1º. Encontro de
Poéticas do Inanimado
O 1º. Encontro
de Poéticas do Inanimado, organizado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas
Cênicas: visuais e performativas, vinculado ao Programa de Pós-graduação em
Artes do Instituo de Artes da Unesp, tem por objetivo desenvolver parcerias com
instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, que possuam cursos
ou disciplinas, graduação e ou pós-graduação, na área do inanimado. Essa
primeira edição também prestará uma homenagem a Ana Maria Amaral, pioneira no ensino
acadêmico do Teatro de Animação no Brasil, e ainda hoje um dos mais importantes
nomes no cenário nacional e internacional.
O 1º. Encontro de Poéticas do
Inanimado que realizar-se-á no período de 07 a 10 de agosto de 2019 na
UNESP – Instituto de Artes, São Paulo, SP, visa ampliar as discussões acerca
das poéticas do inanimado em seus vários contextos e linguagens.
Cabe esclarecer que entendemos por poéticas do inanimado
as diversas manifestações cênicas que não estão diretamente vinculadas à
presença ativa do ator em cena como protagonista do acontecimento teatral. Por
esse caminho, a base do pensamento do encontro será o teatro de animação em
suas distintas expressões: teatro de marionetes, teatro de sombras, teatro de
objetos, teatro visual, entre outras. Mas também para a cenografia e a
iluminação.
O 1º. Encontro de Poéticas do Inanimado busca colaborar
com o desenvolvimento e consolidação de um campo de pesquisa que vem se
organizando ao redor de pensamentos basilares que expandem o conceito de Teatro
Inanimado. Essa é uma área em franca ascensão em muitos quadros de pesquisas
nacionais que promovem o apontamento de questões de ordem, tanto experiência
prática, como de ordem filosófica acerca de determinados fenômenos estéticos
que são substanciais para o entendimento do teatro e da própria arte
atual.
Não obstante, até pouco tempo atrás, toda idéia do
inanimado era considerada como uma arte teatral menor, e até mesmo não teatral.
Foi a partir dos anos oitentas com a ascensão de Grupos como O Sobrevento, O
Casulo, o Giramundo e sobremodo com as pesquisas desenvolvida por Ana Maria
Amaral na ECA/USP, o chamado Teatro de Formas Animadas, conceito formulado por
ela, ganha o status de ser algo mais do que “animação de festa de aniversários
e adjacências”, para se tornar área de conhecimento.
Ao observarmos as transformações de grupos históricos,
tanto como o Grupo Sobrevento, como a companhia Philippe Genty, veremos uma
singular peculiaridade no que se refere ao desprendimento de poéticas rígidas,
as vezes até dogmáticas, para um processo de hibridação de linguagens cada vez
mais expandido. Por esse caminho nos parece que o inanimado, na
atualidade, tem contribuído sobremaneira para o desenvolvimento do próprio
teatro e também naquilo que se refere à arte da performance.
Em tal contexto, quando nos referimos aos exemplos dos
grupos Sobrevento e Companhia Philippe Genty, destacamos que não mais estamos
pensando o teatro inanimado como teatro de bonecos ou algo do gênero. Notamos
no teatro desses grupos a presença humana muito ativa nos espetáculos, não mais
como manipulador, mas como outra coisa que também não está no campo da atuação
representacional do ator dito tradicional. Esse fenômeno,
evidentemente nos leva a determinadas reflexões acerca de quais são as
substâncias que dão sustentação ao teatro contemporâneo. Por esse caminho, os
estudos de um dos convidados, o Prof. Dr. Jorge Dubatti, Diretor do Instituto
de Artes do Espetáculo da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de
Buenos Aires, hoje um dos nomes mais importantes internacionais da
historiografia e da crítica teatral, debaterá, junto de outros convidados
internacionais, mediados pelo Prof. Dr. Mário Piragibe, da Universidade Federal
de Uberlândia, questões significativas acerca das fronteiras do teatro na
atualidade.
Durante o evento, na programação acontecerão três
apresentações artísticas por três grupos que resumem todo o contexto temático a
ser trabalhado nos quatro dias. São eles: O Grupo Sobrevento (espetáculo a
definir). O Sobrevento tem sido, nos últimos anos, o grupo de teatro de
animação mais pesquisado do país. Somente no programa de pós-graduação do
Instituto de Artes da Unesp temos uma tese de doutorado concluída e outras duas
em andamento. Teremos também a presença do Grupo Ítalo-brasileiro Caravan
Maschera, com o espetáculo: Vidas Secas, inspirado na obra de Graciliano Ramos
que é um misto de espetáculo de bonecos, máscaras e objetos. Por fim, O Teatro
Didático da Unesp, com Pauliceia Desvairada, espetáculo de Teatro Visual
inspirada na obra homônima de Mário de Andrade.
Os espetáculos de Teatro Visual realizados pelo Teatro
Didático da Unesp já receberam prêmios diversos, tanto em festivais no Brasil
quanto na Europa. Além de artigos científicos, e inúmeras citações em
dissertações de mestrado e teses de doutorado, muitas pesquisas de iniciação
Científica, quanto trabalhos de conclusão de curso já foram e estão sendo
realizadas tendo o grupo como objeto de reflexão. Em tal contextura,
trazer algumas experiências artísticas bem-sucedidas, tanto do ponto de vista
acadêmico, quanto do artístico, para a programação do evento é propiciar acesso
à fonte e à reflexão in loco de
temáticas que serão amplamente discutidas durante os quatro dias do Encontro,
lembrando que após cada uma das apresentações, acontecerão conversas com os
convidados, participantes e público em geral.
O Encontro também propiciará a inscrição de trabalhos,
que se aprovados pela comissão científica, participarão de comunicações na
forma de tertúlias e posterior publicação em anais. A organização está tratando
da viabilização do ISSN para publicação em formato digital.
Temas contemplados
Estética e filosofia do inanimado.
O contexto histórico das poéticas do inanimado no
Brasil
Poéticas e nacionalismos: discursos entre fronteiras.
Aproximações entre o teatro de formas animadas e a
performance.
A importância de Ana Maria Amaral para o teatro de
animação no Brasil.
Da tradição à modernidade: as novas gerações e a construção de um novo teatro.
Iluminação e cenografia – outros aspectos do inanimado