Bem-vindos ao IV Seminário de Boas Práticas para a Sustentabilidade, evento promovido pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia dos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
Considerando a diversidade de paisagens e ecossistemas distribuída pela região Nordeste, e que 2022 marca o início da década da restauração ecológica e da década do oceano, a edição deste ano, tem como objetivo discutir ações de sustentabilidade com o tema “a gestão da biodiversidade e os serviços ecossistêmicos”, sem perder o propósito fundamental de apresentar as boas práticas em diferentes setores da economia, que possam inspirar a multiplicação das ações, e sem esquecer que ainda estamos vivendo um cenário pandêmico.
A sustentabilidade, em suas diferentes dimensões (econômica, espacial, ecológica, cultural e social), tem sido pauta importante de debates no século XXI.
Diante do cenário global atual de sobrecarga do uso dos recursos naturais, cenário das mudanças climáticas e contexto pandêmico, tal temática torna-se ainda mais relevante, uma vez que repensar as práticas sociais e econômicas em consonância com a conservação do capital natural deve ser um exercício contínuo e necessário para manter, sobretudo, a vida na terra.
Assim, nos dias 2, 09 e 16 de agosto de 2022, das 15h às 17h30, no formato de webinário, os convidados apresentadores farão exposições sobre as práticas sustentáveis em iniciativas públicas, privadas, além de representações do terceiro setor.
O evento é uma excelente oportunidade para compreender como as organizações situadas no Nordeste em seus diversos setores da economia vem inserindo a sustentabilidade em suas práticas.