O Seminário Internacional: Quem tem medo de gênero? será um espaço para dialogar com o novo livro de Judith Butler e para refletir coletivamente sobre políticas antigênero a partir de perspectivas transdisciplinares e transnacionais. Segundo Butler, o grotesco ataque de que foi alvo em São Paulo, em 2017, foi o que a inspirou a escrever esse novo livro. Passados sete anos desde este lamentável episódio, sintoma forte de escalada da ultradireita e de sua pauta antigênero, no Brasil e no mundo, o Seminário vai explorar como as elaborações dessa nova obra convergem com debates brasileiros sobre gênero, sexualidade e suas muitas interseções e examinar o estado atual das ofensivas antigênero no âmbito transnacional e no Brasil.
Qual a relação das políticas contra o gênero com a desdemocratização e os neo-autoritarismos dos tempos de agora? Que disputas de poder elas encerram? Quais são seus alvos e quais os efeitos?
O Seminário Internacional: Quem Tem Medo de Gênero? acontecerá na Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil, de 15 a 17 de janeiro de 2025. O seminário tem como público alvo pesquisadores, professores e ativistas que coadunam com seus objetivos.
Obs: certificados serão emitidos a partir da frequência em 75% das atividades. Não teremos transmissão online.