Em novembro de 2025, Belém sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), reunindo líderes globais, cientistas, organizações da sociedade civil e comunidades tradicionais para discutir soluções para a crise climática. Este será um momento estratégico para destacar as populações amazônicas no centro das discussões e reforçar a posição pioneira das Universidades Amazônicas em ciência e tecnologia voltadas à conservação ambiental e socioecológica da Amazônia.
Esse é um excelente momento para as instituições Amazônicas reafirmarem seu compromisso como ponte entre o conhecimento científico, os saberes tradicionais e as políticas públicas, contribuindo para que a COP30 seja um marco decisivo na luta contra as mudanças climáticas e na defesa da sociobiodiversidade amazônica. O movimento Ciência e Vozes da Amazônia busca ampliar essa articulação, fortalecendo a presença das universidades amazônicas nesse debate global. Mais informações estão disponíveis no link: https://ufpa.br/universidade-federal-do-para-se-prepara-para-a-cop-30-com-o-movimento-ciencia-e-vozes-da-amazonia/.
O evento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP30”, acontecerá no dia 5 de fevereiro de 2025, das 9h às 18h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, da UFPA. A programação contará com debates, exposições científicas e participação de convidados de diferentes regiões do Brasil.
Para os participantes devidamente inscritos no evento será emitido certificado com duração de 10 horas.
Movimento "Ciência e Vozes da Amazônia na COP-30"
Data: 5 de fevereiro de 2025
Local: Auditório Benedito Nunes – UFPA
Horário: 9 h às 18h30