- O Brasil possui uma grande necessidade de expandir e aproveitar o enorme potencial e gama de praticantes de esportes radicais fortalecendo o setor colocando o Brasil na vanguarda dos esportes de ação. Diante desse cenário, o projeto Ciclo de Palestras: Esportes Radicais: Uma Nova Tendência no Mercado de Trabalho para o Profissional de Educação Física, vem trazer aos acadêmicos uma nova proposta de atuação no mercado de trabalho. Desenvolvido pela professora da disciplina de Esportes Radicais e Triatlo: Ma. Ednes Pereira dos Santos Souza juntamente com os alunos da disciplina Bacharelado e Licenciatura da Faculdade Metropolitana do curso de Educação física, que ocorrerá no dia 14.05.2024 das 20:20 as 22h do primeiro semestre.
- Os esportes de radicais de aventura tem ganhado lugar na produção de eventos dos últimos tempos e se tornado uma excelente alternativa para quem procura um mercado abrangente. Ser um organizador de eventos em um mercado tão competitivo como o de hoje em dia, tem exigido cada vez mais criatividade e desenvoltura para organizar diferentes projetos de esportes radicais e de aventura.
- Conhecido inicialmente como esporte para adultos, surgiu no ano de 1980 no Brasil como uma nova categoria destinada às pessoas de maior idade. Hoje, é um dos maiores prazeres de diversas pessoas pelo mundo.
- Com os passar dos anos, recebeu o nome de esportes de aventura, já que em sua maioria podem ser considerados “perigosos”. Isso porque são usualmente praticados em cenários que envolvam alto nível de altura, mar aberto ou mata fechada.
- Além disso, essa modalidade esportiva também exige treinamento físico e psicológico de seus praticantes.
- É preciso se importar com sua segurança. Na maioria das vezes, o esportista se encontra longe da cidade, o que dificulta ainda mais caso precise de socorro, por isso, é importante se manter atento aos possíveis riscos e até encontros com animais selvagens.
- Existem diferentes tipos de esportes de aventura que são praticados com regularidade no Brasil e no mundo. Cada um deles possui suas próprias características, regras e ambientação. Educação, saúde e lazer, de uma forma diferente, são as áreas que costumam se relacionar neste universo da aventura Radical. Enquanto os operadores do turismo vendem essas aventuras aos turistas, muitos profissionais de Educação Física são os responsáveis poroperar estas práticas radicais.
Portanto o evento proposto Ciclo de Palestra: Esportes Radicais: Uma Nova Tendência no Mercado de Trabalho para o Profissional de Educação Física, trás uma ação mais próxima aos acadêmicos da realidade no mercado de trabalho em relação a atuação nos programas de esportes radicais e de aventura e lazer.
O evento contará com palestras de esportes radicais e de aventura e também com a presença da Seccional de Educação Física/ CREF8, através de sua coordenadora Karoliny Rodrigues, para falar sobre a ética e atuação do profissional de Educação Física no Mercado de Trabalho. E por fim relato de experiência com o palestrante Saulo Giordane Lopes Serra em atuação nesse novo mercado com a Amazonônia Adventure e Amazon Park.
A disciplina de esportes Radicais e Triatlo, como forma de mostrar aos demais acadêmicos do curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana, planejaram o projeto Ciclo de palestras como forma de metodologia ativa o evento para complementação de nota N2.