EDITAL – Retificação 01
1 APRESENTAÇÃO
A Semana do Empreendedor
é um evento tradicional na região do Agreste Setentrional de Pernambuco, sendo
realizado anualmente desde 1999. O evento busca integralizar aspectos dos
diferentes cursos de graduação da instituição numa perspectiva empreendedora e
de protagonismo científico de docentes e discentes. Para tanto, a Semana do
Empreendedor busca promover a interação entre os estudantes e empresas de
destaque da região através de seminários, conferências, minicursos e oficinas,
além de exposição de propostas empreendedoras com foco na inovação. Trata-se de
um espaço privilegiado para reflexão, construção de conhecimentos e debates
para uma formação cada vez mais direcionadas ao desenvolvimento de uma visão empreendedora
que perpassa todas as áreas de conhecimento.
Nas últimas edições, a
semana do empreendedor tem buscado favorecer a dimensão acadêmica do evento,
ampliando o espaço de discussão científica, sem, no entanto, deixar de lado a
dimensão prática vivenciada nas oficinas, minicursos e exposições promovidas
pelo evento.
A vigésima terceira
edição da Semana do Empreendedor será realizada no período de 28/11 a 2 de
dezembro de 2022 simultaneamente com o V Encontro de Pesquisa e Extensão da
FACAL.
A escolha pela
realização dos dois eventos, simultaneamente, justifica-se pela aproximação
entre suas propostas, no que tange as produções técnico-científicas. Como já
mencionado, a Semana do Empreendedor vem ampliando e fortalecendo sua dimensão
acadêmica, proporcionando um espaço para apresentação de trabalhos científicos
e relatos de experiências vivenciadas em projetos de Extensão desenvolvidos
pelos diferentes cursos. Ao mesmo tempo, o V Encontro de Pesquisa e Extensão se
propõe a divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes de
graduação, pós-graduação e por profissionais pesquisadores.
2 OBJETIVOS
(1) Divulgar resultados das pesquisas e dos
projetos de extensão realizados no âmbito dos cursos de Administração, Ciências
Contábeis, Direito, Pedagogia, Psicologia e Enfermagem da FACAL;
(2) Apresentar resultados das pesquisas
desenvolvidas e os saberes construídos no Programa PIBID;
(3) Promover a ampliação da divulgação dos
resultados de pesquisa e extensão desenvolvidas por estudantes e docentes de
Instituições de Ensino Superior da região Agreste Setentrional de Pernambuco;
(4) Possibilitar interação entre a comunidade
acadêmica e o setor produtivo da região numa perspectiva de compreensão do
atual cenário de pandemia e de perspectivas futuras.
3 INSCRIÇÕES
A inscrição para
participar da XXIII Semana do Empreendedor e do V Encontro de Pesquisa e
Extensão deverá ser realizada por meio do site da Even3
https://www.even3.com.br/semanadoempreendedorfacal2022, no período de 12 de
setembro a 27 de novembro de 2022. Para
submissão de trabalhos o prazo limite de inscrição vai de 20 de setembro a 20
de novembro de 2022.
Os interessados poderão
inscrever-se como ouvintes ou participantes com inscrição de trabalho nos
seguintes formatos: artigo completo, Resumo Expandido e relato de experiência.
O interessado deve
escolher a modalidade de inscrição de acordo com seu objetivo de participação.
Assim sendo, para aqueles que desejam submeter trabalhos científicos, a
modalidade de inscrição deve ser “Inscrição com Trabalho Científico”. Esta
edição será realizada gratuitamente, sem cobrança de taxa de inscrição.
Após a inscrição, o
candidato deve acompanhar as informações do evento na página oficial através da
“área do participante”.
4 SUBMISSÃO DE TRABALHOS
O período estabelecido
para submissão de trabalhos será entre 20 de setembro a 20 de novembro de 2022
até as 23h59min (horário de Brasília. Os trabalhos deverão ser enviados para as
categorias de Trabalhos Científicos nos seguintes formatos: Artigo Completo,
Relato de Experiência, Resumo Expandido e Revisão Bibliográfica,
devendo ser apresentados em Língua Portuguesa.
