I Seminário de Pós-Graduandos sobre Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação: desafios metodológicos e diálogos teóricos

I Seminário de Pós-Graduandos sobre Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação: desafios metodológicos e diálogos teóricos

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O “I Seminário de Pós-Graduandos sobre Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação: desafios metodológicos e diálogos teóricos” vinculado à Linha de Pesquisa de História e Historiografia do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, tem como objetivo promover a troca de experiência científica em âmbito acadêmico sobre os desafios metodológicos e diálogos teóricos da pesquisa em História e Historiografia da Educação.

Inscrições

INSCRIÇÕES PRORROGADAS

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Cronograma

Inscrição e Submissão de Trabalhos

12 a 21 de outubro de 2021

12 a 24 de outubro de 2021


Avaliação dos Trabalhos Recebidos

22 a 25 de outubro de 2021

25 a 27 de outubro de 2021


Divulgação dos Trabalhos Aprovados

26 de outubro

27 de outubro de 2021


Envio dos Trabalhos Completos (opcional)

01 de junho de 2023



Normas para Submissão de Trabalhos

  1. O resumo deverá apresentar: título do trabalho em negrito; caixa alta com, no mínimo 1.000 e no máximo 3.000 caracteres (com espaços); em espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12; margens 2,5; três palavras-chave; formato Word.

  2. Referências descritas em item específico, sem limite de caracteres, não integrarão os caracteres do corpo do resumo. 

  3. O corpo do resumo deverá ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, escrito em português.

  4.  Na submissão do resumo, os/as autores/as deverão preencher os seguintes campos:

a) Título do trabalho: 200 (duzentos) caracteres no máximo (contando espaços) – escrito em letras maiúsculas (exceto em palavras estrangeiras, expressões latinas e outras especificidades).

b) Autores: no máximo 3 autores/as no total, com nome completo.

c) Titulação, Vínculo e Instituição (Indicar Instituição e Vínculo dos/as autores/as).

d) Endereço eletrônico de um/a autor/a para contato.

e) Corpo do resumo: contendo Introdução (Descrever uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho, justificativa/relevância da pesquisa), Procedimentos metodológicos (Descrever como o trabalho foi realizado - procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes, etc.- incluindo, se for o caso, a análise de dados empregada), Resultados e Discussão (Descrição e discussão dos resultados obtidos); Conclusões: Descrever a conclusão com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.

f) Referências: Informar, em sequência, separadas por ponto e vírgula (;), no mínimo quatro referências relevantes para o resumo, em ordem alfabética, conforme as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para elaboração, formatação e apresentação de trabalhos acadêmicos.

g) Palavras-chave: Informar 3 (três) palavras-chave.

h) Agência de fomento: Citar em caso de financiamento, inclusive Bolsa



As normas e template para envio do trabalho completo estão disponíveis em: https://docs.google.com/document/d/1K6exdazfuKrIrIt-scd92UDS3n9mR8ww/edit?usp=sharing&ouid=116003029063032884138&rtpof=true&sd=true

Data limite para envio dos trabalhos completos: 01 de junho de 2023.

Grupos de Trabalho

GT 1 

"Educação, Estado, Igreja Católica" e História da Educação/Imprensa/Impressos"

Pesquisas sobre as relações entre Educação, Estado e Igreja Católica, também aquelas que abordam a História da Educação através da imprensa ou impressos - educacionais ou não, são o interesse de GT. É, ainda, aqui que trabalho em que relações com Igreja de outras confissões que não católica devem ser inscritos.


GT 2

"História da Educação e Gênero" e "História disciplinar da História da Educação"

Trabalhos que abordam questões pertinentes à gênero, em qualquer escopo de abordagem são acolhidas nesse GT. Além dessa temática quem se dedica a pesquisar a própria História da Educação como temática deve se inscrever nesse GT.

GT 3

"História da alfabetização/Educação", "Etnia/Infância/Políticas educacionais" e "História da Educação e Infância"

Pesquisas relacionadas a infância, em todos os seus aspectos, a alfabetização – além da ocorrida na infância a de jovens e adultos, trabalhos que abordam questões de etnia (toda e qualquer etnia), políticas educacionais em geral -aplicadas a qualquer etapa educacional, bem como políticas específicas para infância são acolhidas nesse GT. 

GT 4 

"História das Disciplinas Escolares/Instituições Escolares" e "História do Ensino Profissional e das Escolas Profissionais/do Ensino Superior"

Trabalhos que se dedicam a pesquisar disciplinas escolares, instituições escolares (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior), os vários aspectos da educação profissional são indicados a esse GT.


GT 5

"História do Pensamento Educacional/Pensamento Pedagógico Brasileiro/Intelectuais da Educação" e "História e Filosofia da Educação"

Pesquisas sobre qualquer aspecto do pensamento educacional e pensamento pedagógico brasileiro, bem como intelectuais que influenciam na Educação - abrangendo tanto os intelectuais diretamente ligado à Educação como aqueles que mesmo sem ligação direta com a Educação contribuem para ela, temas centrados na História e Filosofia da Educação são o interesse desse GT.


Observações importantes:

1)      Pesquisadores interessados em apresentar trabalhos sobre questões metodológicas devem inscrevê-lo no GT que melhor se encaixa na temática a que metodologia pretende ser aplicada.

2)      Caso tenha interesse em escrever unicamente sobre referencial teórico a sugestão é que se opte pelo GT 5.

3)      A comissão organizadora reserva-se o direito de alterar o GT de inscrição a fim de melhor organização. Caso isso ocorra um contato com o autor principal será feito, para mediar a situação.

Modelo para envio dos resumos

Modelo para submissão de resumos

Submissão de Trabalhos



Submissão de Resumos

Trabalhos Aprovados

A Comissão Organizadora do I Seminário de Pós-Graduandos em Estudo e Pesquisa em História e Historiografia da Educação informa os trabalhos (resumos) que foram submetidos e aprovados. A lista está organizada por Grupos de Trabalhos (GTs). É importante frisar que houve autores/coautores que no ato da submissão escolheram determinados GTs, porém, ao passar pela análise da Comissão Científica optou-se pela sua realocação. Portanto, não há erro caso o seu trabalho não esteja no GT escolhido por você. Além disso, informamos que os GT 2 e GT 3 foram mesclados, devido ao número diminuto de inscritos, dessa forma, a listagem apresentará ambos GTs e seus respectivos autores/coautores numa mesma sessão. Caso seu trabalho não conste nesse documento, ou dúvidas, solicitamos que entre em contato com a Comissão Organizadora, pelo e-mail:seminariodiscentehheufu2021@gmail.com . Em respeito ao coordenador e aos demais apresentadores, deve-se respeitar o horário estabelecido para o início de cada GT, para que não ocorram atrasos. Por fim, a Comissão agradece a todos os inscritos por colaborarem e prestigiarem nosso evento, será uma honra tê-los conosco nessa jornada.

Confira neste link abaixo a relação dos trabalhos aprovados.




Normas para apresentação de trabalhos

As sessões científicas serão realizadas nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2021, virtualmente, por meio da plataforma RNP, cujo link será encaminhado posteriormente.

As apresentações devem ter no máximo 15 minutos.

Modelo para Apresentação de Comunicação Oral.

Comissão Científica

Coordenadora da Linha de Pesquisa em História e Historiografia da Educação

Profa. Dra. Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro


      Pós-graduandos do Programa de Educação (Mestrado e Doutorado) - Faculdade de Educação (FACED) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

        Adriana Nunes Santos 

          Andrea Carla Agnes e Silva Pinto

            Cláudia Aparecida da Costa Vicente

              Gislaine Marli Da Rosa Kalinowski

                Leandro Ferraz Pereira

                  Márcia Laina da Luz Silveira 

                    Monalisa Lopes 

                      Palloma Victoria Nunes e Silva 

                        Patrícia Ferreira Bianchini Borges 

                          Victor Henrique Diana da Silva

                          Comissão Organizadora

                          Coordenadora da Linha de Pesquisa em História e Historiografia da Educação

                          Profa. Dra. Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro


                              Pós-graduandos do Programa de Educação (Mestrado e Doutorado) - Faculdade de Educação (FACED) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

                                Adriana Nunes Santos 

                                  Andrea Carla Agnes e Silva Pinto

                                    Cláudia Aparecida da Costa Vicente

                                      Gislaine Marli Da Rosa Kalinowski

                                        Leandro Ferraz Pereira

                                          Márcia Laina da Luz Silveira 

                                            Monalisa Lopes 

                                              Palloma Victoria Nunes e Silva 

                                                Patrícia Ferreira Bianchini Borges 

                                                  Victor Henrique Diana da Silva

                                                  Colaboração

                                                  Agradecemos o apoio, contribuição e colaboração dos professores e professoras da Linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação (PPGED/UFU), e do apoio da coordenação e secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU.

                                                  Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação

                                                  Prof. Dr. Marcelo Soares Pereira da Silva


                                                  Coordenadora da Linha de Pesquisa em História e Historiografia da Educação

                                                  Profa. Dra. Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro


                                                  Professores da Linha de Pesquisa em História e Historiografia da Educação

                                                  Prof. Dr.  Armindo Quillici Neto  

                                                  Prof. Dr.  Carlos Henrique de Carvalho 

                                                  Prof. Dr.  Décio Gatti Júnior 

                                                  Prof. Dr.  Humberto Aparecido de Oliveira Guido 

                                                  Prof. Dr.  José Carlos Souza Araújo

                                                  Prof. Dr.  Márcio Danelon 

                                                  Profa. Dra. Raquel Discini de Campos 

                                                  Profa. Dra. Romana Isabel Brázio Valente Pinho 

                                                  Prof. Dr.  Sauloéber Tarsio de Souza 

                                                  Prof. Dr.  Selmo Haroldo de Resende 

                                                  Profa. Dra. Sônia Maria dos Santos 

                                                  Prof. Dr.  Wenceslau Gonçalves Neto


                                                  Secretários do Programa de Pós-graduação em Educação

                                                  Ali Ahmad Smidi 

                                                  James Madson Mendonça


                                                  Apoio

                                                  Submissões

                                                  {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

                                                  {{item.denominacao}}
                                                  {{item.denominacao}}
                                                  {{item.denominacao}}

                                                  {{areaSiteEvento.titulo}}

                                                  {{viewModel.evento.titulo}}

                                                  {{viewModel.evento.responsavelEvento}}