A necessidade de ser ter hábitos saudáveis de vida tem sido bastante debatida na comunidade científica, por se tratar de um dos principais meios de combater os danos causados pelo sedentarismo e ao aumento do peso corporal.
O estilo de vida sedentário se tornar um fator contribuinte ao surgimento de doenças e a perda da atividade funcional, favorecendo ao aumento de quedas, podendo gerar fraturas ou lesões.
O projeto saúde em movimento busca além de contribuir para a formação dos acadêmicos do curso de Educação física, busca oferecer serviços e orientações a sociedade sobre os benefícios da prática de exercícios físicos, chamando a atenção da sociedade sobre os cuidados que devemos ter com relação à algumas medidas antropométricas e a alimentação rica em gordura.
Dentre as ações previstas estão a realização de:
1. Testes físicos: aferição de pressão arterial, antropometria, teste de flexibilidade, teste de resistência abdominal e de membros superiores;
2. Atividades Rítmicas;
3. Atividades Esportes Radicais;
4. Atividades de brincadeiras Antigas.
O local escolhido para a realização do projeto foi no espaço alternativo em que circulam muitas pessoas para a realização de suas atividades físicas desde crianças a idosos, no qual a equipe de professores estarão responsáveis pela coordenação das atividades e no acompanhamento das atividades realizadas.