Cada participante poderá
submeter até dois trabalhos, desde que sejam em categorias distintas (um como
autor e outro como coautor), não podendo ultrapassar 6 (seis) participantes por
trabalho, incluindo o(a) docente orientador(a).
Todos os autores e coautores deverão estar inscritos no
evento, na modalidade
“inscrição com apresentação de trabalho científico” impreterivelmente, até o dia 19 de novembro de
2022. Tendo em vista que a data limite para submissão de trabalhos será até 20
de novembro de 2022.
Os trabalhos submetidos
que não estiverem em concordância com as normas técnicas da ABNT ou que não
apresentarem resultados de pesquisa ou relato de experiência, serão
automaticamente desclassificados.
Recomenda-se que todos
os trabalhos submetidos sejam cuidadosamente revisados antes do seu
encaminhamento. A Comissão Organizadora encaminhará as propostas de trabalhos
que atendam às exigências de formatação para a Comissão Científica. O resultado
da avaliação dos trabalhos estará disponível no site do evento, na “área do
participante” a partir do dia 24 de novembro de 2022, onde também serão
disponibilizadas as cartas de aceite. Os trabalhos aceitos serão publicados em
formato digital nos anais do evento.
Será cobrado pela Even3 uma taxa de R$ 9,90 por trabalho
submetido, correspondente à submissão e publicação do trabalho. Essa taxa será
cobrada no momento da submissão e apenas o autor que submeter o trabalho é que
pagará a respectiva taxa. O pagamento dessa taxa poderá ser efetuado mediante
boleto, cartão ou pix.
4.1 Normas de Submissão
Os trabalhos devem
apresentar resultados de pesquisa de campo ou relato de experiência, podendo o
trabalho também ser uma revisão bibliográfica. Todavia, a comissão Científica
recomenda e estimula os docentes e discentes a realizarem pesquisas de base
empírica (estudos de casos, relato de experiências).
Cada trabalho deve ter
no máximo 6 (seis) autores, incluindo o orientador, se for o caso.
Os trabalhos que não se
adequarem nestes critérios ou se encontram fora da formatação indicada nos
respectivos formatos/estrutura (Template) serão desconsiderados pela Comissão
Científica.
Os candidatos devem
acompanhar o resultado da avaliação do(s) trabalhos(s) científico(s) submetidos
na “área do participante” da página do evento.
O uso do papel timbrado
(documento do Template) do evento é obrigatório e encontra-se disponível para
download na “área do participante” da página do evento.
4.1.1 Artigo Completo
Os trabalhos na
modalidade Artigo completo devem ser enviados em formato doc., contendo de 12
(doze) a 15 (quinze) páginas (incluindo as referências bibliográficas), no
formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,0,
fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 justificado e deve conter:
Título: (letras
maiúsculas, negrito, centralizado e regular, tamanho 12.
(Deixar 1 linha em branco antes do próximo item
do trabalho).
Autores: (inserir o(s)
nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas,
justificado a direita, itálico, tamanho 12.
(Deixar 1 linha em branco antes do próximo item
do trabalho).
Afiliação autores: (inserir nome completo e
Sigla da instituição de origem, seguido do e-mail dos autores, através de uma
nota de rodapé, obedecendo a ordem dos autores. Utilizar Tamanho 10).
Resumo: (deverá ter no máximo 250 palavras,
parágrafo único, justificado, tamanho 11, sem parágrafos, referências bibliográficas,
tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e
cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre
si por ponto.
O artigo deverá conter Introdução (justificativa
implícita e objetivos), Fundamentação Teórica, Procedimentos Metodológicos,
Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras),
Conclusões e Referências, devendo ser organizado segundo as normas da ABNT.
