A 'Ascensão da Direita' foi o tema escolhido observando um movimento que tem tomado forma não só no Brasil, mas no mundo, em relação à ocupação dos espaços de tomada de decisão por pensamentos mais conservadores e de retração do Estado. Nos próximos anos isso vai definir quais problemas terão a atenção do governo e quais as diretrizes que serão utilizadas para soluciona-los.
Entretanto, no contexto atual de crise política, econômica, institucional, as medidas do governo podem colocar grupos minoritários em risco ao optar reduzir a participação do Estado na atuação direta no problema. Podem afastar os espaços de participação popular com a justificativa de decisão técnica. Podem atuar na contramão de conquistas históricas, que só foram possíveis depois de muito sacrifício e de muita luta.
Por isso, a conjuntura atual nos impele a refletir as consequências das decisões que serão tomadas nos próximos anos: É preciso mudar, mas para qual sentido? Qual é o nosso papel nesse processo enquanto profissionais que lidam com as politicas públicas e como podemos nos preparar para lidar com todas essas questões?
Assim, a IV Semana de Políticas Públicas se propõe a refletir sobre diferentes aspectos da conjuntura atual, sem perder de vista a formação interdisciplinar de futuros gestores públicos, fortalecendo as discussões em conjunto com a comunidade interna e externa à Universidade.