O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, campus Santa Cruz realiza no período de 16 a 18 de novembro a VII Jornada de Diálogos sobre Acessibilidade e Inclusão – JORDAI. O evento faz parte do projeto de Extensão “Capacitar para Incluir” e este ano retorna ao formato presencial.
A JORDAI se configura como um evento de caráter formativo, mobilizador de atividades reflexivas e viabilizador de ações propositivas no campo da acessibilidade e inclusão.
O tema da edição deste ano será: “Entre fios e tear: do conceito à prática pela promoção de uma educação inclusiva”. A temática surgiu da discussão entre os componentes da comissão organizadora da VII Jordai, sobre da importância de se refletir acerca dos elementos (fios) que compõem o processo (tear) de/para uma educação inclusiva, fomentado principalmente pela concepção conceitual acerca da deficiência, e sua reverberação na interface traçada entre teoria e prática no contexto educacional inclusivo.
A programação da VII Jordai é composta por mesas-redondas, palestras, oficinas e minicursos, ministrados por pesquisadores e estudiosos da área, bem como por pessoas que apresentam alguma especificidade que a caracterize como público-alvo da educação especial, além de apresentações artísticas com grupos compostos por pessoas com deficiências, grupo locais, e estudantes da instituição; assim como, a feirinha com artesanato, produzido pelos programas e projetos de extensão do Campus Santa Cruz.
Com a retomada da presencialidade, a organização do evento espera que a VII Jordai seja, como tem sido ao longo das seis edições, um evento formativo, reflexivo, provocativo e fomentador de ideias e ações inclusivas; além de um momento de reencontros, interações, partilhamentos e construções de parcerias, visando a confecção de fios consistentes para a promoção de um tear cada vez mais inclusivo no ambiente educacional.
A expectativa é que, assim como nas Jornadas anteriores, o evento tenha a participação de um público bastante diversificado, como alunos, docentes, familiares e a comunidade em geral, com um objetivo comum de compartilhar e construir conhecimento a respeito da acessibilidade e inclusão, em especial no âmbito escolar.
A Jornada de Diálogos sobre Acessibilidade e Inclusão – JORDAI surgiu em 2015, fruto de discussões promovidas pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do campus Santa Cruz, junto à núcleos de acessibilidade e à setores da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí - FACISA/UFRN, a fim de atender à uma demanda regional no campo do processo educacional inclusivo das pessoas com deficiências.