Área
Temática |
Título |
Dia |
Local |
Início |
Término |
Biologia |
PROJETO SER
PROTAGONISTA NUMA VISÃO SUSTENTÁVEL: APRENDER
FAZENDO |
12/nov |
Sala 14 |
19:00 |
19:10 |
Biologia |
PROPOSTA
DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA |
12/nov |
Sala 14 |
19:20 |
19:30 |
Biologia |
A
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
SOBRE FRUTAS NATIVAS DA MATA ATLÂNTICAA |
12/nov |
Sala 14 |
19:40 |
19:50 |
Educação |
A
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE TRABALHO EM GRUPO: UM
ESTUDO NAS AULAS DE CIÊNCIAS |
12/nov |
Sala 14 |
20:00 |
20:10 |
Educação |
CONTEXTUALIZAÇÃO
NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NOS SABERES
VIVENCIADOS NO COTIDIANO PELO ESTUDANTE |
12/nov |
Sala 14 |
20:20 |
20:30 |
Educação |
PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA REVISÃO
BIBLIOGRÁFICA DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES (2014-2024) |
12/nov |
Sala 14 |
20:40 |
20:50 |
Educação |
MATEMÁTICA
& XADREZ PARA DEFICIÊNTES VISUAIS, UM CHEQUE MATE DO CONHECIMENTO |
12/nov |
Sala 14 |
21:00 |
21:10 |
Educação |
HORTA
GEOMÉTRICA, UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA
GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL |
12/nov |
Sala 14 |
21:20 |
21:30 |
Educação |
Integração
de Inteligência Artificial e Vivências na Natureza na Educação Infantil |
12/nov |
Sala 14 |
21:40 |
21:50 |
Alimentos |
ABRASILEIRANDO
TEMPEROS: SUBSTITUTOS NATIVOS PARA TEMPEROS EXÓTICOS |
13/nov |
Sala 15 |
13:00 |
13:10 |
Alimentos |
HÁBITO
E COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA
PÚBLICA FEDERAL |
13/nov |
Sala 15 |
13:20 |
13:30 |
Biologia |
CHAVE
DICOTÔMICA RELACIONADA À SISTEMÁTICA, EVOLUÇÃO E BIOLOGIA DOS DINOSSAUROS E SEUS SEMELHANTES |
13/nov |
Sala 15 |
13:40 |
13:50 |
Biologia |
PALEOARTES:
FERRAMENTAS REPRESENTATIVAS PARA O ENSINO E
APRENDIZAGEM DA PALEONTOLOGIA |
13/nov |
Sala 15 |
14:00 |
14:10 |
Biologia |
IMPACTO
DE RUÍDOS ANTRÓPICOS EM ODONTOCETOS: uma revisão de literatura |
13/nov |
Sala 15 |
14:20 |
14:30 |
Biologia |
FERRAMENTAS
DIGITAIS PARA ANÁLISE DE DADOS EM NEUROFISIOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO COM O
SOFTWARE “OPENVIBE”. |
13/nov |
Sala 15 |
14:40 |
14:50 |
Biologia |
METODOLOGIA
PARA IDENTIFICAÇÃO DE “POTENCIAIS RELACIONADOS A EVENTOS” (ERP) COM
ELETROENCEFALOGRAFIA (EEG) EM EQUIPAMENTO DE INTERFACE CÉREBRO-COMPUTADOR
(BCI) |
13/nov |
Sala 15 |
15:00 |
15:10 |
Biologia |
TESTAGEM
DE DIFERENTES SUBSTRATOS PARA CRESCIMENTO DE PLEUROTUS OSTREATUS (JACQ.)
