I SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ESTUDOS NO CAMPO DA SENSORIALIDADE

I SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ESTUDOS NO CAMPO DA SENSORIALIDADE

presencial Reitoria Da UFRN - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

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Sobre o I SENESEN

[Descrição da imagem] Desenho em fundo branco de três círculos próximos um ao outro, na cor laranja e dispostos na horizontal, simbolizando carinhas. Os dois últimos fazem interseção. O círculo do meio representa o professor e o primeiro e o último estudantes com deficiências sensoriais. O primeiro, da esquerda para direita, tem olhos e ouvido direito preenchidos e está ligado ao do meio pelo ouvido vazado. O último tem o olho direito preenchido sobreposto ao do meio e o olho e ouvido esquerdo vazados. Abaixo se lê, em letras nas cores laranja e azul: I SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ESTUDOS NO CAMPO DA SENSORIALIDADE: educação e direitos humanos de pessoas com cegueira, baixa visão, surdas, ensurdecidas e surdocegas. [Fim da descrição]

O desejo de realizar um evento envolvendo o campo da sensorialidade vem sendo acalentado, no desenvolvimento de estudos, formação e pesquisas realizadas, por mais de uma década, principalmente na área da deficiência visual como membro do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN e da Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, bem como nas parcerias estabelecidas com as secretarias de educação do Estado e Municípios do RN e instituições especializadas.

Objetivo do evento é debater questões relativas ao fazer pedagógico na perspectiva da educação inclusiva e dos direitos humanos, com vistas à ampliação de políticas afirmativas que não só assegurem os direitos constitucionais das pessoas com deficiência sensorial, mas que garantam a execução de ações que promovam o reconhecimento de sua capacidade em contribuir significativa e qualitativamente em diversas áreas da sociedade.

Nesta primeira edição o foco dos debates se encontra na temática:


EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS DE PESSOAS COM CEGUEIRA, BAIXA VISÃO, SURDAS, ENSURDECIDAS E SURDOCEGAS.

 

A programação organizada em torno dessa temática prevê conferência, palestras, mesas-redondas e rodas de conversa com convidados nacionais e locais, sessões de apresentação de trabalho de pesquisa concluída e/ou em andamento e relatos de experiência, lançamento de livros, bem como atrações culturais.

Esperamos você para partilhar seus conhecimentos e fazer desse primeiro evento no campo da sensorialidade, uma grande oportunidade de dar visibilidade a pessoas que, ao longo da história da humanidade, tem sido relegada ao espaço do obscurantismo, da filantropia e de discutir questões pertinentes ao fazer pedagógico.

Comissão Organizadora

 

CARTA AOS PARTICIPANTES

Olá participante do SENESEN/2019!

 

Estamos nos aproximando do período de realização do SENESEN/2019 e a Comissão de Acessibilidade está trabalhando perspectivando que o evento ocorra com as condições de participação equitativas para todos os participantes. Contudo, tornar os espaços e as atividades acessíveis depende de uma ação conjunta da organização do evento, palestrantes e, também, dos participantes. Assim, elegemos alguma orientações convidando-o(a) a contribuir para realizarmos um evento mais inclusivo. Contamos com a sua colaboração!

 

Orientações

 

·         No local das palestras (Auditório da Reitoria) e das apresentações de trabalho (Bloco de aulas do Centro de Educação) você localizará pessoas identificadas como Monitoria SENESEN, contem com o apoio delas.

·          Ao realizar sua comunicação oral, Relato de Experiência ou apresentação de Pôster apresente e descreva as imagens, gráficos e tabelas utilizadas. Use letras legíveis com tamanhos e cores adequados para leitura de slides. (ver template para apresentação em https://www.even3.com.br/senesen/ .

·         Identifique-se quando for falar, mesmo que em pequenos grupos. Se você tiver identificação em LIBRAS apresente-se com ela também, facilitará a atuação dos intérpretes.

·         Inicie sua fala sem utilizar o microfone. As pessoas cegas conseguirão distinguir a sua localização no ambiente.

·         Evite colocar objetos à frente de seu rosto, por exemplo, ao utilizar microfone. Não obstrua a visão da sua boca, pode haver participantes que realizem leitura labial no local em que você estará socializando seu trabalho/palestra.

·         De frente para uma pessoa SURDA ou ensurdecida fale normal e pausadamente. Evite desviar o olhar por muito tempo.

·         A expressão facial é fundamental na comunicação com a pessoa surda ou ensurdecida, evite que algo dificulte a visualização de seu rosto.

·         Não se incline, pendure coisas ou se apóie sobre a cadeira de rodas, andadores ou bengalas sem consentimento do usuário - você está invadindo o espaço do corpo de uma pessoa.

