1° Seminário de Educação Patrimonial de Dois Irmãos: Conhecer para Preservar!

1° Seminário de Educação Patrimonial de Dois Irmãos: Conhecer para Preservar!

presencial Espaço Cultural Antiga Matriz - Dois Irmãos - Rio Grande do Sul - Brasil

Sobre o evento

O município de Dois Irmãos vive um momento único na história da preservação do seu patrimônio histórico e cultural, com ações significativas na área. Uma delas é a Obra de Restauro do Moinho Collet, que vai receber intervenções emergenciais, dentro da Etapa 1 do restauro. 

O 1º Seminário de Educação Patrimonial de Dois Irmãos é uma iniciativa complementar do projeto do Moinho que se soma a esse momento singular que Dois Irmãos passa. Além dele, o início das obras de Restauração do Museu Histórico de Dois Irmãos e a entrega recente da Ponte João Arnildo Mallmann, sobre o Arroio Feitoria, que preserva a histórica Ponte de Pedra, construída em 1855, que é uma das seis pontes tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), evidenciam a singularidade da preservação do patrimônio em Dois Irmãos.

Dividido em cinco encontros de duas horas cada, sempre às quintas-feiras, a partir de 03 de abril, no Espaço Cultural Antiga Matriz, O seminário conta com a curadoria do mestre em Arquitetura e Urbanismo, Jorge Luís Stocker Júnior, reconhecido pela atuação no campo do patrimônio cultural, e a apresentação de  11 especialistas renomados nos temas que envolvem a educação patrimonial e do patrimônio histórico e cultural.

A Obra de Restauro do Moinho Collet tem planejamento cultural da Simples Assim, realização do Município de Dois Irmãos e Associação da Rota Colonial de Dois Irmãos e Financiamento do FAC/ Pró-Cultura RS – LIC da Secretaria da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Local do Evento

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Programação

1ª Seminário de Educação Patrimonial de Dois Irmãos (RS) | Conhecer para preservar

 

  Encontro I    03/04  Quinta-feira - 17h30 às 19h30 

 TEMA – Educação Patrimonial - Uma introdução

Protocolo e Apresentação

Conceitos e Vivências com Educação Patrimonial - Vânia Inês Ávila Priamo

Educação Patrimonial em Museus: possibilidades e experiências - Rodrigo Luís dos Santos


  Encontro II   10/04 Quinta-feira – 17h30 às 19h30

TEMA – Patrimônio Cultural de Dois Irmãos - Experiências

Apresentação - Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos

Relato de Experiências - Políticas municipais de patrimônio cultural em Dois Irmãos - Angelo Reinheimer

Relato de Experiências - Museu Municipal - Tânia Becker


  Encontro III    24/04 Quinta-feira  – 17h30 às 19h30

TEMA – Patrimônio Arquitetônico

Projeto de Restauração do Moinho Collet - Edegar Bittencourt da Luz e Paulo Walter da Luz

Desvendando o Patrimônio Arquitetônico -  Jorge Luís Stocker Júnior


  Encontro IV   08/05 Quinta-feira  -17h30 às 19h30

TEMA – Experiências de Educação Patrimonial I

Museus e Gestão colaborativa do patrimônio – Diego Lemos Ribeiro

Casa de Gomes Jardim, Guaíba: Quando o Interesse coletivo habita uma Casa privada – Miriam Ericksson Leão; Bolívar Ericksson Leão e Mariana Leão da Cruz.


  Encontro V  15/05  Quinta-feira – 17h30 às 19h30

TEMA – Experiências de Educação Patrimonial II

Olhares afetivos e coloridos sobre o patrimônio de Ivoti – Andréa Cristina Baum Schneck.

Na trilha dos lírios – Uma experiência de educação patrimonial em Picada Café – Patrícia Hansen.


*O curso terá certificação para participantes com frequência mínima de 80% (4 encontros).

Currículos dos palestrantes disponíveis abaixo.

