Cefapro - Barra do Garças - Mato Grosso - Brasil
A Comissão do Seminário está organizando a publicação das pesquisas acadêmicas e relatos de experiência em uma edição especial da Revista FACISA ON-LINE, nas modalidades revista e anais. Para isso, os autores (máximo dois) deverão adequar seus trabalhos às normas e encaminhá-los juntamente com o termo de autorização de publicação, impreterivelmente, até o dia 28/08/2019 às 23h59min. do horário de Brasília, no e-mail: cefaprosemear@gmail.com
Acesse as normas de envio,
termo de autorização de envio e template, clique aqui: Publicações Semear
Com o objetivo de realizar uma avaliação do evento, para que possamos gerar encaminhamentos para as próximas edições, organizamos uma questionário que gostaríamos que respondessem. Desde já, agradecemos a sua contribuição.
Acesse o link: Avaliação Semear
Diálogos e reflexões a respeito das experiências pedagógicas e das pesquisas acadêmicas na Educação Básica
O contexto educacional
brasileiro, na contemporaneidade, tem enfrentado muitos desafios que nos levam
a questionamentos como: Qual o papel das políticas públicas e da escola? Quem
são os professores que atuam na Educação Básica? Quem são os alunos que
frequentam a escola pública? Quais saberes são necessários para ensinar? O que deve
ser ensinado aos alunos da Educação Básica? Como ocorre o processo de
aprendizagem? A quem interessa ‘ranquear’ as escolas? Tais perguntas fazem-se
necessárias para que possamos refletir, no coletivo, as intencionalidades/ideologias
presentes nas políticas públicas para a educação no Brasil.
Para isso, faz-se necessário
compreendermos o significado de categorias como: qualidade, desempenho e
competência, presentes nos discursos oficiais e conduzem às práticas escolares,
mobilizando todos os profissionais da educação a encontrarem estratégias/procedimentos
eficientes e eficazes, associados ao desempenho dos alunos, por meio das
avaliações externas.
Essa sistemática traz em seu
bojo a lógica da produtividade, que envolve organismos e programas
internacionais que passam a ser indutoras e reguladoras dos processos
educacionais em nosso país. Nessa lógica, rankings, méritos, exigências do
mercado de trabalho desumaniza a educação, manipula e oprime aqueles que dela
fazem parte, em prol de uma educação mercantilista.
Nessa perspectiva, Stephen
Ball (2013), nos alerta que “[...] novas formas de disciplina são colocadas
pela competição, eficiência e produtividade. E novos sistemas éticos são
introduzidos baseados no auto-interesse institucional, pragmatismo e valor
performativo” (p.07). Em busca da
excelência do eu, todos os envolvidos no trabalho educacional, passam a tomar
atitudes individualistas e meritocráticas. “O acto de ensinar e a
subjectividade do professor estão ambos profundamente alterados dentro desta
nova visão de gestão (de qualidade e excelência) e das novas formas de controle
empresarial (através do marketing e da competição)”. (Ball 2013 p.09)
Em sendo assim, as políticas
públicas de formação inicial e continuada dos profissionais da educação, precisam
ser revistas, repensadas e discutidas pelas três esferas Federal, Estadual e Municipal,
quanto a sua configuração e condições de desenvolvimento. Torna-se imperativo
voltarmos o olhar para questões subjetivas dos profissionais da educação, distantes
da lógica mercantilista, considerando para isso, elementos sobre a sua formação
inicial, suas experiências pessoais e profissionais, os espaços formativos bem
como as expectativas que se tem da profissão, entre outras questões que
influenciam a profissão e a profissionalidade.
Essas
questões precisam ser discutidas, principalmente em eventos científicos voltados
à educação, a fim de que os profissionais possam expressar as angústias e os dilemas
que envolvem as políticas para a Educação Básica. Isso possibilita, também momentos
de reflexão a respeito da prática
didático-pedagógica para buscar, ações efetivas, na qual todos os envolvidos no
processo educativo sejam considerados sujeitos sociais, ou seja, pais, alunos, professores,
técnicos e apoio administrativo educacional,
cada seguimento com as suas particularidades, mas com objetivos em comum em
torno da educação de qualidade social.
Em relação aos professores,
estudos mais recentes, como de Nóvoa (2013) apontam que, cada vez mais, eles se
encontram em crise de identidade profissional, uma vez que dificilmente se
reconhecem como professores/educadores diante de tudo que lhes é cobrado e/ou designado.
