A 5ª Edição da Semana das Comunidades 2023 é organizada pelo Convênio SUSTCOM - Sustentabilidade Humana, Social e Ambiental das Comunidades -, convênio este que existe entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a PUC-Rio, pensado e voltado para as ações do Vicariato para a Caridade Social da ArqRio, o qual tem como objetivo integrar as Ações Sociais da Arquidiocese à Universidade, por meio da pesquisa e da extensão.
Esta 5ª Edição da Semana das Comunidades conta com a parceria da Diocese de Crato (Ce), que, desde a realização do Simpósio sobre o Pe. Cícero, em 2020, organizado em conjunto com o Departamento de Teologia da PUC-Rio, vem aproximando a religiosidade popular que envolve a devoção ao Pe. Cícero do Projeto de pesquisa Espiritualidade do Cotidiano, do Programa de Pós-Graduação de Teologia da PUC-Rio, o que justifica a nossa participação nesta sua edição 2023.
Dessa aproximação já foi realizado o curso de extensão Espiritualidade e religiosidade popular: Pe. Cícero Romão e o compromisso com a fé e a vida, em 2022, pelo Departamento de Teologia da PUC-Rio. Em seguida, como desdobramento desse curso, originou-se o Grupo de Estudo Ir. Annette.
Desse modo, o tema da Semana das Comunidades 2023 carrega uma história e um futuro porque nestes dias (28 a 31 de agosto), mais do que revisitar os ensinamentos de Pe. Cícero sobre como se pode enfrentar a fome, pretender-se ir para além da fronteira de sua realidade, visando igualmente inspirar outras iniciativas no país que passam pelas mesmas dificuldades com a segurança alimentar.
Para a concretização desse objetivo, nesses dias, em todas as mesas serão abordados temas que integram os ensinamentos de Pe. Cícero a outras lideranças presentes em contextos e realidades diversas da que o Padin enfrentou.
Que esses dias sejam uma inspiração para todos e todas nós no combate à insegurança alimentar que apavora as vidas dos irmãos e irmãos que vivem, lutam e labutam em nossas comunidades do RJ e igualmente na realidade de nosso imenso Brasil, de norte a sul, de leste a oeste, e não apenas no Nordeste, onde viveu e atuou o Pe. Cícero, o Patriarca do Nordeste.