III SELAC - Seminário de Literatura e Arte Contemporânea

III SELAC - Seminário de Literatura e Arte Contemporânea

presencial UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados - Unidade II - Dourados - Mato Grosso do Sul - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

SOBRE O EVENTO

O SELAC (Seminário de Literatura e Arte Contemporânea) é organizado pelo Grupo de Estudo InterArtes, sendo a ampliação das discussões desenvolvidas pelos docentes e discentes do projeto de pesquisa “Simulacros Fanopáticos do Sujeito Latino Americano”, sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo Custódio de Oliveira e que é ligado à Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), bem como à Pró-Reitoria de Pesquisa da UFGD. 

Em 2018, a terceira edição do SELAC acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de abril, na Cidade Universitária, onde estão localizadas a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Durante o evento serão realizadas palestras e mesas-redondas abordando a temática da Literatura e a relação entre as artes, além das rodadas de comunicações, com apresentação de pesquisas acadêmicas. Todos os trabalhos apresentados farão parte do Caderno de Resumos do evento (e-ISSN: 2594-4681).

Neste ano, teremos nos dias 12 e 13 de abril uma FEIRA DE LIVROS (Trocas e Vendas). Presenças confirmadas de Giráfolhas (@girafolhas) e do ilustrador Marcelo Prestes (@tchelloprestes) na quinta-feira (dia 12) e da ilustradora e arte-educadora Bi Miura (@bimiura), Arrebol Coletivo (@arrebolcoletivo), Editora UFGD e Livraria Canto das Letras (@cantodasletras).



RODADAS DE COMUNICAÇÕES

As apresentações dos trabalhos e pesquisas acadêmicas acontecerão no período da tarde, nos dias 12 e 13 de abril, nas salas de aula da FACALE. 

Serão aceitos trabalhos/pesquisas que abordem as seguintes áreas do conhecimento: Letras, Literatura, Linguística, Artes Cênicas, Artes Visuais, Arte Contemporânea, Comunicação, Cinema, Teatro, Dança, Música, Mídias Sociais Digitais, HQ e Educação. 

Informamos que cada comunicador deverá enviar seu Resumo seguindo às normas descritas no arquivo modelo. Caso o texto não esteja de acordo com as Normas do Evento e da ABNT, o mesmo não será aceito.


:: ENSALAMENTO DAS APRESENTAÇÕES (Clique aqui!)

Clique no link acima e acesse o site com o com o Ensalamento das Rodadas de Comunicações, que acontecerão nos dias 12 e 13 de abril, das 14h às 17h30, nas Salas de Aula da FACALE/UFGD.

>> DICA: Para encontrar seu nome com mais facilidade, após abrir o link acima, clique em "Ctrl" e depois na letra "F" (no teclado). Assim, abrirá uma caixinha de busca, no lado superior direito do site. Basta preenchê-la com seu nome e clicar em "enter". Ok? Qualquer dúvida, basta nos enviar um e-mail (selac.ufgd@gmail.com).


INSCRIÇÕES:

>> OUVINTES:

  • Período: De 05 de fevereiro a 10 de abril de 2018 e também no CREDENCIAMENTO (11 de abril). 
  • Investimento: R$ 10,00
  • Pagamento*: apenas no Credenciamento
    (*Os alunos e as alunas que já fizeram o depósito precisam apresentar a imagem ou o comprovante de pagamento às monitoras)

>> COMUNICADORES:

  • Período: De 05 de fevereiro a 10 de março de 2018
    ENCERRADAS AS INSCRIÇÕES PARA COMUNICADORES!




>>  INFORMAÇÕES AO LONGO DO SITE <<

Comunicadores e Ouvintes - INSCRIÇÕES
Datas das atividades do evento - CRONOGRAMA.
Informações aos Comunicadores - RODADAS DE COMUNICAÇÕES.

PALESTRA DE ABERTURA


Resumo completo da Palestra - Clique aqui!

PROGRAMAÇÃO

Dia 11/04/2018 (Quarta)

18h00 - Credenciamento
19h00 - Apresentação musical da Profa. Milenne Biasoto (FACALE) e do Prof. Etiene Biasoto (FAEN).
19h30 - Cerimônia de Abertura


20h00 - Palestra “Entre telas e textos”
Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira (UFMT)

Mediação: Prof. Dr. Paulo Bungart Neto (FACALE/UFGD)
Auditório do Bloco G, UEMS, Cidade Universitária.


Dia 12/04/2018 (Quinta)

14h00 às 15h30 – 1ª Rodada de Apresentação de Trabalhos
15h30 às 15h50 – Intervalo
16h00 às 17h30 – 2ª Rodada de Apresentação de Trabalhos
Rodadas de Comunicações - Salas de aula da FACALE/UFGD, Unid. II, Cidade Universitária.


