Seminário EJA NORTE 2023
"Sujeitos da EJA: trajetórias viáveis de inclusão"
O Seminário EJA NORTE 2023, com a
temática "Sujeitos da EJA: trajetórias viáveis de
inclusão", tem por
objetivo ser
um espaço de reflexão, discussão e socialização das práticas desenvolvidas por
profissionais que trabalham na Educação de Jovens e Adultos – EJA nas redes
públicas de ensino e ainda reunir pesquisadores e estudantes da Educação
interessados em divulgar suas pesquisas para o aperfeiçoamento e inovação
das práticas docentes na EJA.
O Seminário será realizado nos
dias 14 e 15 de setembro de 2023, de forma online e presencial para
as apresentações das Comunicações de Pesquisas e Relatos de Experiências e 100% presencial para
a palestra de abertura, para as mesas redondas e Salas Temáticas, realizadas nos espaços do Auditório Belarmino
Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) e no Auditório Jorge Furtado, no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro.
A programação contará com palestras, mesas de diálogo e salas temáticas sobre a EJA no
contexto amazônico e no compartilhamento de experiências pedagógicas dos Institutos
Federais de Educação e das Secretarias de Educação envolvidas
O Seminário terá como foco os eixos descritos a seguir para submissão de trabalhos com publicação em anais do evento.
1. Formação de Professores de EJA
2. Práticas Pedagógicas, Metodologias e Materiais Didáticos em EJA e
EJA Integrada EPT
3. Estudantes da EJA e EJA Integrada EPT
4. EJA, EJA Integrada EPT e Tecnologias Educacionais
5. Diversidade,
equidade e inclusão na EJA e EJA Integrada EPT
6. Currículo e Avaliação em EJA e EJA Integrada EPT
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O Seminário
EJA NORTE 2023, com a temática "Sujeitos da EJA: trajetórias viáveis
de inclusão", contará com espaço online e presencial para comunicação de pesquisas científicas e relatos de experiências na EJA
tendo como Eixos Temáticos:
1.
Formação de Professores de EJA
- Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou
teórico-práticos, cujo objeto de estudo trate de processos de formação (inicial
e continuada) em EJA e EJA-EPT e que dialoguem com a temática do Seminário.
- Apresentação de relatos de experiência que envolvam
processos de formação (inicial e continuada) em EJA e EJA-EPT e que dialoguem
com a temática do Seminário.
2.
Práticas Pedagógicas, Metodologias e Materiais Didáticos em EJA e EJA
Integrada EPT
- Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou
teórico-práticos, sobre questões investigativas que envolvam práticas
pedagógicas exitosas e metodologias e materiais didáticos, recursos de apoio à
mediação pedagógica, baseados no uso ou não das tecnologias, para EJA e
EJA-EPT.
- Apresentação de relatos de experiência que envolvam
práticas pedagógicas exitosas e metodologias e materiais didáticos, recursos de
apoio à mediação pedagógica, baseados no uso ou não das tecnologias, para
EJA-EPT.
3.
Estudantes da EJA: diversidade, equidade e inclusão na EJA e EJA Integrada
EPT
- Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou
teórico-práticos, cujo objeto de estudo envolvam estudantes da EJA, suas
trajetórias escolares e/ou histórias de vida. Abarca, ainda, trabalhos que
abordem os múltiplos aspectos que envolvam questões de identidade relacionadas
a gênero e/ou etnicidade, necessidades educacionais específicas numa
perspectiva multicultural no campo da EJA e EJA-EPT.
- Apresentação de relatos de experiências que
envolvam estudantes da EJA, suas trajetórias escolares e/ou histórias de vida. Abarca, ainda, trabalhos que abordem os múltiplos aspectos que envolvam questões
de identidade relacionadas a gênero e/ou etnicidade, necessidades educacionais
específicas numa perspectiva multicultural no campo da EJA e EJA-EPT .
4.
EJA, EJA Integrada EPT e Tecnologias Educacionais
- Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou
teórico-práticos, cujo objeto de estudo envolvam tecnologias digitais em diferentes
modelos e propostas pedagógicas, Ambientes Virtuais de Aprendizagem
(AVAs), jogos digitais, tecnologias assistivas e acessibilidade e inovação
tecnológica e formação continuada para uso de tecnologias digitais na EJA e
EJA-EPT.
- Apresentação de relatos de experiências que envolvam tecnologias digitais em diferentes
modelos e propostas pedagógicas, Ambientes Virtuais de Aprendizagem
(AVAs), jogos digitais, tecnologias assistivas e acessibilidade e inovação
tecnológica e formação continuada para uso de tecnologias digitais na EJA e
EJA-EPT.
5. Currículo e Avaliação em EJA e EJA Integrada EPT
- Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos
cujo objeto de estudo envolvam processos de construção de currículos de EJA e
EJA-EPT, implementação, acompanhamento, reformulação de projetos pedagógicos,
avaliação de cursos e currículo integrado no campo das políticas na EJA-EPT.