4.1.2 Relato de Experiência
Os trabalhos na
modalidade relatos de experiências devem ser enviados em formato doc., contendo
no mínimo 5 (cinco) e no máximo 8 (oito) páginas (incluindo as referências
bibliográficas), no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior
e direita com 2,0, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas,
justificado e deve conter:
Título e subtítulos
(letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular,
tamanho 12. Deixar 1 linha em branco antes do
próximo item do trabalho).
Autores: (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s)
autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, justificado a direita, itálico,
tamanho 12. Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do trabalho).
Afiliação autores: (inserir nome completo e
Sigla da instituição de origem, seguido do e-mail dos autores, através de uma
nota de rodapé, obedecendo a ordem dos autores. Utilizar Tamanho 10).
Resumo: (deverá ter no máximo 250 palavras,
parágrafo único, justificado, tamanho 11, sem parágrafos, referências
bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar
entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave que devem ser escritas na linha
seguinte, separadas entre si por ponto.
O relato de experiência
deverá conter Introdução (justificativa e objetivos), Procedimentos
Metodológicos, Descrição e Discussão da Experiência (podendo inserir tabelas,
gráficos ou figuras), Conclusões e Referências, devendo ser organizado segundo
as normas da ABNT.
4.1.3 Resumo Expandido
A submissão de trabalhos
também admitirá a categoria Resumo Expandido.
O Resumo Expandido
deverá ser elaborado por no máximo 6 autores, incluindo o orientador, se for o
caso. Deverá conter: Introdução; Fundamentação Teórica, Objetivo Geral e
Específicos; Procedimentos Metodológicos; Resultados e Discussão; Considerações
Finais e Referências. A submissão do Resumo Expandido para avaliação deve ser
feita através de um texto de 5 a 8 páginas. O texto deve ser escrito em Times
New Roman, fonte 12, justificado, espaçamento simples, no formato A4, margens
superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2,0, conforme modelo
disponível para download na página do evento na “área do participante”.
4.1.4 Revisão Bibliográfica
Os trabalhos na
modalidade relatos de experiências devem ser enviados em formato doc., contendo
entre 15 (quinze) e 20 (vinte) páginas (incluindo as referências
bibliográficas), no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior
e direita com 2,0, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas,
justificado e deve conter:
Título: (letras maiúsculas, negrito, centralizado e
regular, tamanho 12.
(Deixar 1 linha em branco antes do próximo item
do trabalho).
Autor(es): (inserir o(s) nome(s) completo(s)
do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, justificado a direita,
itálico, tamanho 12. Deixar 1 linha em branco antes do próximo item do
trabalho). Nome do autor com nota de
rodapé (incluir na nota
de rodapé titulação e filiação do autor);
Resumo: (deverá ter no máximo
250 palavras, parágrafo único, justificado, tamanho 11, sem parágrafos,
referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer
natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na
linha seguinte, separadas entre si por ponto.
Palavras-chave: Adicionar entre 3
(três) e 5 (cinco) palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte,
separadas entre si por ponto.
Abstracts e keywords em inglês: Em inglês ou outra
língua. Igualmente para as palavras chaves (Keywords)
O artigo deverá conter a seguinte estrutura:
Introdução (justificativa implícita e
objetivos); Fundamentação Teórica; Procedimentos Metodológicos; Discussão
(podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras); Considerações finais; e
Referências. Deverá ser organizado segundo as normas da ABNT.
5 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
As apresentações, nesta
edição do evento, serão realizadas no formato presencial, assim como todo o
evento. A apresentação deverá contemplar os seguintes elementos: título
idêntico ao do resumo aceito; nomes e instituições do(s) autor(es); Introdução;
Objetivos; Procedimentos Metodológicos; Resultados e Discussão; Considerações
Finais e Referências e as apresentações terão duração de 10 a 15 minutos.
Além da Comunicação Oral que ocorrerá nas salas da
Instituição, os trabalhos também poderão ser apresentados no formato de Banner,
a serem expostos pelos autores dos trabalhos no rol da FACAL, conforme modelo
disponibilizado no site do evento, na área “Modelo de Banner”.