Palestrantes



Vânia Inês Ávila Priamo
Possui graduação em História (UNISINOS, 2001) Especialização em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos (UFRGS, 2007), Mestrado em História (UNISINOS, 2013).  Foi professora da rede Pública Municipal do Município de Nova Hartz/RS (1989-2023), diretora do Museu Histórico de Nova Hartz de (1999 a 2018), trabalhou no Museu Municipal de Parobé (2020 a 2023). Membro associada ao Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL) e membro do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio (2022-2024/ 2024-2026). Pesquisa e possui artigos e capítulos de livro publicados na área de Museus, Educação para o Patrimônio e imigração alemã. Escritora, está trabalhando com a série de livros de história paradidáticos, infantojuvenis A galerinha da Escola, tendo lançado a A Galerinha da Escola em Colonização Alemã, no ano passado e em julho lançará o A Galerinha da Escola em Guerra Farroupilha.


Rodrigo Luís dos Santos
Possui doutorado em História (2021) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestrado em História (2016) e graduação em Licenciatura Plena em História (2013) pela mesma instituição. Historiador com registro profissional sob número 0000001/RS (2021). Atua como Docente da Área do Conhecimento de Humanidades na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Exerceu a função de Historiador junto ao Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (2024-2025). É Docente Colaborador (Visitante) no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Territorial: Turismo e Gastronomia (EaD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) - Campus São Borja. 


Angelo Reinheimer
Curador da Fundação Ernesto Frederico Scheffel desde 1998, responsável pela preservação e divulgação do acervo artístico da entidade, além de atuar na preservação do patrimônio histórico de Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo. Foi Diretor de Cultura de Dois Irmãos (1989-1995 e 2000-2002), coordenou a instalação do Museu Histórico Municipal de Dois Irmãos (1989) e presidiu a 2ª Região Museológica do Estado (1992-1995). Destacou-se na idealização da legislação de proteção do patrimônio cultural de Dois Irmãos (2002) e presidiu o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Natural do município (2002-2012). Foi finalista do Prêmio Gestão Pública e Cidadania da FGV (2004) e curador do Kulturplatz no NovoShopping (2005-2008). Presidiu o Conselho Municipal de Cultura (2007) e o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo (2021-2024). Atualmente, é Vice-Diretor do Conselho Diretor do Museu Nacional do Calçado, membro do Comitê de Educação e Cultura da ACI/NH e Secretário Municipal de Cultura de Novo Hamburgo.


Tânia Becker
Professora de História e engajada em acões comunitárias, de Memória e Patrimônio.Entre os 1990 a 2000,  foi assistente e depois coordenadora do Museu Municipal de Dois Irmãos. Integrante da Assoc. de Amigos da Antiga Matriz e do Conselho de Patrimônio Cultural.  Entre os anos 2004-2008, foi chefe Depto. de Cultura de Dois Irmãos. Atua em sala de aula desde 2009. À partir de 2022, passou a atuar como presbítera da IECLB. 




Edegar Bittencourt da Luz 
Graduado pela UFRGS em 1960, o arquiteto Edegar Bittencourt da Luz executou em 1972 sua primeira obra de restauro, o chalé da Praça XV, em Porto Alegre, marco inicial de uma trajetória, que através da empresa Espaço Arquitetura e Restauro, que somou mais de 100 obras executadas, além de projetos desenvolvidos. Em reconhecimento à sua expertise e contribuição para o setor, recebeu premiações pelo IAB, 4 Bienal de Arquitetura, IPHAN, DEFENDER, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, SAERGS, Prefeitura municipal de porto alegre, COMPAHC, entre outros. Atualmente, atua com consultoria, gestão de projetos e administração de obras como responsável técnico nas empresas Edegar B. Luz Consultoria e Projetos de Restauro e Arquium Construções e Restauro, reafirmando seu compromisso com a valorização e preservação do patrimônio cultural.

Paulo Walter da Luz
Graduado em Engenharia de Minas e posteriormente em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paulo Walter da Luz inicia sua carreia na empresa Knorr Construções e posteriormente consolida sua trajetória profissional no setor de restauro e preservação do patrimônio edificado com seu ingresso na empresa Espaço Arquitetura e Restauro, ao lado do arquiteto Edegar Bittencourt da Luz, marcou o início de uma parceria de grande relevância na área, com mais de 100 obras executadas. Especializou-se em qualidade e planejamento na construção civil, tendo no seu currículo aperfeiçoado processos de orçamentos, gestão de obras e intervenções estruturais em obras de restauro. Posteriormente em 2005, assume a diretoria da empresa Arquium Construções e Restauro e estabelece uma nova gestão, com novas metodologias e processos. Possui uma abordagem técnica sensível, do ponto de vista da engenharia, e segue sua trajetória como um profissional comprometido com a conservação e revitalização do patrimônio cultural.