KUMMER (FUNGI, BASIDIOMYCOTA, PLEUROTACEAE) |
13/nov |
Sala 15 |
15:20 |
15:30 |
Biologia |
BORBOLETAS
DO C MPUS CAMPINAS: VARIAÇÃO TEMPORAL E ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL NO CAMPUS
CAMPINAS. |
13/nov |
Sala 15 |
15:40 |
15:50 |
Biologia |
LEVANTAMENTO
DA ARANEOFAUNA OCORRENTE EM UM REMANESCENTE DE MATA ATLÂNTICA LOCALIZADA NO
MUNICÍPIO DE SANTANA DE PARNAÍBA (SP). |
13/nov |
Sala 15 |
16:00 |
16:10 |
Biologia |
COMPREENDENDO
A ‘’FOFOFAUNA’’ COMO O KINDCHENSCHEMA INFLUENCIA A CONSERVAÇÃO DA FAUNA |
13/nov |
Sala 15 |
16:20 |
16:30 |
Educação |
PRÁTICAS
DE LABORATÓRIO COMO CONTEÚDO INTEGRADOR PARA AS AULAS DA DISCIPLINA DE
BIOTECNOLOGIA |
13/nov |
Sala 15 |
16:40 |
16:50 |
Educação |
CRIAÇÃO
DE HISTÓRIAS EM QUADINHOS COMO PRÁTICA
DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
13/nov |
Sala 18 |
13:00 |
13:10 |
Educação |
IFSP
C MPUS SÃO ROQUE E EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA, CONEXÃO PARA O BEM-ESTAR ENTRE OS
SERES HUMANOS, ANIMAIS NÃO HUMANOS E O MEIO AMBIENTE |
13/nov |
Sala 18 |
13:20 |
13:30 |
Educação |
CURSINHO
POPULAR IFSP – CAMPUS SÃO ROQUE |
13/nov |
Sala 18 |
13:40 |
13:50 |
Educação |
Saberes
Afrobrasileiros na Roda de Capoeira |
13/nov |
Sala 18 |
14:00 |
14:10 |
Ensino Médio |
IMPLANTAÇÃO
DE BIODIGESTOR DOMÉSTICO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – CAMPUS SÃO ROQUE |
13/nov |
Sala 18 |
14:20 |
14:30 |
Ensino Médio |
Pesquisa
de coliformes totais e E. Coli nos cavaletes e pontos de consumo no Instituto
Federal de São Paulo - Campus São Roque |
13/nov |
Sala 18 |
14:40 |
14:50 |
Ensino Médio |
ESTIGMAS
DE GÊNERO NOS JOGOS DIGITAIS: O PAPEL
EDUCATIVO NA LUTA CONTRA O PRECONCEITO |
13/nov |
Sala 18 |
15:00 |
15:10 |
Ensino Médio |
MÍDIA
JORNALÍSTICA E COMUNICAÇÃO ESTUDANTIL NA ESCOLA |
13/nov |
Sala 18 |
15:20 |
15:30 |
Ensino Médio |
EDUCAÇÃO
AMBIENTAL COMO FORMA DE PRESERVAÇÃO DA CULTURA QUILOMBOLA E CONSCIENTIZAÇÃO
SOBRE A CRISE AMBIENTAL NO BRASIL EM EXPERIÊNCIA COM O ENSINO FUNDAMENTAL II. |
13/nov |
Sala 18 |
15:40 |
15:50 |
Ensino Médio |
Atuação
da comissão audiovisual "Jazz Singer" em eventos e o papel do
protagonismo estudantil no IFSP - Campus São Roque |
13/nov |
Sala 18 |
16:00 |
16:10 |
Ensino Médio |
DESENVOLVIMENTO
DE UM JOGO COOPERATIVO E INCLUSIVO NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA
APRENDIZAGEM |
13/nov |
Sala 18 |
16:20 |
16:30 |
Ensino Médio |
CINEDEBATE
NO IFSP SÃO ROQUE E O CINEMA COMO EXPERIÊNCIA CRÍTICA E EDUCACIONAL |
13/nov |
Sala 18 |
16:40 |
16:50 |
Meio Ambiente |
O
USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NA CONTEXTUALIZAÇÃO COM O CONTEÚDO TEÓRICO NO
ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. |
13/nov |
Sala 19 |
13:00 |
13:10 |
Meio Ambiente |
DIVULGAÇÃO
E SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DO IFSP-SRQ EM UM
PERFIL NO INSTAGRAM |
13/nov |
Sala 19 |
13:20 |
13:30 |
Meio Ambiente |
INDICADORES
SOCIOAMBIENTAIS: SUBSÍDIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO DE
LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (PLS) NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO, CAMPUS SÃO
ROQUE. |
13/nov |
Sala 19 |
13:40 |
13:50 |
Meio Ambiente |
MULHERES
NA COSTURA ARTESANAL: INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA E MODA SUSTENTÁVEL |
13/nov |
Sala 19 |
14:00 |
14:10 |
Meio Ambiente |
Cartografia
social: um instrumento de apoio ao Plano Diretor de São Roque |
13/nov |
Sala 19 |
14:20 |
14:30 |
Meio Ambiente |
OBSERVAÇÕES
SOBRE A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE-SP |
13/nov |
Sala 19 |
14:40 |
14:50 |
Meio Ambiente |
POLÍTICA
AMBIENTAL EM ARAÇARIGUAMA: PENSANDO CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL |
13/nov |
Sala 19 |
15:00 |
15:10 |
Meio Ambiente |
UTILIZAÇÃO
DA PLANTA MARANDU JUNTO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS |
13/nov |
Sala 19 |
15:20 |
15:30 |
Meio Ambiente |
EFEITOS
DA COMPACTAÇÃO DO SOLO EM VIRTUDE DO USO EXCESSIVO DE MAQUINÁRIOS AGRÍCOLAS |
13/nov |
Sala 19 |
15:40 |
15:50 |
Meio Ambiente |
NEGACIONISMO
CLIMÁTICO |
13/nov |
Sala 19 |
16:00 |
16:10 |
Meio Ambiente |
Ecologia
Social na Sociedade de Consumo |
13/nov |
Sala 19 |
16:20 |
16:30 |
Meio Ambiente |
Horta
Orgânica e Educação Ambiental |
13/nov |
Sala 19 |
16:40 |
16:50 |
Viticultura e Enologia |
Comparação
entre metodologias para análises físico-químicas de vinhos |
13/nov |
Sala 20 |
13:40 |
13:50 |
Viticultura e Enologia |
Indicação
Geográfica dos Vinhos de São Roque (SP) |
13/nov |
Sala 20 |
14:00 |
14:10 |
Viticultura e
Enologia |
ELABORAÇÃO
DE VINHO ESPUMANTE NÃO-CONVENCIONAL POR COFERMENTAÇÃO DE FRUTAS TROPICAIS E
VINHO BASE CHARDONNAY |
13/nov |
Sala 20 |
14:20 |
14:30 |
Meio Ambiente |
ecoturismo
como ferramenta para a sobrevivência dos povos caiçaras no litoral norte
paulista |
13/nov |
Sala 20 |
14:40 |
14:50 |
Meio Ambiente |
SOLO:
TESOURO ESCONDIDO, UMA JORNADA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CONSERVAÇÃO |
13/nov |
Sala 20 |
15:00 |
15:10 |
Administração |
São
Roque, terra do vinho e das tintas em pó? Um estudo exploratório sobre a
possível existência de um cluster produtor de tintas em pó na cidade de São
Roque, Brasil. |
13/nov |
Sala 20 |
15:20 |
15:30 |
Administração |
A
tentativa de reabilitação da teoria do valor-trabalho no livro “China: o
socialismo do séc. XXI” de Elias Jabbour e Alberto Gabriele |
13/nov |
Sala 20 |
15:40 |
15:50 |
Administração |
DIAGNÓSTICO
DE GESTÃO DE EQUIPES EM UM BANCO COMERCIAL |
13/nov |
Sala 20 |
16:00 |
16:10 |
Administração |
GESTÃO
SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO: Integrando Saúde, Meio Ambiente e Administração na
Formação de Líderes do Futuro. |
13/nov |
Sala Online |
13:00 |
13:10 |
Biologia |
INTEGRAÇÃO
DE TECNOLOGIAS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E AEROESPACIAL NA BIOLOGIA E MEDICINA
PARA O MONITORAMENTO DE CONDIÇÕES DE SAÚDE: Uma Revisão Sistemática. |
13/nov |
Sala Online |
13:20 |
13:30 |
Ensino Médio |
INTEGRAÇÃO
DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEDICINA DO TRABALHO NO ENSINO MÉDIO: Promovendo a
Saúde Ocupacional e a Conscientização Ambiental. |
13/nov |
Sala Online |
13:40 |
13:50 |
Meio Ambiente |
APLICAÇÕES
DE SENSORES PROVENIENTES DE SISTEMAS AEROESPACIAIS E ELÉTRICOS PARA
MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR EM AMBIENTES MÉDICOS: Uma revisão
sistemática |
13/nov |
Sala Online |
14:00 |
14:10 |
Viticultura e Enologia |
IMPACTO
DOS COMPOSTOS BIOATIVOS DO VINHO NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS: Uma
abordagem educacional integrada. |
13/nov |
Sala Online |
14:20 |
14:30 |
Viticultura e Enologia |
A
EDUCAÇÃO NA VITICULTURA SUSTENTÁVEL: Saúde, Produção e Impactos Ambientais. |
13/nov |
Sala Online |
14:40 |
14:50 |
Ensino Médio |
PSICOLOGIA
DAS CORES: AQUARELAS E PALETAS EMOCIONAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE NO PARANÁ |
13/nov |
Sala Online |
15:00 |
15:10 |
Meio Ambiente |
CONSTRUÇÃO
DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA DISSEMINAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA
CONSERVANÇÃO E PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA FLORESTA AMAZÔNICA |
13/nov |
Sala Online |
15:20 |
15:30 |
Viticultura e Enologia |
O
CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO NA VITIVINICULTURA: ESTUDO DE CASO DE ANDRADAS
E CALDAS |
13/nov |
Sala Online |
15:40 |
15:50 |