6 EIXOS TEMÁTICOS
Este evento reúne ações que se caracterizam individual e/ou
coletivamente como um conjunto representativo da tríade indissociável ensino,
pesquisa e extensão. Com essa concepção de currículo direcionamos para
perspectiva de construção de um currículo em que as ações de extensão
universitária estejam incorporadas as práticas pedagógicas do ensino de
graduação e pós-graduação da FACAL e da pesquisa acadêmica. Desse modo,
decidimos colocar como eixos temáticos permanentes da Semana do Empreendedor
com vistas a promover organicidade às ações, as oito áreas temáticas
estabelecidas no plano nacional de extensão universitária.
Áreas Temáticas:
1- Comunicação;
2- Cultura;
3- Direitos humanos e Justiça;
4- Educação;
5- Meio Ambiente;
6- Saúde;
7- Tecnologia e Produção
8- Trabalho.
7
CERTIFICAÇÃO
A certificação de
participação ocorrerá mediante o credenciamento, a frequência e participação
nas atividades ofertadas no Evento. Por sua vez, a certificação referente à
apresentação de trabalhos, seja autor ou coautor, ocorrerá mediante a
apresentação do referido trabalho no evento. A comprovação da apresentação será
realizada por meio de formulário de frequência.
Os certificados serão
disponibilizados para download e impressão no site do evento, na “área do
participante” a partir do dia 20 de dezembro de 2022, desde que sejam cumpridas
as modalidades mínimas de frequência e apresentação dos trabalhos inscritos e
aprovados.
8 CRONOGRAMA E PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Para os participantes
devidamente inscritos, fica garantida a gratuidade de sua participação nas
oficinas, minicursos, palestras, mesas redondas e rodas de diálogos, de acordo
com a opção realizada no ato da inscrição.
Os Minicursos e oficinas
disponibilizadas para participação terão número limitado de vagas. Assim, no
ato da inscrição, o participante deverá escolher as atividades de seu
interesse. O número de vagas correspondente a cada atividade está exposto na
programação do evento, como pode ser observado no quadro a seguir.
DATA – ATIVIDADE – HORÁRIO – LOCAL
DATA
|
ATIVIDADE
|
HORÁRIO
|
LOCAL
|
28/11
|
Abertura Cultural
|
19h
|
FACAL
|
29/11
|
Palestras
|
19h
|
FACAL
|
30/11
|
Mesa redonda/oficinas/ Rodas de Diálogo
|
19h
|
FACAL
|
01/12
|
Apresentação de trabalhos
|
19h
|
FACAL
|
02/12
|
Momento Cultural
Encerramento
|
19h
|
FACAL
|
O detalhamento das
atividades por dia do evento será divulgado posteriormente, no mês de setembro.
COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO
Matilde Marques Cavalcanti
COMISSÃO ORGANIZADORA
Prof. Adalberto Teles –
FACAL
Prof. Adenilson da Silva
Gomes – FACAL
Prof. Ari Lopes de
Arruda – FACAL
Profa. Érika Moema de
Lucena Guedes Rodrigues – FACAL
Prof. Lucas Alencar –
FACAL
Profa. Luzia Helena
Castro Squinca – FACAL
Prof. .Rinadjo da Silva
Aguiar – FACAL
COMISSÃO CIENTÍFICA
Profa. Andrea Karla
Travassos de Lima – FACAL
Profa. Cláudia Patrícia
Silvério da Silva Ferreira Barbosa – FACAL
Profa. Keyla Rihane de
Araújo Ferreira – FACAL
Profa. Nathalia Regina
Rodrigues Rocha de Santana – FACAL
Prof. Pablo Henrique de
Sales Silva – FACAL
Profa. Thaysa Thatyana Aragão Guerra Mota – FACAL
COMISSÃO TÉCNICA
Ronaldo Cabral de Araujo
– FACAL
Profa. Viviane Noemia de
Barros – FACAL
COORDENAÇÃO
DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACAL
Prof. Guilherme José de
Vasconcelos Soares – FACAL