Tema: Os desafios da EPT no contexto pós ensino remoto.
Objetivo geral
Compreender o modo como as dinâmicas de ensino desenvolvidas no contexto emergencial de pandemia impactaram as práticas docentes, as aprendizagens e a organização do trabalho pedagógico na perspectiva de formação humana integral.
Objetivos específicos
- Refletir sobre as principais mudanças ocorridas nas práticas de ensino e na organização do trabalho pedagógico da EPT durante a pandemia.
- Identificar aspectos pedagógicos que poderão ser aproveitados e que deverão ser superados na EPT no contexto pós ensino remoto.
- Verificar os principais desafios que se apresentam hoje para a inovação pedagógica/ prática docente da EPT.
- Avaliar os principais desafios e perspectivas para o trabalho docente no contexto pós-ensino remoto.
Formato do evento
O evento será desenvolvido em formato presencial, no qual serão promovidas mesas-redondas e salas temáticas. As mesas-redondas aglutinarão pesquisadores e pesquisadoras da Educação Profissional e Tecnológica, que buscarão debater questões sensíveis a esta modalidade de educação e seus eventuais desdobramentos no cotidiano das instituições. Nas salas temáticas serão apresentados e discutidos os trabalhos previamente inscritos e aprovados pela comissão científica do evento e avaliadores. As salas estarão organizadas por temáticas gerais e contarão com o auxílio de coordenadores na execução dos trabalhos e desenvolvimento do debate. A partir dessas atividades espera-se contribuir com o fortalecimento da EPT no âmbito da rede federal e nas demais instituições que ofertam tal modalidade de educação, sem que se perca os princípios norteadores e as diretrizes gerais de formação omnilateral.
Público-alvo
O evento se destina a estudantes, professores, gestores, pesquisadores e comunidade em geral bem como todos interessados em ampliar conhecimentos e aprofundar o debate acerca dos fundamentos e dos desafios da educação profissional e tecnológica no Brasil.
Documentos importantes