Bruno Walter da Luz
Bruno Walter da Luz é arquiteto e urbanista, graduado pela UniRitter – Centro Universitário Ritter dos Reis. Iniciou sua trajetória profissional como estagiário na Espaço Arquitetura e Restauro, onde teve seu primeiro contato com o setor de preservação do patrimônio edificado. Posteriormente, assumiu a função de responsável técnico na Arquium Construções e Restauro.


Jorge Luís Stocker Júnior
Arquiteto e Urbanista (Universidade Feevale, 2016), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS, 2019) e doutorando também no programa de pós graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS). Atua profissionalmente no campo do patrimônio cultural, tendo realizado inventários, projetos de restauro arquitetônico, estudos de caracterização e prospecção estratigráfica, pesquisa e educação patrimonial. É criador e coordenador do projeto O Campanário, que promove sensibilização, educação patrimonial e divulgação científica. Foi Coordenador-adjunto do Núcleo Rio Grande do Sul do ICOMOS (2019-2022) e representante brasileiro no Emerging Professionals Working Group do ICOMOS Internacional (2018-2021), é membro efetivo do IHGRGS - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e cumpriu mandato de Vice-Presidente do CEC-RS - Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul na gestão 2019-2020.


Diego Ribeiro
Doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (MAE-USP), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense, em convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT-UFF) e graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professor da Universidade Federal de Pelotas desde 2008, onde atua como docente no Curso de Museologia e no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.

Miriam Ericksson Leão

Possui graduação em Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). É especialista em Gestão do Patrimônio Cultural (1997) e em Memória, Patrimônio Histórico-Cultural (2005), ambas pela Universidade Luterana do Brasil, além de possuir especialização em A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente, é professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e tem experiência na área de História. Atua como mediadora junto aos visitantes da Casa de Gomes Jardim.

Bolívar Ericksson Leão

Atua como mediador junto aos visitantes da Casa de Gomes Jardim.

Mariana Leão da Cruz 

Licenciatura em História (PUC/RS) e graduanda em Zootecnia (UFRGS). Atua como mediadora junto aos visitantes da Casa de Gomes Jardim.


Andréa Cristina Baum Schneck 
Mestre em Educação pela UFRGS (2010). Historiadora e Educadora Patrimonial pela UFRGS e ADECI. Atua principalmente nos seguintes temas: arte e imagens, memória e história, narrativas de vida. Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Feevale (1987), Pós graduação em Psicopedagoga pela FEEVALE (1999), especialização em Arte-terapia. Foi gestora cultural e de turismo na Prefeitura Municipal de Ivoti e Lindolfo Collor. Artista plástica e Ilustradora de livros. Professora aposentada da rede municipal de Ivoti por 33 anos, onde coordenou o PLUG (Programa Lazer Unindo Gerações de Ivoti). Arte-educadora na APAE de Ivoti,  Instituição Evangélica de Ensino em NH. Presta assessorias no campo do Ensino da Arte na perspectiva da inclusão e multiculturalidade. É Arteterapeuta na Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ivoti desde 2019. Atual Presidente da Sociedade Ivotiense de Estudos Humanísticos- SIEHU, pesquisadora  da entidade desde 2011. Integra o Conselho Municipal de Cultura e o de Turismo, representando a Sociedade Ivotiense de Estudos Humanísticos. 


Patricia Rosina Stoffel Hansen
Nasceu em Nova Petrópolis. Atualmente mora em Picada Café onde foi professora alfabetizadora e dos anos iniciais durante 30 anos. Diretora de escola, Secretária Municipal de Educação. Cultura, Desporto e Turismo, Coordenadora das ações de Educação Patrimonial durante os anos de 2007 até 2012. Atualmente é dirigente cultural fazendo parte da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Picada Café.



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}