NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO/ PRODUTO EDUCACIONAL/ VÍDEO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Serão aceitos trabalhos em três formatos distintos: RESUMOS, PRODUTOS EDUCACIONAIS e/ou VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Os trabalhos deverão estar inseridos em das áreas temáticas do evento:
- Divulgação científica e popularização da Ciência;
- Educação Básica
- Educação e Cultura
- Educação Profissional e Tecnológica
- Neuroeducação
Os trabalhos poderão ser de caráter teórico ou empírico e deverão ser inéditos. A responsabilidade por seu conteúdo é exclusiva do(s) autor(es), que deve(m) observar princípios éticos e de direitos autorais. A avaliação dos trabalhos se dará por meio da metodologia de DUPLO CEGO, entre pares, seguindo os critérios historicamente utilizados na Semana Acadêmica.
OBS:
Todos os autores deverão estar inscritos no evento e devem ser incluídos no
campo específico para tal no ato da submissão.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS:
Não poderão ultrapassar 1 página, de acordo com o modelo disponível na página de submissão. O formato do envio deverá ser em arquivo editável (doc. ou docx) e o arquivo deverá conter:
- Título
- Palavras-chave (até 3)
- Texto do resumo: 300 a 500 palavras
- Referências
Obs¹: Todos os resumos deverão ser enviados de acordo com o modelo disponível no site.
Todos os resumos aprovados irão compor a publicação dos anais do evento com ISSN.
Os melhores trabalhos serão selecionados para apresentação oral entre os dias 03 e 04/12/2024, das 13h às 15h.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS:
Estudantes e professores das redes públicas e privadas, Organizações Não Governamentais (ONG) instituições de Ensino Básico e/ou Superior e de Pesquisa de todo o Brasil estão convidados a participar da mostra virtual enviando vídeos que apresentem ao público o funcionamento e/ou a produção de produtos educacionais, por meio do resultado final dos produtos.
É de exclusiva responsabilidade do participante o envio dos arquivos. Caso a comissão organizadora não consiga baixar ou executar o vídeo, ele será eliminado da Mostra.
As especificações dos vídeos são:
Tempo do vídeo: total de duração de até cinco (05) minutos;
Tamanho do vídeo: HD (1920 x 1080 px) ou HD (1280 x 720 px) ou SD (720 x 480 px);
Orientação: horizontal (paisagem);
Formato do arquivo: AVI ou .MP4
Tamanho máximo do arquivo: 100 MB.
Obs: caso o vídeo seja produzido com celular, filme com o celular deitado.
As apresentações poderão ocorrer em um dos seguintes dias e horários:
05/12/2024 - 13h às 15h (horário de Brasília)
06/12/2024 - 10h às 12h (horário de Brasília)
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE VÍDEOS - MOSTRA DIVULGACURTACIÊNCIA:
A submissão poderá ocorrer para vídeos em dois formatos distintos:
- CATEGORIA 1: vídeos de divulgação científica de até um (01) minuto de duração;
- CATEGORIA 2: vídeos de divulgação científica de três (03) a cinco (05) minutos de duração.
Os melhores vídeos serão selecionados para apresentação e debate durante a Mostra DivulgaCurtaCiência, no dia 04/12/2024, das 16h às 18h.
Para mais informações sobre as normas para submissão de vídeos, acesse:
DATAS IMPORTANTES:
Atividade | Prazo |
Submissão de resumos, produtos educacionais e/ou vídeos de divulgação científica | 25/09 a 10/10/2024 |
Divulgação do resultado parcial da avaliação | 07/11/2024 |
Recurso dos autores sobre os resultados parciais/ Prazo para envio das correções solicitadas | 07 a 11/11/2024 |
Divulgação do resultado final de resumos, produtos educacionais e/ou vídeos de divulgação científica | 22/11/2024 |
Divulgação dos vídeos selecionados para a Mostra DivulgaCurtaCiência/ Divulgação dos dias, horários e salas da apresentação dos resumos e dos produtos educacionais | 27/11/2024 |
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE MINICURSO
Os minicursos da 7ª SEMANA ACADÊMICA DO CAMPUS MESQUITA são eventos de curta duração com objetivo de apresentar uma visão introdutória de tópicos atuais de pesquisa, ensino, tecnologia e/ou extensão que tenham relação direta com o tema Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais. Com isso, o participante do minicurso terá a oportunidade de aprender sobre um novo assunto vinculado à sua área de atuação e poderá também extrair elementos que podem ser aplicados em seus estudos científicos e/ou em suas atividades profissionais.
Os minicursos deverão ter 04 horas de duração, divididas em 2 momentos: no dia 04/12/2024, das 10h às 12h e no dia 05/12/2024, das 10h às 12h. O formato será à distância (on-line) e os links serão gerados pela organização. Todos os cursos serão oferecidos e transmitidos por meio do site do evento: even3.com.br/semanamesquita2024.
Instruções de Submissão
A submissão de propostas de minicursos deverá ser realizada diretamente por meio do formulário: FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE MINICURSO. As propostas serão avaliadas de acordo com sua originalidade, relevância, apresentação e afinidade com a temática do evento e deverão conter os seguintes pontos:
título do minicurso;
autores;
resumo (de 100 até 200 palavras);
indicação de público-alvo;
justificativa quanto à relevância do minicurso proposto para a área e para a sociedade (de 50 até 100 palavras);
breve currículo dos autores, que demonstre competência/ habilidade no tema do minicurso;
indicação de qual(is) autor(es) apresentará(ão) o minicurso;
os recursos computacionais e audiovisuais necessários.
OBS: Todos os autores deverão estar inscritos no evento.
Datas importantes
Submissão de minicursos: 05 a 23/09/2024
Período de avaliação das propostas: 24/09 a 01/10/2024
Divulgação dos minicursos aprovados: 03/10/2024
Data dos minicursos: 04 e 05/12/2024
Coordenação de Minicursos:
Michele Waltz Comarú (michele.comaru@ifrj.edu.br)
Instituto Federal do Rio de Janeiro – campus Mesquita