O corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas (PPGAS/Unicamp) convida discentes, docentes, e pessoas pesquisadoras e interessadas em geral, a participarem das Jornadas de Antropologia John Monteiro 2023, a ser realizada presencialmente no campus da Unicamp em Campinas (SP) entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2023.
A proposta de criação das Jornadas de Antropologia envolvendo estudantes do PPGAS/Unicamp surgiu a partir dos debates de uma comissão formada no ano de 2011, por docentes e discentes, que tinha como objetivo reformular a grade curricular dos cursos de mestrado e doutorado do programa. A importância de tal evento reside na criação de um espaço de interlocução no qual seja possível o contato entre discentes, docentes e suas pesquisas em andamento, facilitando o intercâmbio de ideias, assim como a reflexão sobre problemas e questões antropológicas, sejam elas específicas ou transversais. Incentiva-se o diálogo entre as antropologias e suas disciplinas aparentadas, convocando pessoas pesquisadoras em diferentes níveis de titulação e experiência de trabalho.
Desde 2013, as edições das Jornadas de Antropologia levam em seu nome a homenagem póstuma a John Monteiro, que em vida deu sua contribuição para a academia e para aqueles que tiveram a oportunidade de trocar experiências, seja enquanto colega, professor, ou orientador no PPGAS/Unicamp. A partir de 2017, foi criado o Prêmio Mariza Corrêa de Antropologia Visual, voltado para filmes etnográficos e exposições fotográficas. A premiação é realizada em parceria com a Proa: Revista de Antropologia e Arte, periódico discente vinculado ao PPGAS. Além de buscar atuar como um incentivo à divulgação de produções audiovisuais e visuais no campo da antropologia, o prêmio é uma homenagem póstuma a Mariza Corrêa, antropóloga que nos deixou trabalhos fundamentais e que atuou durante décadas no fortalecimento do PPGAS/Unicamp, como professora e orientadora, além de diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, contribuindo na formação de diferentes gerações na antropologia. Um segundo edital, dedicado ao Prêmio Mariza Corrêa, será em breve divulgado para a participação nesta modalidade do evento.
As atividades das Jornadas de Antropologia 2023 ocorrerão de modo presencial, com previsão de transmissão simultânea online das mesas. Além disso, minicursos e oficinas poderão ser realizados presencial OU remotamente, sem possibilidade de modalidade híbrida. Os grupos de trabalho ocorrerão presencialmente.