Este minicurso busca ressaltar a
importância da preservação da memória dos movimentos sociais, colocando os
documentos produzidos por estes grupos como fontes de informações e
conhecimentos. Dessa forma, os movimentos sociais são considerados atores ativos
em suas trajetórias e mostram as dicotomias de pessoas que estão excluídas
pelas estruturas socioeconômicas do capitalismo. A elaboração, o uso e a
organização/preservação dos documentos são fatores fundamentais para o próprio
andamento desses movimentos. Por isso, seus documentos não são vistos apenas
como objetos de estudos e pesquisas externas, mas como meio de registro das
atividades e, portanto, estão presentes no cotidiano dos grupos.
Tendo como estudo de caso o
acervo do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Juiz de
Fora, custodiado no Centro de Conservação da Memória da mesma instituição,
serão apresentadas algumas especificidades sobre os documentos deste órgão do
movimento estudantil, que podem ser relacionados a documentos de outros
movimentos sociais, buscando, assim, introduzir algumas questões sobre cuidados
nas produções e difusão destes materiais destacando estes como lugares de
memória, sendo assim, fontes que contextualizam a história desses grupos.
Objetiva-se conscientizar sobre a necessidade de construir bases para ações de
preservação de parte da memória coletiva dos movimentos sociais e para a
compreensão da importância do resgate informacional.