Reitoria Da UFRN - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil
[Descrição da imagem] Desenho em fundo branco de três círculos próximos um ao outro, na cor laranja e dispostos na horizontal, simbolizando carinhas. Os dois últimos fazem interseção. O círculo do meio representa o professor e o primeiro e o último estudantes com deficiências sensoriais. O primeiro, da esquerda para direita, tem olhos e ouvido direito preenchidos e está ligado ao do meio pelo ouvido vazado. O último tem o olho direito preenchido sobreposto ao do meio e o olho e ouvido esquerdo vazados. Abaixo se lê, em letras nas cores laranja e azul: I SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ESTUDOS NO CAMPO DA SENSORIALIDADE: educação e direitos humanos de pessoas com cegueira, baixa visão, surdas, ensurdecidas e surdocegas. [Fim da descrição]
O desejo de
realizar um evento envolvendo o campo da sensorialidade vem sendo acalentado,
no desenvolvimento de estudos, formação e pesquisas realizadas, por mais de uma
década, principalmente na área da deficiência visual como membro do Programa de
Pós-Graduação em Educação da UFRN e da Base de Pesquisa sobre Educação de
Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, bem como nas parcerias
estabelecidas com as secretarias de educação do Estado e Municípios do RN e
instituições especializadas.
Objetivo do evento é debater questões
relativas ao fazer pedagógico na perspectiva da educação inclusiva e dos
direitos humanos, com vistas à ampliação de políticas afirmativas que não só
assegurem os direitos constitucionais das pessoas com deficiência sensorial,
mas que garantam a execução de ações que promovam o reconhecimento de sua
capacidade em contribuir significativa e qualitativamente em diversas áreas da
sociedade.
Nesta
primeira edição o foco dos debates se encontra na temática:
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS DE
PESSOAS COM CEGUEIRA, BAIXA VISÃO, SURDAS, ENSURDECIDAS E SURDOCEGAS.
A programação organizada em torno dessa
temática prevê conferência, palestras, mesas-redondas e rodas de conversa com
convidados nacionais e locais, sessões de apresentação de trabalho de pesquisa
concluída e/ou em andamento e relatos de experiência, lançamento de livros, bem
como atrações culturais.
Esperamos você para
partilhar seus conhecimentos e fazer desse primeiro evento no campo da
sensorialidade, uma grande oportunidade de dar visibilidade a pessoas que,
ao longo da história da humanidade, tem sido relegada ao espaço do
obscurantismo, da filantropia e de discutir questões pertinentes ao fazer
pedagógico.
Comissão
Organizadora
Olá
participante do SENESEN/2019!
Estamos nos aproximando do
período de realização do SENESEN/2019 e a Comissão de Acessibilidade está
trabalhando perspectivando que o evento ocorra com as condições de participação
equitativas para todos os participantes. Contudo, tornar os espaços e as
atividades acessíveis depende de uma ação conjunta da organização do evento,
palestrantes e, também, dos participantes. Assim, elegemos alguma orientações
convidando-o(a) a contribuir para realizarmos um evento mais inclusivo.
Contamos com a sua colaboração!
Orientações
·
No local das palestras (Auditório da Reitoria) e
das apresentações de trabalho (Bloco de aulas do Centro de Educação) você
localizará pessoas identificadas como Monitoria
SENESEN, contem com o apoio delas.
·
Ao
realizar sua comunicação oral, Relato de Experiência ou apresentação de Pôster
apresente e descreva as imagens, gráficos e tabelas utilizadas. Use letras
legíveis com tamanhos e cores adequados para leitura de slides. (ver template para apresentação em https://www.even3.com.br/senesen/ .
·
Identifique-se quando for falar, mesmo que em
pequenos grupos. Se você tiver identificação em LIBRAS apresente-se com ela
também, facilitará a atuação dos intérpretes.
·
Inicie sua fala sem utilizar o microfone. As
pessoas cegas conseguirão distinguir a sua localização no ambiente.
·
Evite colocar objetos à frente de seu rosto, por
exemplo, ao utilizar microfone. Não obstrua a visão da sua boca, pode haver
participantes que realizem leitura labial no local em que você estará
socializando seu trabalho/palestra.
·
De frente para
uma pessoa SURDA ou ensurdecida fale normal e pausadamente. Evite desviar o
olhar por muito tempo.
·
A expressão
facial é fundamental na comunicação com a pessoa surda ou ensurdecida, evite
que algo dificulte a visualização de seu rosto.
·
Não se incline, pendure coisas ou se apóie sobre
a cadeira de rodas, andadores ou bengalas sem consentimento do usuário - você
está invadindo o espaço do corpo de uma pessoa.
·
Cuidado com a disposição de objetos pelos
espaços, eles não devem ser barreira para a locomoção de nenhuma pessoa,
portanto, evite deixar cadeiras, bolsas ou quaisquer outros objetos nos espaços
de circulação.
·
Respeite à preferência e/ou exclusividade das
vagas de estacionamento, assentos reservados e os banheiros adaptados. Eles
existem pelo motivo de que pessoas com determinadas características precisam
fazer uso deles.