·         Cuidado com a disposição de objetos pelos espaços, eles não devem ser barreira para a locomoção de nenhuma pessoa, portanto, evite deixar cadeiras, bolsas ou quaisquer outros objetos nos espaços de circulação.

·         Respeite à preferência e/ou exclusividade das vagas de estacionamento, assentos reservados e os banheiros adaptados. Eles existem pelo motivo de que pessoas com determinadas características precisam fazer uso deles.

·         Quando estiver guiando o caminhar de uma pessoa CEGA, alerte-a antecipadamente sobre os obstáculos como: poças de água, buracos, bueiros etc. e lembre-se de que o espaço à frente deve ser suficiente para duas pessoas.

·         Se a pessoa cega for usuária de Cão-guia: a) Não distraia o Cão-guia de seu dever. Evite brincar com ele, pois a segurança de uma pessoa cega pode depender do alerta e da concentração do animal.

·         Quando estiver se comunicando com pessoas cegas, surdas, com baixa visão, surdocegas ou em outra condição, e elas estiverem com acompanhantes (apoio de moblidade, guia intérprete ou intérpretes), converse olhando para elas e não para o  acompanhante.

·         Ao perceber alguma pessoa surda, cega, surdocega, usuária de cadeira de rodas, muletas ou em outra condição que necessite de apoio, dirija-se a ela e pergunte se precisa de ajuda e como você poderá auxiliá-la.

·         Observe como o (a) acompanhante da pessoa surdocega se comunica com ela. Se possível, identifique um meio de comunicação preferido pela pessoa surdocega antes de iniciar o contato. Fazendo isso, você terá importantes informações de como utilizar as formas de comunicação, por exemplo: em letras grandes (escrita ampliada), Libras tátil, Tadoma entre outras técnicas.

·         Quando se aproximar de uma pessoa SURDOCEGA, permita que ela perceba que você está perto dela, com um toque simples em sua mão. Se ela estiver acompanhada de seu guia-intérprete, primeiro informe o guia que você deseja comunicar-se com ela.

·         Informe a pessoa cega e surdocega sempre que sair de perto dela, mesmo que seja por um período de tempo curto.

·         Se você escutar uma pessoa surdocega falar, não suponha que ela possui audição para ouvir sua voz, aproxime-se dela.

·         Se você observou que uma pessoa surdocega está lendo algo impresso, você pode escrever em letra de forma e com caneta hidrográfica preta ou azul escura no papel branco ou amarelo (para ter contraste) para se comunicar com ela.

 

Essas e outras atitudes podem ser incorporadas nas ações cotidianas para tornar a sociedade mais acessível.

 

Agradecemos por sua colaboração!

Um excelente evento!

Referências

Brasil. Congresso. Senado Federal. Comissão Especial de Acessibilidade. Acessibilidade: passaporte para a cidadania das pessoas com deficiência. Guia de orientações básicas para a inclusão de pessoas com deficiência / Comissão Especial de Acessibilidade. – Brasília: Senado Federal, 2005.

DICAS DE RELACIONAMENTO/CONVIVÊNCIA COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Disponível em: http://aguinaldodatola.soylocoporti.org.br/2011/09/12/2011-orientacoes-aos-visitantes-com-deficiencia-visual/ Acesso em: 20/6/2019.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Comportamentos Inclusivos diante de pessoas com deficiência. (2006)

ÚLTIMAS INSCRIÇÕES NO EVENTO

A coordenação do evento reabriu as inscrições via SIGAA
As vagas são limitadas (40 vagas) e as inscrições vão de 06 a 09 de agosto de 2019 (sexta-feira)

  • Os interessados podem fazer sua inscrição acessando link  (CLIQUE AQUI
  • Ou seguinte o caminho: SIGAA > Extensão > Visualizar cursos ou eventos > I SEMINÁRIO DE ESTUDOS NO CAMPO DA SENSORIALIDADE: Educação e Direitos Humanos de Pessoas com cegueira, baixa visão, surdas, ensurdecidas e surdocegas > Inscrever-se (Ícone verde com seta branca) 
  • Os interessados precisarão utilizar seu login do SIGAA (discentes, docentes e técnicos da UFRN) ou fazer um cadastro no sistema (público externo)

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

14/08/2019

Quarta-feira

HORARIO

ATIVIDADE

LOCAL

8h

Credenciamento

 

Auditório

da Reitoria

 

 

8h30 – 11h

Abertura – Apresentação cultural – Músicos: Duo de violão José e Gessé (E.E. Miriam Coeli); José Souza voz e violão – Escola de Música/UFRN

Mesa de Abertura

Conferência – Deficiências sensoriais: percepção e cognição na apreensão do mundo.

