A arqueologia histórica é hoje um dos campos mais vibrantes da arqueologia. Cobrindo uma enorme variedade temática e um amplo espectro temporal, tem estado na linha de frente dos principais debates da disciplina. Dialogando com processos de abrangência global, como a Diáspora Africana e a expansão europeia a partir da Era das Grandes Navegações, aborda fenômenos de grande interesse nos dias atuais, como o colonialismo, a industrialização, o capitalismo e a modernidade, servindo de recurso para a criação de narrativas que colocam em perspectiva a história do povo brasileiro e oferecendo elementos críticos para o seu permanente processo de construção.
No entanto, e a despeito da importância e representatividade da arqueologia histórica no país, os seus praticantes têm se ressentido da falta de encontros integralmente dedicados aos seus interesses. Ainda que reconheçamos a importância da inserção da arqueologia histórica em fóruns mais abrangentes, carecemos de espaços de discussão próprios. Desde o histórico “Seminário de Arqueologia Histórica” organizado pelo IPHAN no Rio de Janeiro, em 1985, não ocorre no Brasil um encontro de maior abrangência inteiramente dedicado aos interesses desse campo.
Foi tendo isso em mente que o Laboratório de Arqueologia Histórica do Museu Nacional organizou a SEMANA DE ARQUEOLOGIA HISTÓRICA. Seu objetivo é criar um espaço de debate e reflexão para os praticantes da arqueologia histórica, propiciando-lhes o intercâmbio de ideias, posições e experiências. Esperamos, também, que o encontro sirva para catalisar iniciativas futuras.
O encontro prevê, em um de seus blocos, mesas-redondas voltadas para temas de pesquisa e para o exercício e a prática da arqueologia histórica no Brasil, contando com a participação de especialistas que atuam nas diversas regiões do país. Em outro bloco, prevê sessões de comunicação científica abertas a pesquisadores e profissionais de instituições públicas e privadas, que servirão de espaço para a divulgação de trabalhos realizados em âmbito nacional e internacional.
Local
ATENÇÃO! Devido ao adiamento da conclusão das obras que estão sendo realizadas no Auditório da Biblioteca do Horto Botânico, o local do evento foi transferido para o seguinte endereço:
Auditório do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ)
Av. República do Chile, 230 Centro
Rio de Janeiro, RJ
Inscrições
A inscrição pode ser feita nas seguintes categorias:
- Ouvinte= R$ 30,00;
- Participante (com apresentação de comunicação oral)= R$ 60,00.
O período de inscrição para ouvintes vai de 4 de maio a 15 de outubro de 2022, e para participantes de 4 de maio a 27 de agosto de 2022.
Isenções
Quilombolas e indígenas estão isentos da taxa de inscrição. Caso esse seja seu caso, entre em contato com o e-mail a seguir: sahist.ufrj@gmail.com.
Orientações para submissão de propostas de comunicação oral
As propostas de comunicação oral devem ser enviadas até 15 de junho de 2022 para o email sahist.ufrj@gmail.com, contendo: título, nome(s) do autor(es) e resumo com até 350 palavras. Após submetidas, serão avaliadas por uma comissão científica, que poderá aprovar ou negar a proposta.
Comissão organizadora
Coordenadores:
Marcos André Torres de Souza
Lucia Zanatta Brito
Luan Sancho Ouverney
Participantes:
Anna Flora Noronha Moni
Karla Moreira de Almeida
Pedro de Carvalho Brandão Soares
Colaboradores:
Marina Coppoli Dias de Miranda
Pedro Von Seehauser
Sarah Hissa
Apoiadores e parceiros
FAPERJ
Laboratório de Processamento de Imagem Digital do Museu Nacional (LAPID)
Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGArq)