A promoção dos direitos humanos, especialmente na aplicação da lei, é desafiadora, mas essencial diante do aumento de discursos intolerantes e conflitos globais. Destaca-se a importância de reafirmar valores que promovam a evolução ética e moral da humanidade. O desafio inclui convencer sobre a existência de direitos humanos universais, uma tarefa complicada frente a argumentos retóricos contrários. Educação e ciência emergem como ferramentas vitais para capacitar indivíduos em todos os setores.
O Seminário Segurança Pública e Direitos Humanos, realizado em parceira com o Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP), é uma colaboração entre profissionais de segurança pública de várias regiões do Brasil e integra o volume 2 da série Segurança Pública, Racismo e Direitos Humanos, lançado em 2020, pela editora Bordô-Grená.
Desta feita, a obra é intitulada Segurança Pública e Direitos Humanos: formação, saúde, qualidade de vida e valorização profissional, que além de abordar normativas e analisar o trabalho policial, dedica-se a melhorar o atendimento a grupos marginalizados e a integrar direitos humanos nas práticas de segurança pública, tratando seus membros também como cidadãos detentores desses direitos.
Como espaço de discussão técnico-científico e acadêmico-profissional, além de proporcionar o debate e intercâmbio entre profissionais e pesquisadores, Brasil afora, o Seminário também emitirá certificado de participação, com 03 horas, àqueles(as) que estiverem inscritos no canal do IBSP no YouTube: youtube.com/@ibsp.
Aos(às) que desejarem adquirir previamente o livro Segurança Pública e Direitos Humanos: formação, saúde, qualidade de vida e valorização profissional, a obra já está disponível em formato impresso e e-book, na Amazon, pelo link https://www.amazon.com.br/dp/6554083081?ref=myi_title_dp.