Este é um evento online
“PROCESSOS DE PREPARAÇÃO E CRIAÇÃO – CORPOS, POÉTICAS, MEMÓRIAS e POLÍTICAS”
07 a 10 de novembro de 2019
Com ênfase nos processos generativos da cena e suas instâncias – as áreas da atuação, encenação, preparação corporal/vocal, dramaturgia, iluminação, cenografia, sonoplastia, produção, etc. – este evento se propõe a refletir sobre os modos, os processos, os procedimentos e as imbricações dos corpos, poéticas, memórias e políticas colocadas em jogo nas fases de preparação e de criação do evento cênico. Para isso, elege o Encontro como mote no compartilhamento de tais questões entre artistas-pesquisadores das Artes Cênicas.
Encontrar é “estar entre” e poder “descobrir algo” a partir das “junções e/ou choques” via [in]congruências temáticas e procedimentais relativas à criação cênica. A possibilidade de se encontrar, narrar e ouvir como mecanismos de compartilhamento possibilita a instauração de um campo de afetos favoráveis às quebras e reelaborações necessárias para o desenvolvimento da Pesquisa em artes. Nesses tempos de descentralizações e desorganizações, “Encontrar-se” se faz necessário e urgente, pois “estar com o(s) outro(s)” pode ser a encruzilhada e a via de passagem que permitem [re]elaborar as [in]certezas que todo campo de pesquisa coloca em ação.
É nessa perspectiva e proposição que convidamos à todos para o 2ª Encontro de Pesquisas em Andamento dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (PPGAC; ProfArtes-IARTE/UFU): Processos de Preparação e Criação – Corpos, Poéticas, Memórias e Políticas, tendo como temática os compartilhamentos dos processos de pesquisas e considerando como maior potência do Encontro a retroalimentação resultante da diversidade propositiva que compõem as investigações em Artes Cênicas hoje.
O evento será realizado nos dias 07, 08, 09 e 10 de novembro de 2019 na Universidade Federal de Uberlândia. Poderão participar do Encontro pesquisadores em Artes Cênicas com pesquisas em andamento e recém concluídas.
Cada participante poderá submeter apenas um trabalho para ser compartilhado em um dos seguintes formatos:
Comunicação Oral: modalidade de compartilhamento da pesquisa, do objeto de investigação, da hipótese, da metodologia empregada (materiais e métodos), dos objetivos geral e específicos, dos resultados pretendidos e/ou alcançados.
§ Considerando o Encontro uma oportunidade de discutir as incompletudes e lacunas do processo, as pesquisas em andamento devem pautar suas comunicações a partir dos resultados parciais alcançados.
outras pistas podem ser acessadas em: DIÉGUEZ, Ileana. Des/tecer, des/montar, desvelar; in DIÉGUEZ, Ileana e LEAL, Mara (orgs.) Desmontagens: processos de pesquisa e criação nas artes da cena. Rio de Janeiro: 7Letras, 2018.
DIÉGUEZ, Ileana. Desmontagem Cênica. Revista Rascunhos (v.1 n.1, 2014); (encurtador.com.br/mAIJR)
Demonstração Técnica: modalidade em que se relata aspectos processuais do treinamento técnico e compositivo do ator/performer e/ou da cena espetacular.
outras pistas podem ser acessadas em: BARBA, Eugenio. La danza del álgebra y del fuoco; in DIÉGUEZ, Ileana (comp.). DES/TEJIENDO ESCENAS - Desmontajes: procesos de investigación y creación. Ciudad de México: UIA-CITRU-INBA-CNA, 2009.
Ouvinte
§ O tempo de duração previsto para todas as modalidades é de 20 minutos.
Além das sessões de compartilhamento das pesquisas, na programação do evento está prevista:
- Conferências de Abertura e de Encerramento com os convidados;
- Workshop com os convidados - que serão divulgadas com prazo hábil para as devidas inscrições, seleção e divulgação;
- Apresentações Artísticas - de acordo com as programações do Curso de Teatro (IARTE/UFU) e do Circuito Independente de Teatro de Uberlândia (CITU);
Propomos, como publicação
oficial do evento, a organização de um dossiê na revista ouvirOUver com os
textos completos dos convidados, seguindo o modelo da revista. Os participantes
do evento que submeterem propostas e as apresentarem devidamente poderão
submeter os textos completos para compor uma edição especial, considerando que
os mesmos passarão pelos critérios de avaliação da referida revista.
{{item.nome}}
{{item.nome}}
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}