19h00 - Feira de Livros* (Vendas e Trocas)
Presença confirmada: Giráfolhas (@girafolhas) e do ilustrador Marcelo Prestes (@tchelloprestes)


19h30 - Cerimônia de Abertura e apresentação musical de Jean Pereira Ribeiro, compositor de Rap e aluno do IFMS (Campus Dourados).


Mesa-redonda "Literatura e outras Artes"

"Crítica cultural, cinema e literatura: por uma abordagem estético-política das narrativas"
Prof. Dr. Volmir Cardoso Pereira (UEMS/Campo Grande) - Currículo Lattes

"Letra, forma e imagem. Comparativismo,  tradição e recepção"
Prof. Dr. Wagner Corsino Enedino  (UFMS/Três Lagoas)

Mediação: Profa. Dra. Leoné Astride Barzotto (FACALE/UFGD)
Auditório do Bloco G, UEMS.


Dia 13/04/2018 (Sexta)

14h00 às 15h30 – 1ª Rodada de Apresentação de Trabalhos
15h30 às 15h50 – Intervalo
16h00 às 17h30 – 2ª Rodada de Apresentação de Trabalhos
Rodadas de Comunicações - Salas de aula da FACALE/UFGD, Unid. II, Cidade Universitária.


19h00 - Feira de Livros* (Vendas e Trocas)
Presenças confirmadas: ilustradora e arte-educadora Bi Miura (@bimiura), Arrebol Coletivo (@arrebolcoletivo), Editora UFGD e Livraria Canto das Letras (@cantodasletras).

19h30 - Cerimônia de Abertura e Performance de alunos do curso de licenciatura em Artes Cênicas, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO -  Campus Gurupi)


Mesa-redonda "Conversa com escritores: processos de criação"

Luciano Serafim (poemas, contos, infantojuvenil)
Thissiane Fioreto (crônicas)
Ravel Giordano Paz (romance)

Mediação: Karina Kristiane Vicelli, assistente de curadoria da Feira Literária de Bonito (FLIBonito) e Professora EBTT do IFMS, Campus Dourados.
Auditório do Bloco G, UEMS, Cidade Universitária.

PALESTRANTES



----------------

-Resumo completo da palestra - Clique aqui!


....................................................................................................................
.................................


----------------

.

-----------------Resumo completo da Palestra - Clique aqui!



.


FEIRA DE LIVROS - DIAS 12 E 13 DE ABRIL

TROCAS E VENDAS






-


-



MODALIDADES DE INSCRIÇÃO

Informamos que o valor do investimento contempla todas as atividades do SELAC, ou seja, a Conferência de Abertura, as Mesas-redondas, as Rodadas de Comunicações.


:: Ouvintes

  • Poderão se inscrever no Site Even até dia 10 de abril de 2018.

  • Após essa data o (a) participante poderá se inscrever apenas pessoalmente, no ato do credenciamento, com a equipe do grupo de estudo InterArtes, no primeiro dia do SELAC 2018 (11 de abril).

  • Inscrição: deverá ser feita no ATO DO CREDENCIAMENTO.
     

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


:: Comunicadores

Rodada de Comunicações (período vespertino):

  • Após a inscrição, o autor deverá encaminhar o Resumo do seu trabalho, bem como seus dados (Nome Completo, Instituição e Título do Resumo) para o e-mail: selac.ufgd@gmail.com. 

  • Modelo de Resumo (Clique aqui!) e informações adicionais estão disponíveis no tópico RODADAS DE COMUNICAÇÕES, abaixo.

  • Prazo de envio do Resumo - ENCERRADO!

  • Após o recebimento da Carta de Aceite, o autor e os co-autores poderão realizar o pagamento de suas inscrições (individualmente). Conferir as datas no item CRONOGRAMA.

CRONOGRAMA


DatasInformações
05 de fevereiroAbertura de Chamada de Trabalhos para as Rodadas de Comunicações. Cada comunicador deverá se inscrever no site do evento e depois encaminhar o Resumo pelo e-mail: selac.ufgd@gmail.com. O Modelo de Resumo e as informações adicionais estão disponíveis no tópico RODADAS DE COMUNICAÇÕES, abaixo.
05 de marçoÚltimo dia para a Inscrição dos Comunicadores (link abaixo).

10
de março


PRAZO PRORROGADO:


  • Os comunicadores (autor e coautores) têm até sábado (dia 10 de março de 2018) para realizar seu cadastro no site do evento (link abaixo) e enviar o trabalho a ser apresentado nas Rodadas de Comunicações, conforme o MODELO DE RESUMO

  • Informamos que cada autor e coautor deverá realizar a inscrição e efetuar o pagamento individualmente.