Coordenação: Profa. Dra. Lúcia de Araújo Ramos Martins (UFRN)

Conferencista: Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves (UFRN)

11h às 12h

Lançamento de Livros

Atração Cultural: Yohanna Alves Pereira e Fábio Machado (Violino e Violoncelo)

Hall auditório

14h – 16h15

Mesa Redonda – Acessibilidade, Políticas e Direitos Humanos na educação de pessoas com deficiência sensorial: da Educação Básica ao Ensino Superior.

Coordenação: Profa. Dra. Francileide Batista de Almeida Vieira (CERES-UFRN)

Prof. Dr. Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo (UFRN)

Prof. Dr. Leonardo Oliveira Freire (UFRN/ Instituto Caleidoscópio- Natal/RN)

Prof. Esp.Joiran Medeiros da Silva (SEEC/RN)

 

 

 

 

 

 

Auditório da Reitoria

 

16h30 às 18h

Palestra – Pessoas com surdocegueira e seu direito à escolarização

Coordenação: Profa. Dra. Érika Soares de Oliveira Araújo – (SME/Natal-RN)

Profa. Dra. Shirley Rodrigues Maia (Grupo Brasil/SP)

18h

Reunião de dirigentes e representantes das instituições presentes para organização de um Fórum de debates e ações voltadas à escolarização e inserção social de pessoas em condição de deficiência sensorial do RN.

Sala de Multimeios I/ CE

 

15/08/2019

Quinta-feira

Exposição trabalhos do CAS/Natal-RN e CAP/RN

8h às 10h15

Atividade Cultural – Projeto intermãos (CAS- Natal/RN)

Mesa Redonda – Arte, Música e Movimento como um direito, também, a pessoas com deficiência sensorial.

Mediação: Profa. Dra. Adriane Cenci (UFRN)

Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves (CE/UFRN)

Profa. Ms. Catarina Shin Lima de Souza (EMUFRN)

Profa. Dra. Maria Aparecida Dias (DEF/UFRN)

 

 

 

 

Auditório da Reitoria

 

10h30 às 12h15

 

Palestra – Multissensorialidade, percepção e linguagem: caminhos possíveis à aprendizagem dos fenômenos naturais por pessoas cegas.

Coordenação: Profa. Dra. Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães (UFRN)

Prof. Dr. Eder Pires de Camargo (UNESP/SP)

 

14h às 17h

 

Mesa Redonda –As tecnologias assistivas em favor do ensino a estudantes cegos, surdos e surdocegos.

 

Mediação: Profa. Dra. Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva (UFRN)

Profa. Mda. Juliana Pinheiro Magro (CAP/RN | SIA/UFRN)

Profa. Dra. Flávia Roldan Viana (UFRN)

 

 

16/08/2019

Sexta-feira

8h às 9h

 

 

9h 10 às 12h15

Sessão de Pôster

 

 

 

Comunicações Orais e Relatos de Experiência

Corredor do Bloco de Aulas do Centro de Educação – 2º e 3º Andar

Salas de aula CE

 2º e 3º Andar

14h às 16h

Apresentação Cultural – Recital de Poemas – Thiago de Lima Torreão Cerejeira

 

Mesa Redonda – Pesquisas em Educação no PPGEd/UFRN – Escolarização de pessoas com deficiências sensoriais no RN

 

Mediação: Profª Dra. Jacyene Melo de Oliveira Araújo (UFRN)

Palestrantes:

Profa. Ms. Linda Carter Souza da Silva (SEEC – RN)

Profa. Ms. Jane Cleide Bispo dos Santos Silva (SME-Natal/RN/SIA- UFRN)

Prof.Ms. Rivaldo Bevenuto de Oliveira Neto (NEI - UFRN)

Prof.Ms. Gueidson Pessoa de Lima (IFRN)

Profa. Ms. Gisele Oliveira da Silva Paiva (UFRN)

 

 

 

 

Auditório da Reitoria

INTERVALO

Exposição trabalhos do CAS/Natal-RN e CAP/RN

 

16h15 às 17h30

 

 

 

Roda de Conversa: Responsabilidades sociais, éticas e educacionais das instituições de Atendimento Educacional Especializado.

 

Mediação: Profa. Dra. Luzia Guacira dos Santos Silva (UFRN)

Profa. Msd. Edilayne Christina Souza Cavalcanti Dias (CAP/RN)

Profa. Emiliana Oliveira de Lima (CAS/ Natal-RN)

Prof. Marcos Antônio da Silva (IERC)

 

 

Auditório da Reitoria

 

Encerramento

Encaminhamentos do Fórum

Apresentação Cultural – Banda Braille

 

Auditório

 

 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Pôster, Comunicação Oral e Relato de Experiência

Atenção para os horários e os ensalamentos dos trabalhos que serão apresentados no evento: 

 

Regras gerais de acessibilidade para as apresentações.