- Apresentação de relatos de experiência que envolvam apresentação de relatos de
experiências que envolvam processos de construção de currículos de EJA e
EJA-EPT, implementação, acompanhamento, reformulação de projetos pedagógicos,
avaliação de cursos e currículo integrado no campo das políticas na EJA-EPT.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE SUBMISSÃO E ORGANIZAÇÃO DE RESUMOS
Cronograma
1. Período de submissão: 04 a 23 de agosto de
2023. PRORROGADO ATÉ 06
DE SETEMBRO (novo prazo)
2. Avaliação de trabalhos: avaliação de fluxo contínuo.
3. Divulgação dos trabalhos aprovados: 06 de setembro
de 2023. 09 de setembro (novo prazo)
4. Envio dos slides de apresentação dos trabalhos aprovados: 11 de setembro de 2023.
As vagas para apresentação de resumos são limitadas. Haverá publicação em anais do evento.
Diretrizes de submissão de resumo simples
1. O resumo deve ter no máximo três autores.
2. Os autores são responsáveis pelo preenchimento dos campos da submissão do resumo.
3. Serão aceitos trabalhos em duas modalidades: comunicação de pesquisa científica e relatos de experiência dentro dos cinco Eixos Temáticos.
4. Os resumos simples devem ser elaborados conforme as orientações abaixo, atendendo ao template disponibilizado e, o encaminhamento do trabalho deverá ser feito pelo sistema de submissão,
Diretrizes para autores
a. Normas para submissão de resumos
1. TÍTULO: ser conciso, com no máximo 12 palavras, centralizado e indicar claramente a natureza da investigação/relato de experiência, fonte Arial tamanho 14, negrito.
2. AUTOR(ES): o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser inserido(s) apenas no sistema, no campo “Autores”, separando-os por vírgula, no momento da submissão, não podendo aparecer no corpo do texto. É necessário indicar a instituição à qual os autores estão vinculados, bem como o e-mail do(s) autor(es) que está submetendo, para contato. A inclusão do(s) nome(s) do(s) autor(es) é de inteira responsabilidade do autor que submeter o trabalho. Não poderão ser incluídos novos autores após a submissão. Há limite de três autores por trabalho.
3. CORPO DO RESUMO:
3.1 deve ser apresentado um texto corrido, sem entrada de parágrafo, com fonte Arial 11, espaçamento entrelinhas 1,5, com texto justificado, e ter entre 800 e 1200 palavras para apresentação de pesquisa científica. O resumo deve explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos geral e específicos; trajetória metodológica utilizada; referencial teórico utilizado, principais resultados e conclusões do estudo. Evitar ao máximo o uso de abreviaturas; se necessárias, colocá-las entre parênteses, após a palavra inteira, no seu primeiro emprego no texto. Incluir no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave. O resumo não deve conter citações. Todos os resumos devem passar por rigorosa revisão do português.
3.2 deve ser apresentado um texto corrido, sem entrada de parágrafo, com fonte Arial 11, espaçamento entrelinhas 1,5, com texto justificado e ter entre 400 e 600 palavras para relatos de experiência. O resumo deve explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral, objetivos, o relato da experiência desenvolvida e conclusões. Evitar ao máximo o uso de abreviaturas; se necessárias, colocá-las entre parênteses, após a palavra inteira, no seu primeiro emprego no texto. Incluir no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave. O resumo não deve conter citações. Todos os resumos devem passar por rigorosa revisão do português.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
a. Data-limite para envio de trabalhos: 23 de agosto de 2023. 06 de setembro (novo prazo)
b. O(s) autor(es) de resumos selecionados terá(ão) até cinco dias para encaminhar os slides de apresentação dentro da estrutura disponibilizada. Não será permitida e nem serão aceitas outras estruturas de slides.
c. As Salas Temáticas para comunicação de pesquisas e relatos de experiências serão realizadas no dia 15 de setembro no horário das 10h às 12h30, tanto para apresentações online quanto para apresentações presenciais. No momento da submissão do resumo o(s) autor(es) deverá(ão) indicar qual o modo de apresentação.
d. O(s) autor(es) de resumo selecionado, independentemente da modalidade (comunicação de pesquisa científica ou relato de experiência), terá(ão) 10 (dez) minutos para apresentação oral. O tempo de apresentação será conduzido pelo Coordenador da Sala Temática, devendo ser observado pelo apresentador. Depois de oito minutos de apresentação o coordenador irá comunicar que restam dois minutos para a conclusão da apresentação. Decorridos os 10 (dez) minutos, comunica-se que o tempo está esgotado. Será dada uma tolerância de 1 (um) minuto para o encerramento da apresentação.
e. Os últimos 40 minutos de trabalhos da Sala Temática serão utilizados para discussões entre todos.