  • O resumo deve ser enviado para o e-mail selac.ufgd@gmail.com, juntamente com seus dados (Nome completo do Autor e Título do trabalho)

15 a 20 de marçoPeríodo de envio da CARTA DE ACEITE aos participantes (autor e co-autor) cujos trabalhos foram aprovados para a apresentação nas Rodadas de Comunicações, na FACALE/UFGD.
20 de março a
06 de abril
Período destinado para o A INSCRIÇÃO DOS COMUNICADORES (autor e co-autor). É importante que o Autor do Resumo envie para o e-mail selac.ufgd@gmail.com.
21 de março a 04 de abril

A todos os Comunicadores (Autor e Coautores) que receberam a Carta de Aceite com a informação RESUMO APROVADO COM RESSALVAS deverão enviar o RESUMO REFORMULADO, para o e-mail: selac.ufgd@gmail.com. 

  • Campo Assunto: Autor(a) deve escrever da seguinte forma: Resumo Reformulado – N° do seu Resumo* - Autor (Seu nome Completo). Ex: Resumo Reformulado - R026 - José da Silva
  • * O número do seu Resumo está no nome do Arquivo do Word que foi enviado para você!
07 de abrilÚltimo dia para o pagamento e o envio do COMPROVANTE DE PAGAMENTO da inscrição de cada Comunicador (autor e co-autor) para o e-mail: selac.ufgd@gmail.com. É importante que o Autor/Comunicador informe no campo ASSUNTO do e-mail o seu Nome e o título do Resumo trabalho que será apresentado.
09 de abrilDivulgação do Ensalamento de todos Comunicadores no Site do Evento.
10 de abrilÚltimo dia de Inscrição dos OUVINTES no site Even3.
11 de abrilInscrições de Ouvintes apenas no ato do Credenciamento, a partir das 18h00, no Bloco G, da UEMS, na Cidade Universitária.
JunhoPublicação de Certificados dos OUVINTES no Site do Grupo de Estudo InterArtes/UFGD (Clique aqui). Todos os inscritos serão avisados por e-mail pela comissão organizadora.
JulhoPublicação de Resumos apresentados nas Rodadas de Comunicações no Anais do III SELAC. Todos os Comunicadores inscritos (autor e coautor) serão avisados por e-mail pela comissão organizadora.

RODADAS DE COMUNICAÇÕES

INFORMAÇÕES AOS COMUNICADORES

  • Serão aceitos trabalhos/pesquisas que abordem as seguintes áreas do conhecimento: Letras, Literatura, Linguística, Artes Cênicas, Artes Visuais, Arte Contemporânea, Comunicação, Cinema, Teatro, Dança, Música, Mídias Sociais Digitais, HQ e Educação.

  • Como Comunicador tanto o autor quanto o co-autor deverão se cadastrar, inscrevendo-se no site www.even3.com.br/selac2018 e realizar individualmente o pagamento do valor de R$ 20,00, referente a inscrição de seu trabalho.

  • Cada Comunicador poderá inscrever apenas um RESUMO (como autoria). Mas, cada trabalho poderá ter, no máximo, dois coautores. Ex.: Paola Camargo (autora, acadêmica de Letras); João César Novaes (co-autor, mestrando de Letras); Prof. Dr. Pedro de Alcântara (co-autor, PPGL-Mestrado/UFGD).


Clique aqui!

  • Informamos que o comunicador deverá enviar seu Resumo seguindo às normas descritas no arquivo MODELO. Caso o texto não esteja de acordo, o mesmo não será aceito.

  • Envio do Resumo: O resumo deve ser enviado como anexo pelo e-mail selac.ufgd@gmail.com até o dia 10 de março de 2018. Não serão aceitos trabalhos encaminhados após essa data ou que não estejam em formato Word (extensão doc. ou docx.). Conferir as datas no item CRONOGRAMA.

  • O RESUMO será encaminhado e avaliado pelo Comitê Científico do evento, pois isso textos que não estejam de acordo com as Normas da ABNT não serão aceitos.

  • Todos os resumos avaliados, aceitos e apresentados durante as Rodadas de Comunicações do III SELAC serão publicados no Caderno de Resumos  do evento (e-ISSN: 2594-4681). 

APRESENTAÇÃO

    • Cada trabalho deverá ser apresentado pelo(s) comunicador(es) inscrito(s) no tempo máximo de 15 minutos.

    • Caso o comunicador pretenda realizar sua apresentação em slides, o mesmo deverá trazer seu próprio computador. Será disponibilizado apenas o datashow.

    • Salientamos que caso o comunicador necessite de outro tipo de equipamento (ex.: caixa de som), favor avisar a equipe organizadora até dia 01 de abril de 2018, pelo e-mail: interartesufgd@gmail.com.


    CARTA DE ACEITE 

    • Cada comunicador inscrito (autor e coautores) receberá por e-mail a notificação da Carta de Aceite.