As sessões de Pôster (8h às 9h), Comunicações Orais e Relatos de Experiência (9h10 às 12:15h) ocorrerão no Bloco de Aulas do Centro de Educação/UFRN (Por traz do Setor V).

Confira na Programação em qual sala irá expor/apresentar seu trabalho 

·         Cada participante terá até 10 minutos para apresentação;

·         O debate dos trabalhos apresentados será feito por blocos a cada quatro trabalhos apresentados;

·         Será disponibilizado datashow e computador e caixas de som;

·         A apresentação deve ser salva em formato PDF

·         Utilizar o máximo de contraste entre fonte e plano de fundo (preto sobre branco, branco sobre preto, branco sobre azul, azul sobre branco, preto sobre laranja);

·         Sugere-se o máximo de 6 (seis) linhas por slide e 6 (seis) palavras por linha alinhado à esquerda;

·         Fontes limpas, sem serifas (Arial, Calibri, Verdana, Tahoma), tamanho mínimo 32;

·         Evitar o uso exagerado de imagens e quando utilizar, descrevê-las;

  • Tamanho do pôster: 90cm x 120 cm, na vertical com bastão e cordinha para pendurar. 

·    

·         No local das sessões de Pôster, Comunicação Oral e Relatos de Experiência haverá monitores disponíveis à partir das 07:30.

LIVROS QUE SERÃO LANÇADOS NO I SENESEN

  • INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E SURDEZ
Autora: Sônia Regina Sena de Souza (UVA)
Resumo: Com o propósito de abordar e refletir sobre a aprendizagem do aluno surdo incluído no ensino regular, este trabalho destaca a psicopedagogia e sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem do educando, procurando clarificar o deficiente auditivo através da classificação de acordo com o grau e o tipo de deficiência identificada, ressaltando as filosofias educacionais e os métodos usados no processo educacional. Abordam-se ainda fatores que causam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, relacionando teoria e prática, com ênfase na importância da inclusão para análise de práticas alternativas com vistas a melhorar o processo de aprendizagem do surdo. Este trabalho encontra-se estruturado em três capítulos assim distribuídos: o primeiro apresenta um breve histórico sobre a psicopedagogia e sua contribuição no processo de aprendizagem inclusiva como um desafio psicopedagógico. O segundo trás uma retrospectiva histórica da Educação Especial à inclusão do surdo, destacando as filosofias educacionais, os métodos usados no processo de educação dos surdos, além de ressaltar as limitações e possibilidades desses educandos acerca do processo de ensino-aprendizagem. No terceiro, abordam-se as possíveis intervenções psicopedagógicas no processo de aprendizagem do surdo incluído no ensino regular. Para tanto, utilizou-se como aporte bibliográfico, autores como: Almeida (1998), Boss (2000), Bueno (1993), Goldfeld (1998), Mitler (2003), Rinaldi (1998) e Scoz (1994). E como resultado, verificou-se a importância da relação professor-aluno no processo de inclusão, para que suas dificuldades sejam minimizadas durante o desenvolvimento da aprendizagem, principalmente quando há barreiras na comunicação entre surdos e ouvintes encontradas na inclusão do surdo.

  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA- CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Autoras: Linda Carter Souza da Silva (UFRN) e Luzia Guacira dos Santos Silva (UFRN)
Resumo: A obra traz uma perspectiva dialógica acerca das temáticas que envolvem Direitos Humanos e a inclusão educacional. Apresenta uma abordagem histórica, política e educativa no campo da luta por Direitos Humanos e da inclusão escolar de pessoas com deficiência, tendo por ênfase a pessoa cega no Brasil e no mundo. As autoras ressaltam a importância de se refletir sobre a prática pedagógica como caminho para garantir a efetivação do direito à educação do público em questão. O texto permitirá ao leitor desvendar relações entre dois campos de pesquisa que são basilares para se pensar em uma educação cidadã, democrática e emancipatória.

  • PROCESSOS FORMATIVOS E DESAFIOS ATUAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: OLHARES QUE SE ENTRECRUZAM
Organizadoras: Lúcia De Araújo Ramos Martins (UFRN) e Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães (UFRN)

Resumo: O leitor encontrará nessa obra elementos para discutir a formação docente no âmbito de uma perspectiva inclusiva de educação especial, o que tem implicado na compreensão de que a Educação Especial não é mais substitutiva dos processos de organização escolar, mas complementar ou suplementar. Tal perspectiva, convida os professores ao acolhimento de estuantes com deficiência em sala de aula e ao desenvolvimento de práticas pedagógicas atentas as suas possibilidades de aprendizagem, sem limitações prévias provenientes do estigma da não aprendizagem que persegue tais estudantes.

CONTATO

E-mail: seminario.sensorialidade2019@gmail.com

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