O escritor, professor e historiador Luiz Antonio Simas falará sobre a trajetória de Joel Rufino dos Santos na terça-feira, dia 13 de agosto, às 16h na ABL. Joel foi um historiador, ficcionista e intelectual engajado na causa negra, que teve seus trabalhos censurados pela ditadura de 1964. A conferência faz parte do ciclo Cadeira 41", que tem coordenação da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado. A entrada é franca.
Sobre Luiz Antonio Simas
Luiz Antonio Simas é carioca, filho e neto de pernambucanos e alagoanos. Mestre em História social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor de História, educador popular, escritor, poeta e compositor, tem mais de trinta livros publicados e recebeu o Prêmio Jabuti de Livro do Ano de 2016, em parceria com Nei Lopes, pelo Dicionário da história social do samba. Foi finalista do mesmo prêmio em três outras ocasiões.
Suas canções foram gravadas por artistas como Maria Rita, Marcelo D2, Criolo e Fabiana Cozza. Foi um dos curadores das exposições “Crônicas cariocas” (Museu de Arte do Rio), “Semba/ Samba: corpos e atravessamentos” e “Aos heróis da liberdade” (Museu do Samba/RJ).
É jurado, desde 2013, do Estandarte de Ouro, maior premiação do carnaval carioca. Foi escolhido pela revista Veja Rio o carioca do ano de 2023 na categoria educação, em virtude de seu trabalho com aulas de História em espaços públicos como botequins e coretos suburbanos.