O projeto interdisciplinar Jornada de Humanidades é uma iniciativa dos/as professores/as do Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DHS) do IFMA campus São Luís Monte Castelo. Tendo por objetivo geral promover a conscientização sobre a relevância das Ciências Humanas e Sociais para a formação humana integral e a cidadania, o projeto irá beneficiar os estudantes dos cursos técnicos integrados, da EJA e das licenciaturas presenciais do IFMA campus São Luís Monte Castelo. Para a sua execução, o projeto possui duas linhas de ação: a primeira voltada para o ensino, por meio de atividades interdisciplinares; a segunda voltada para a produção e comunicação científica, por meio da realização do evento acadêmico Jornada de Humanidades: pesquisas e experiências contra-hegemônicas.
Áreas temáticas e modalidades para a submissão de trabalhos
A 1ª Jornada de Humanidade possui duas áreas temáticas:
1 Educação, ensino e formação crítica no contexto escolar. Esta área temática é voltada para trabalhos que abordem a educação escolar nos seus diferentes níveis e modalidades de ensino. Trabalhos que discutam os fundamentos históricos e teóricos da formação crítica. A crítica feita à formação crítica. A contribuição das humanidades para a formação crítica no contexto educacional. Abordagens e perspectivas contra-hegemônicas na educação. A relação da educação com a sociedade. As bases teóricas para a formação política no contexto escolar.
2 Práticas e experiências em formação profissional. Esta área temática é voltada para trabalhos que apresentam experiências, vivências e práticas de ensino em uma perspectiva de formação profissional em seus diferentes níveis e modalidades. A práxis da formação profissional nas suas dimensões histórica, política, sociológica, cultural, epistemológica, ética e estética. A prática da integração curricular e interdisciplinar na formação profissional. A elaboração de produtos e tecnologias educacionais no contexto da formação profissional e política. Experiências de integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Modalidades de trabalhos
Os trabalhos submetidos poderão ter até seis autores, sendo necessariamente um dos autores um/a professor/a orientador/a. O trabalho deverá ser em uma das modalidades que segue:
Comunicação oral - Nesta modalidade serão aceitos trabalhos resultantes das ações de ensino, pesquisa e extensão, registrados e comunicados como artigos científicos ou relatos de experiência. Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de resumo expandido, elaborado em papel A4, quatro páginas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre parágrafos de 1,5 cm, depositado em formato PDF. Em sua estrutura deverá conter o título em maiúsculas, subtítulo, se houver, em grafia de acordo com a norma ortográfica, nome completo dos autores em ordem alfabética (máximo de seis autores; quando elaborado por estudantes, o último autor relacionado deverá ser o professor/a orientador/a; apenas um autor fará a comunicação no evento, devendo ser indicado no ato da submissão do trabalho); resumo (até 250 palavras); palavras-chaves (até três palavras, separadas por ponto); introdução (até uma página); desenvolvimento (até duas páginas e meia); conclusão (até uma página); referências (seguir para as referências a ABNT NBR 6023:2018), em caso de citações deve-se observar a ABNT NBR 10520: 2023. O template para o resumo expandido e o modelo de slides para a apresentação da comunicação oral estão disponíveis na área de "Materiais para submissões".
Apresentação de vídeo - Nesta modalidade serão aceitos trabalhos resultantes das ações de ensino, pesquisa e extensão, registrados e comunicados como vídeo digital. No ato da submissão do trabalho devem ser depositados a ficha técnica preenchida e o próprio vídeo objeto da apresentação. A sinopse a ser apresentada na ficha técnica deverá conter um resumo do conteúdo, o objetivo, o público-alvo, a duração e o formato em que o vídeo foi produzido (de 100 a 300 palavras, em um único parágrafo). O vídeo deverá ter entre 8 a 12 minutos, nos formatos MP4 ou AVI. As orientações para essa modalidade também estão disponíveis na área "Submissões", clicando em "Regras de submissão". O modelo de ficha técnica que deverá ser preenchida está disponível no campo "Materiais para submissões".
Exposição técnica ou artística - Nesta modalidade serão aceitos trabalhos resultantes das ações de ensino, pesquisa e extensão, registrados e comunicados como produção técnica e artística com finalidade educacional. Se enquadram nessa modalidade apresentações culturais, dança, música, poesia, pintura, desenho, teatro, fotografia, maquete e outras produções materiais de natureza técnica e artística. No ato da submissão do trabalho deve-se depositar um resumo expandido, elaborado em papel A4, quatro páginas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre parágrafos de 1,5 cm, depositado em formato PDF. Em sua estrutura deverá conter o título em maiúsculas, subtítulo, se houver, em grafia de acordo com a norma ortográfica, nome completo dos autores em ordem alfabética (máximo de dez autores, apenas um autor fará a comunicação no evento), resumo, palavras-chaves (até três palavras, separadas por ponto), introdução, desenvolvimento, conclusão e referências (de acordo com a ABNT NBR 6023:2018), em caso de citações deve-se observar a ABNT NBR 10520: 2023. No corpo do resumo poderão ser inseridas imagens nos formatos JPG, JPEG ou PNG que ilustram o produto a ser apresentado. As orientações para essa modalidade também estão disponíveis na área "Submissões" e o template para a elaboração do resumo expandido está disponível na área de "Materiais para submissões".