·
Quando estiver guiando o caminhar de uma pessoa CEGA,
alerte-a antecipadamente sobre os obstáculos como: poças de água, buracos,
bueiros etc. e lembre-se de que o espaço à frente deve ser suficiente para duas
pessoas.
·
Se a pessoa cega for usuária de Cão-guia: a) Não
distraia o Cão-guia de seu dever. Evite brincar com ele, pois a segurança de
uma pessoa cega pode depender do alerta e da concentração do animal.
·
Quando estiver se comunicando com pessoas cegas,
surdas, com baixa visão, surdocegas ou em outra condição, e elas estiverem com
acompanhantes (apoio de moblidade, guia intérprete ou intérpretes), converse
olhando para elas e não para o
acompanhante.
·
Ao perceber alguma pessoa surda, cega,
surdocega, usuária de cadeira de rodas, muletas ou em outra condição que
necessite de apoio, dirija-se a ela e pergunte se precisa de ajuda e como você
poderá auxiliá-la.
·
Observe como o
(a) acompanhante da pessoa surdocega se comunica com ela. Se possível, identifique um meio de comunicação
preferido pela pessoa surdocega antes de iniciar o contato. Fazendo isso, você
terá importantes informações de como utilizar as formas de comunicação, por exemplo:
em letras grandes (escrita ampliada), Libras tátil, Tadoma entre outras
técnicas.
·
Quando se
aproximar de uma pessoa SURDOCEGA, permita que ela perceba que você está perto
dela, com um toque simples em sua mão. Se ela estiver acompanhada de seu
guia-intérprete, primeiro informe o guia que você deseja comunicar-se com ela.
·
Informe a pessoa
cega e surdocega sempre que sair de perto dela, mesmo que seja por um período
de tempo curto.
·
Se você escutar
uma pessoa surdocega falar, não suponha que ela possui audição para ouvir sua
voz, aproxime-se dela.
·
Se você observou
que uma pessoa surdocega está lendo algo impresso, você pode escrever em letra
de forma e com caneta hidrográfica preta ou azul escura no papel branco ou
amarelo (para ter contraste) para se comunicar com ela.
Essas e outras atitudes podem ser
incorporadas nas ações cotidianas para tornar a sociedade mais acessível.
Agradecemos por sua colaboração!
Um excelente evento!
Referências
Brasil. Congresso. Senado Federal. Comissão Especial
de Acessibilidade. Acessibilidade: passaporte para a cidadania das pessoas com
deficiência. Guia de orientações básicas para a inclusão de pessoas com
deficiência / Comissão Especial de Acessibilidade. – Brasília: Senado Federal,
2005.
DICAS DE RELACIONAMENTO/CONVIVÊNCIA COM PESSOAS COM
DEFICIÊNCIA. Disponível em: http://aguinaldodatola.soylocoporti.org.br/2011/09/12/2011-orientacoes-aos-visitantes-com-deficiencia-visual/
Acesso em: 20/6/2019.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Comportamentos Inclusivos diante de pessoas com deficiência. (2006).
VERIFIQUE SEU NOME NA LISTA DE INSCRITOS NO EVENTO CLICANDO AQUI
PROGRAMAÇÃO
14/08/2019 Quarta-feira |
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HORARIO |
ATIVIDADE |
LOCAL |
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8h |
Credenciamento |
Auditório da
Reitoria |
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8h30 – 11h |
Abertura – Apresentação cultural –
Músicos: Duo de violão José e Gessé (E.E. Miriam Coeli); José Souza voz e
violão – Escola de Música/UFRN Mesa de Abertura Conferência – Deficiências sensoriais: percepção e cognição na apreensão do mundo. Coordenação: Profa. Dra. Lúcia de
Araújo Ramos Martins (UFRN) Conferencista: Prof. Dr. Jefferson
Fernandes Alves (UFRN) |
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11h
às 12h |
Lançamento de Livros Atração Cultural: Yohanna Alves
Pereira e Fábio Machado (Violino e Violoncelo) |
Hall auditório |
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14h
– 16h15 |
Mesa Redonda – Acessibilidade, Políticas e Direitos Humanos
na educação de pessoas com deficiência sensorial: da Educação Básica ao
Ensino Superior. Coordenação: Profa. Dra. Francileide Batista de Almeida Vieira (CERES-UFRN) Prof. Dr. Francisco Ricardo Lins
Vieira de Melo (UFRN) Prof. Dr. Leonardo Oliveira Freire
(UFRN/ Instituto Caleidoscópio- Natal/RN) Prof. Esp.Joiran Medeiros da Silva
(SEEC/RN) |
Auditório
da Reitoria |
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16h30
às 18h |
Palestra – Pessoas com surdocegueira e seu direito à escolarização Coordenação:
Profa. Dra. Érika Soares de
Oliveira Araújo – (SME/Natal-RN) Profa. Dra. Shirley Rodrigues Maia
(Grupo Brasil/SP) |
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18h |
Reunião de dirigentes e
representantes das instituições presentes para organização de um Fórum de
debates e ações voltadas à escolarização e inserção social de pessoas em condição
de deficiência sensorial do RN. |
Sala
de Multimeios I/ CE |
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15/08/2019 Quinta-feira Exposição
trabalhos do CAS/Natal-RN e CAP/RN |
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8h
às 10h15 |
Atividade
Cultural – Projeto intermãos (CAS-
Natal/RN) Mesa Redonda – Arte, Música e Movimento como um direito,
também, a pessoas com deficiência sensorial. Mediação: Profa. Dra. Adriane Cenci (UFRN) Prof. Dr. Jefferson Fernandes
Alves (CE/UFRN) Profa. Ms. Catarina Shin Lima de
Souza (EMUFRN) Profa. Dra. Maria Aparecida Dias
(DEF/UFRN) |
Auditório
da Reitoria |
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10h30
às 12h15 |
Palestra – Multissensorialidade, percepção e linguagem: caminhos possíveis à
aprendizagem dos fenômenos naturais por pessoas cegas. Coordenação: Profa. Dra.