Para fazer frente a esses
desafios é importante que sejam criados espaços coletivos de discussão a
respeito das políticas educacionais, da formação inicial e continuada, visto
que também é um dos eixos estruturantes da profissionalização da carreira
docente e do desenvolvimento profissional, pois leva “[...] a um enriquecimento
da competência profissional dos docentes implicados na tarefa de formação”
(GARCIA, 2005, p. 27). Esse desenvolvimento profissional deve ser concebido
como um processo contínuo, provocador de mudanças, de inovações e de desenvolvimento
curricular, ligada ao desenvolvimento organizacional da escola que integra
tanto os conteúdos acadêmicos e disciplinares quanto os de formação pedagógica,
capazes de relacionar teoria-prática e contribuir para o crescimento pessoal e
profissional dos educadores.
Nessa mesma perspectiva, encontram-se
os técnicos e apoio administrativo educacional que também precisam de ações para
a construção de sua identidade como educadores que, por meio do seu trabalho, contribuem
para a formação dos estudantes. Assim, entende-se que todos os espaços da
escola são educativos. Nesse sentido, a formação continuada é imprescindível, na
medida em que se estabelece, segundo Noronha (2009), a inter-relação entre a
atividade do professor na escola a atividade/trabalho dos profissionais que
atuam na secretaria, na cozinha e nos serviços de apoio.
Por isso, é importante criar espaços para discutir as políticas públicas para a Educação Básica de maneira crítica e reflexiva, na qual o diálogo deve prevalecer para que se possa construir propostas que sejam pautas nas diferentes realidades presentes nas escolas da Região do Araguaia, possibilitando, assim, aos educadores(as) e educandos(as) buscarem alternativas para a educação, mais especificamente para o processo de ensino-aprendizagem, a fim de contribuir com a formação de uma sociedade mais humana e igualitária. Isso possibilita, como destaca Mizukami (1986), a assunção da postura de um professor pesquisador que analisa, reflete, interpreta e atua didaticamente, para superar os constantes entraves sociais e educacionais que estão no âmbito escolar e social.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
Conheça os convidados do nosso evento
{{item.nome}}
{{item.nome}}
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}
Cronograma
de Avaliações
Submissão
de Trabalhos –
Período
de Avaliação pelos Pareceristas – 21 a 27 de maio de 2019
Submissão
das Ressalvas (dos trabalhos necessários) –
Avaliação
das Ressalvas pelos Pareceristas – 06 a 11 de junho de 2019
Publicação
do Resultado Final – até o dia 17 de junho de 2019
Orientações de envio, clique aqui.
Acesse o template clicando aqui.
Acesse as orientações de apresentação de trabalhos, clique aqui.
Lista de Trabalhos Aprovados, clique aqui.
Os certificados serão emitidos para os participantes que obtiveram a frequência mínima de 75% do total da carga-horária do evento que será de 20 horas. Para isso é importante que os participantes fiquem atentos as listas de presença, que estarão disponíveis na abertura do evento, nos grupos de trabalho e na palestra de encerramento.
