temática “Sociedade”, o evento pretende inspirar
a reflexão sobre as relações entre matemática e sociedade, os impactos do desenvolvimento
desta ciência na sociedade, e como a organização da sociedade
interfere no desenvolvimento da Matemática e na maneira como se educa.
Pretende-se discutir motivações para o desenvolvimento da educação matemática,
incluindo reflexões sobre processos de ensino/aprendizagem (a contextualização,
a interdisciplinaridade, metodologias participativas) e também
características mais essenciais que envolvem ensinar e aprender matemática,
como coerência e clareza lógica subjacente aos processos matemáticos - ou
educativos, formação do pensamento autônomo, reflexão, e, por fim, as finalidades
e do alcance do conhecimento, tendo como suporte os saberes
matemáticos reflexão importante para professores e futuros professores que
atuam no ensino básico e na educação superior, futuros professores e pesquisadores
em formação.