    • Período de envio das Cartas de Aceite: 15 a 20 de março de 2018.

    • Todos os Resumos serão encaminhados ao Comitê Científico do III SELAC que avaliará os trabalhos em: Aprovado, Aprovado com Ressalvas e Não Aprovado.

    • Resumo APROVADO: Seguirá para a apresentação e posterior publicação no Caderno de Resumos. 

    • Resumo APROVADO COM RESSALVAS: Seguirá para a apresentação. Contudo o(a) AUTOR(A) deverá verificar as considerações dos pareceristas e, se concordar, fazer as mudanças sugeridas. Caso sejam aceitas as sugestões, o comunicador fará o envio do Resumo Reformulado.


    RESUMO REFORMULADO 

    • Prazo para envio do Resumo: De 21 de março a 04 de abril de 2018

    • Enviar o Resumo para o e-mail: selac.ufgd@gmail.com. 

    • Campo Assunto: Autor(a) deve escrever da seguinte forma: Resumo Reformulado – N° do seu Resumo* - Autor (Seu nome Completo). Ex: Resumo Reformulado - R026 - José da Silva

    • * O número do seu Resumo está no nome do Arquivo do Word enviado para você!

    CERTIFICADO - 20 horas / atividades

    :: OUVINTE

    Informamos que o certificado de ouvinte, correspondente a 20 horas/atividade, será para aqueles (as) que obtiverem setenta e cinco por cento (75%) de presença na programação do evento. Como acontecerão cinco (5) atividades - três (3) mesas-redondas à noite e duas (2) tardes de comunicações) -, o Ouvinte terá que participar de três (3) delas para obter o certificado. O certificado será ONLINE e ficará disponível no Blog do Grupo de Estudo InterArtes, conforme CRONOGRAMA.


    :: COMUNICADOR

    Cada autor (a) e co-autor (a) que participar das Rodadas de Comunicações receberá a certificação referente à apresentação de sua pesquisa. O certificado será entregue no mesmo dia da comunicação.

    CIDADE UNIVERSITÁRIA - COMO CHEGAR?

    Todas as atividades do SELAC (Seminário de Literatura e Arte contemporânea) acontecerão na Cidade Universitária, localizada na Rodovia Dourados/Itahum, km 12, Dourados (MS), onde estão as instalações da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

    VEM DE ÔNIBUS?

    Rodoviária de Dourados
    Avenida Marcelino Pires, n° 14474.





    Para você que vem de outra cidade de ônibus e chega na Rodoviária, uma das opções é pegar um táxi até o Terminal de Transbordo (Terminal de ônibus). A distância é de aproximadamente 1,8 km: carro - 7 minutos / andar - 25 minutos de caminhada.

    Terminal de Transbordo
    R. Onofre Pereira de Matos, 648, Centro.



    No Terminal Transbordo você poderá pegar o ônibus “Cidade Universitária”, que vai até os campus das universidades UFGD e UEMS. A distância é de 15 km: onibus – 25 minutos de viagem (aproximadamente). Horários de ônibus: Empresa Viação Dourados-Medianeira / Fevereiro – 2018 (Clique aqui!)


    UFGD / SALAS DE AULA DA FACALE

    UFGD - FACALE

    As instalações da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) contempla os cursos de graduação de Artes Cênicas e de Letras, bem como o Programa de Pós-graduação Mestrado em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 

    Esta é a entrada principal, localizada ao lado do Centro de Convivência do Campus. Nas salas de aula da FACALE, no período vespertino, serão realizadas as RODADAS DE COMUNICAÇÕES, com as apresentações de pesquisas e de trabalhos dos acadêmicos, professores e profissionais que se inscreveram no SELAC. 

    UEMS / AUDITÓRIO DO BLOCO G

    UEMS - Bloco G

    O Auditório do Blog G da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está localizado em frente à avenida principal do Campus. Neste local serão realizadas todas as atividades noturnas do SELAC, tais como: o credenciamento dos participantes ouvintes, a conferência de abertura e as mesas-redondas.

    Comissão III SELAC / 2018


    Grupo de Estudo InterArtes
    Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE)
    Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Coordenação geral:
    Prof. Dr. Paulo Custódio de Oliveira

    PPGL-Mestrado e Graduação em Letras/UFGD:
    Adrieli A. Svinar de Oliveira,  Carla Nogueira, Christiane Silveira Batista, Evelin Gomes da Silva, Jonatan Nunes Teixeira, Juciano Rocha Professor, Izadora Reichert, Mirela Rodrigues Flores.

    Apoio:
    PROEX/UFGD – Pró-reitoria de Extensão Universitária
    UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul


    Dúvidas / Informações:
    E-mail: selac.ufgd@gmail.com / Facebook InterArtes/UFGD

    {{viewModel.evento.titulo}}

    {{viewModel.evento.responsavelEvento}}