Indicações de locais de hospedagem e alimentação em Barra do Garças
HOTÉIS
Hotel
Esplanada
Contato: (66) 3401-2515
Quartos Duplos: R$160 a diária
Quartos Triplos: R$210 a diária
Hotel
Serra Azul
Contato:
(66) 3401-6663
Quartos Duplos: R$150 a diária
Quartos Triplos: R$180 a diária
Hotel Tawfig´s
Contato: (66) 3401-1718
Quartos duplos: R$207 a
diária
Quartos triplos: R$ 250 a diária
Novo Mundo Hotel
Contato: (66) 3401-1824
Diária $80,00 (individual)
Diária $130,00 (quartos duplos)
RESTAURANTES
Gullas
Bistrô
Contato:
(66) 9 9206-6301
R$33,90
Azeitonas
Grill
Contato: (66)
3047-3335
R$31,90
Coordenação Geral:
Prof. Esp. Edilson Pereira Santos
Prof.ª Ma. Edmara da Costa Castro
Dallabrida
Prof.ª Esp. Elisiane Medianeira Moro
Tolio
Prof.ª Esp. Elissônia Maria Ferreira
Prof. Dr. Hugo Heleno Camilo Costa
Prof. Me. Ismael Donizete Cardoso de
Moraes
Prof.ª Esp. Lílian Ferreira Silva
Ferraz
Prof. Me. Lucenildo Elias da Silva
Prof.ª Dr.ª Marilene Marzari
Prof.ª Ma. Marizete Alves Neves Ten
Caten
Prof.ª Ma. Mary Carneiro Rezende
Gerência
de Página:
Prof.ª Esp. Alissandra
da Silva Santos
Prof.ª Esp. Ângela
Maria Vivan
Prof.ª Ma. Marizete
Alves Neves Ten Caten
Técnico em Designer Gráfico - Neemias Souza Alves
Prof. Victor Alves
Santos
Coordenadoria
de Secretaria e Logística:
Apoio Adm. Educacional - Adriana Aparecida de
Assis Silva
Prof. Me. Ernandes
Araújo Nascimento
Prof.ª Esp. Eulália
Gonçalves Souza Oliveira
Apoio Adm. Educacional - Euslene Ferreira Leal Noleto
Prof.ª Dr.ª Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque
Prof.ª Esp. Lílian
Ferreira Silva Ferraz
Técnica Adm. Educacional - Maria Auxiliadora
Vieira da Silva
Prof.ª Esp. Pricila Cabral
Coelho Moraes
Técnica Adm. Educacional - Suelma Soares dos
Santos
Técnica Adm. Educacional - Vanderlice Ferreira
Coordenadoria
de Comunicação:
Prof.ª Esp. Benedita
Vilmária Alves Pereira
Prof.ª Esp. Elídia
Paula Cristino Bernardes Silva
Prof.ª Esp. Elisiane
Medianeira Moro Tolio
Prof.ª Esp. Elissônia
Maria Ferreira
Prof.ª Esp. Gilves
Furtado de Queiroz
Prof.ª Dr.ª Graziele Borges de Oliveira Pena
Prof.ª Esp. Rita Natalia
Batista da Silva Carvalho
Comissão
de Relações Institucionais:
Prof.ª Ma. Mary
Carneiro Rezende
Comissão
Cultural:
Prof.ª Esp. Deijalsina
Gonçalves da Silva
Prof.ª Esp. Eliane
Pereira Campos Silva
Prof. Me. Ernandes
Araujo Nascimento
Prof. Esp. Eduardo de
Lima Cunha
Prof.ª Esp. Flávia
Cunha Lima
Intérpretes de Libras:
Lucas Baracho Sousa
Luciane Ana de Oliveira
Comitê
Científico:
Prof.ª Ma. Carine Rodrigues da Costa
Prof.ª Ma. Edmara da
Costa Castro Dallabrida
Prof.ª Dr.ª Egeslaine de Nez
Prof. Me. Eliakim
Oliveira Kuster
Prof. Me. Ernandes
Araújo Nascimento
Prof. Dr. Hidelberto de Sousa Ribeiro
Prof. Dr. Hugo Heleno
Camilo Costa
Prof. Me. Ismael
Donizete Cardoso de Moraes
Prof.ª Ma. Jane
Santos Oliveira
Prof. Me. Leandro
Miranda
Prof. Me. Lucenildo
Elias da Silva
Prof.ª Ma. Luciana
Akeme S. M. Deluci
Prof.ª Ma. Luciene de Morais Rosa
Prof.ª Ma. Maria Goreti Barrichello Cerqueira
Prof.ª Dr.ª Marilene
Marzari
Prof.ª Ma. Marizete
Alves Neves Ten Caten
Prof.ª Dr.ª Marly
Augusta Lopes de Magalhães
Prof.ª Ma. Mary
Carneiro Rezende
Prof. Me. Mauro José de Souza
Prof. Ma. Mônica Maria dos Santos
Prof.ª Ma. Neuzamar
Marques Barbosa
Prof. Dr. Odorico Ferreira Cardoso Neto
Prof. Me. Oscar
Waraiwe Urebete
Prof. Me. Phábio
Rocha da Silva
Prof. Me. Raimundo
Nonato Silva de Oliveira
Prof.ª Ma. Stephania
Luz Poleto
Prof.ª Dr.ª Valéria Márcia Queiroz
Em caso de dúvidas,
estamos à disposição para atendê-lo:
E-mail:
Telefone: (66) 3401-7620