O Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará tem desempenhado um papel central na promoção do ensino e da produção de conhecimento sobre e na Amazônia, especialmente no enfrentamento às questões que envolvem a sociodiversidade e a luta por direitos na região. Em consonância com esse compromisso, a IV edição do Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão terá como tema “Educação, Democracia e Cidadania na Amazônia: Projetos em Disputa”, evidenciando os desafios contemporâneos impostos pela agenda neoliberal que impacta profundamente a Amazônia, seus territórios e sujeitos.
Desde a sua primeira edição, o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Iced/UFPA tem priorizado a socialização da produção de conhecimentos de seus docentes e discentes da graduação e da pós-graduação, em diálogo com sujeitos e territórios cuja missão da universidade é incluir e contribuir com a garantia e proteção de seus direitos de cidadania.
Nessa perspectiva, este Seminário se propõe a ser um espaço de debate sobre como as políticas educacionais, no contexto da globalização econômica e do neoliberalismo como racionalidade do capital, afetam a educação, os direitos sociais e a cidadania dos povos amazônicos. A discussão abordará questões como a privatização de recursos naturais, a mercantilização da educação e as disputas em torno de projetos educacionais, quer no âmbito do financiamento e da gestão, quer no âmbito das práticas pedagógicas, do trabalho docente e da formação de professores, enfatizando as implicações dessas políticas para a democracia e a inclusão social na região.
Além de pautar esses temas urgentes, o evento integra o Seminário Comemorativo aos 70 anos do curso de Pedagogia da UFPA, destacando o seu papel pioneiro e transformador na expansão do ensino superior no estado do Pará e na formação de educadores comprometidos com a justiça social, a defesa dos direitos humanos e a promoção da cidadania. Este é um marco importante na história da UFPA, do Iced e da Faculdade de Educação, pelo compromisso histórico do curso de Pedagogia com a construção de uma educação pública, democrática e inclusiva.