Atualmente é cada vez mais
necessário pensar coletivamente, por meio de parceria entre universidade e
escola básica, formas de contribuir com a melhoria do processo de ensino e
aprendizagem e com a formação de novos professores, aprofundando a reflexão sobre
a relação teoria e prática no cotidiano escolar.
Nesse sentido, um dos caminhos é viabilizar a interação entre
professores iniciantes, professores experientes e professores das IES,
objetivando a organização do ensino por meio de estratégias e metodologias teórico-práticas sobre questões envoltas a
organização do ensino de língua escrita.
A formação ofertada no projeto proposto
possibilita aos participantes compreender alguns conceitos fundamentais da
linguagem, especificamente a escrita, a partir de fundamentação
teórico-metodológica pautada na teoria Histórico-Cultural, assegurando uma abordagem ampla no campo da
alfabetização. Oportuniza, por fim, o estabelecimento de um diálogo entre o
conhecimento produzido no âmbito da universidade e os saberes dos professores
participantes dos programas, ampliando e promovendo um processo educativo e
formativo que atenda às necessidades dos licenciandos e dos profissionais que
atuam nas escolas da região de Paranavaí e de Maringá.