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães (UFRN)
Prof. Dr. Eder Pires de Camargo
(UNESP/SP)
|
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14h
às 17h |
Mesa Redonda –As tecnologias assistivas em favor do ensino a estudantes cegos,
surdos e surdocegos. Mediação: Profa. Dra. Katiene Symone de Brito Pessoa da
Silva (UFRN) Profa. Mda. Juliana Pinheiro Magro
(CAP/RN | SIA/UFRN) Profa. Dra. Flávia Roldan Viana
(UFRN) |
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16/08/2019 Sexta-feira |
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8h
às 9h 9h
10 às 12h15 |
Sessão
de Pôster Comunicações
Orais e Relatos de Experiência |
Corredor
do Bloco de Aulas do Centro de Educação – 2º e 3º Andar |
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Salas
de aula CE 2º e 3º Andar |
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14h
às 16h |
Apresentação Cultural – Recital de Poemas – Thiago de Lima
Torreão Cerejeira Mesa Redonda – Pesquisas em Educação no PPGEd/UFRN –
Escolarização de pessoas com deficiências sensoriais no RN Mediação: Profª
Dra. Jacyene Melo de Oliveira Araújo (UFRN) Palestrantes: Profa. Ms. Linda Carter Souza da
Silva (SEEC – RN) Profa. Ms. Jane Cleide Bispo dos Santos Silva (SME-Natal/RN/SIA- UFRN) Prof.Ms. Rivaldo Bevenuto de Oliveira Neto (NEI - UFRN) Prof.Ms. Gueidson Pessoa de Lima
(IFRN) Profa. Ms. Gisele Oliveira da
Silva Paiva (UFRN) |
Auditório
da Reitoria |
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INTERVALO Exposição
trabalhos do CAS/Natal-RN e CAP/RN |
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16h15
às 17h30 |
Roda de Conversa: Responsabilidades sociais, éticas e
educacionais das instituições de Atendimento Educacional Especializado. Mediação: Profa. Dra. Luzia
Guacira dos Santos Silva (UFRN) Profa. Msd. Edilayne Christina
Souza Cavalcanti Dias (CAP/RN) Profa. Emiliana Oliveira de Lima
(CAS/ Natal-RN) Prof. Marcos Antônio da Silva
(IERC) |
Auditório
da Reitoria |
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Encerramento Encaminhamentos do Fórum Apresentação Cultural – Banda
Braille |
Auditório |
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Pôster, Comunicação Oral e Relato de Experiência
Atenção para os horários e os ensalamentos dos trabalhos que serão apresentados no evento:
Regras gerais de acessibilidade
para as apresentações.
As sessões de Pôster (8h às 9h), Comunicações Orais e Relatos de Experiência (9h10 às 12:15h) ocorrerão no Bloco de Aulas do Centro de Educação/UFRN (Por traz do Setor V).
Confira na Programação em qual sala irá expor/apresentar seu trabalho
·
Cada participante terá até 10 minutos
para apresentação;
·
O debate dos trabalhos apresentados
será feito por blocos a cada quatro trabalhos apresentados;
·
Será disponibilizado datashow e
computador e caixas de som;
· A apresentação deve ser salva em formato PDF
·
Utilizar o máximo de contraste entre
fonte e plano de fundo (preto sobre branco, branco sobre preto, branco sobre
azul, azul sobre branco, preto sobre laranja);
·
Sugere-se o máximo de 6 (seis) linhas
por slide e 6 (seis) palavras por linha alinhado à esquerda;
·
Fontes limpas, sem serifas (Arial,
Calibri, Verdana, Tahoma), tamanho mínimo 32;
·
Evitar o uso exagerado de imagens e
quando utilizar, descrevê-las;
·
·
No local das sessões de Pôster,
Comunicação Oral e Relatos de Experiência haverá monitores disponíveis à partir
das 07:30.
E-mail: seminario.sensorialidade2019@gmail.com
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